Como preparar pó facial em casa?

05 Janeiro, 2020
Indiscutivelmente, o pó facial é um dos produtos de beleza mais vendidos depois dos batons, mantém a pele perfeita e ajuda a pele. 

O pó facial é um dos produtos de beleza mais vendidos após os batons. Eles têm a função de fixar a maquiagem e evitar o brilho na pele. Além disso, ele melhora a aparência da pele, tornando-a mais uniforme e luminosa.

No mercado, você pode encontrar pós faciais soltos ou compactos. Pós soltos têm uma textura semelhante ao talco ou farinha. A melhor maneira de usá-los é com um pincel grosso. Ao contrário, os pós compactos cobrem mais imperfeições e são aplicados com uma esponja.

Pó facial de diferentes tons

Os tipos de pó facial

Os pós faciais são classificados de acordo com a principal função que eles cumprirão em nossa maquiagem. Eles podem ser pós sol, pós translúcidos e pós iluminadores.

1. Pós faciais pós sol

Eles servem para dar um tom de cor à nossa pele já bronzeada. No verão, eles geralmente são usados ​​como uma única base. Idealmente, aplique-os logo abaixo do osso da bochecha e com movimentos circulares.

Lembre-se de que nessa época do ano é recomendável usar protetor solar, além de maquiagem, para evitar queimaduras. Isto é afirmado neste estudo pelo Centro de Saúde de Alcalá de Guadaíra (Madri).

2. Pó translúcido

Eles são brancos e são usados ​​para corrigir a maquiagem, evitar o brilho e dar à sua pele uma aparência aveludada. Esses tipos de pós faciais são totalmente transparentes. Eles são aplicados no final da maquiagem e não alteram o tom da nossa maquiagem.

Pó facial de marca reconhecida

 

Não sabia? 7 dicas de maquiagem para meninas de pele oleosa

3. Pó facial mineral

Nesse tipo de pó, estão incluídos diferentes tipos de maquiagem, como o corretivo ou a base, que normalmente são a mistura de dois pós diferentes para obter um tom e blush perfeitos.

Os pós faciais minerais são inorgânicos, isentos de óleos, perfumes, álcool ou qualquer tipo de ingrediente comedogênico (que produz cravos).

4. Pó facial iluminador

Os iluminadores em formato líquido são geralmente mais conhecidos. No entanto, o pó facial iluminador funciona muito bem e trazem sua própria luz para o seu rosto.

Os pontos principais na hora de aplicar esse pó estão sob o osso da testa, contorno dos olhos e a parte superior das maçãs do rosto.

Três maneiras de preparar pó facial em casa

Contaremos três “receitas caseiras” nas quais, ao misturar vários produtos naturais, você obtém um resultado muito semelhante aos pós faciais comercializados.

1ª receita de pó facial caseiro

Para preparar o pó de acordo com esta receita, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 pedaço de algodão.
  • 1 estojo de pó compacto vazio.
  • 2 guardanapos de papel absorvente.
  • 1 colher de chá de álcool etílico.
  • 5 colheres de amido de milho.
  • Cacau sem açúcar para dar cor; a quantidade dependerá do tom que você deseja.

Instruções:

Comece colocando o amido de milho e a dose de cacau em uma tigela de acordo com o seu tom de pele. Em seguida, despeje a preparação no estojo, levando em consideração que você não deve preenchê-lo completamente. Depois, adicione o álcool aos poucos e mexa com a ajuda de um palito até obter uma pasta.

Amasse bem a massa com a ajuda de uma colher. Em seguida, coloque um ou dois guardanapos de papel absorvente sobre a pasta para absorver o álcool restante. Por fim, feche o estojo e limpe as bordas com um pedaço de algodão.

Conheça os seguintes Segredos de maquiagem para parecer fabulosa

Pó facial caseiro

2 ª receita de pó facial caseiro 

A segunda receita consiste em duas fases e você precisa de ingredientes diferentes para cada uma.

Fase 1

  • 3 g de pó de seda.
  • 5 g de pó de pérolas.
  • 5 g de estearato de magnésio.
  • 1 g de amido de araruta.
  • 1 g de argila branca ou caulinita.
  • 3 g de ureia. 

Fase 2

  • 20 g de dióxido de titânio.
  • 5 g de pigmento marrom.
  • 3 g de pigmento amarelo ocre.
  • Opcional: óxido de zinco.

Instruções

Prepare todos os ingredientes na fase 1. Em seguida, moa a ureia até que ela fique fina e peneire todos os ingredientes da fase 1 em uma peneira várias vezes.

Por outro lado, prepare a mistura da fase 2. Para fazer isso, moa tudo até que uma única cor homogênea seja alcançada.

Quando você tiver as duas fases prontas, adicione a Fase 2 à Fase 1. Peneire a mistura através do filtro até que todos os pedaços desapareçam.

3 ª receita de pó facial caseiro 

Para a última receita que vamos propor, você precisa de apenas meia xícara de arroz e um recipiente para o pó.

Coloque o arroz em uma panela em fogo médio para dourar. Mexa constantemente até que mude de cor e obtenha o tom mais próximo da cor da sua pele.

Quando a cor desejada for atingida, retire do fogo e passe no liquidificador. Em seguida, passe o pó por um filtro muito fino para remover grumos e qualquer outro resíduo. Por fim, coloque o pó no recipiente.