Como preparar pó facial em casa?

28 de julho de 2018
Indiscutivelmente, o pó facial é um dos produtos de beleza mais vendidos depois dos batons, mantém a pele perfeita e ajuda a pele. 

Sim, podemos preparar pó facial em casa. Ainda que não acredite, aprender a fazê-lo te ajudará a sair de um apuro em mais de uma ocasião e, até mesmo, pode ser de suma utilidade caso tenha a pele sensível.

O pó facial é um elemento que ajuda a retirar o brilho do rosto e a fixar a maquiagem que colocarmos no rosto. Por isso, sua função é evitar que os elementos mais oleosos escorram e sujem a pele. Em vista disso, o pó facial é um dos produtos de beleza mais vendidos (depois dos batons) e hoje em dia vem principalmente em duas apresentações: solto ou compacto.

Os tipos de pó facial

1. Translúcido

Pó facial de marca reconhecida

São pós soltos e transparentes fáceis de serem usados, que permitem serem misturados e esfumados na peleIsso ajuda a mantê-la mais natural, recomendado usar com pincel esponjoso.

Não sabia? 7 dicas de maquiagem para meninas de pele oleosa

2. Longa duração

Pó facial de diferentes tons

Tal como o nome indica, este tipo de pó facial tem uma duração maior do que os demais, já que contém diferentes ingredientes químicos que conseguem prolongar seu efeito. É um pouco mais denso que o translúcido, por isso que é perfeito para dissimular imperfeições. 

No geral, seu rótulo indica que duram 24 horas, mas não se recomenda manter maquiagem no rosto por tanto tempo. O ideal é não passar mais de 10 horas com uma mesma camada no rosto, já que pode propiciar o aparecimento de uma maior quantidade de imperfeições e, de acordo com o tipo de pele, ressecá-la ou aumentar a produção de gordura.

3. Pó facial iluminador

Este tipo de pó contém partículas extrafinas que permitem dar maior luminosidade ao rosto, permite ressaltar os traços (especialmente da estrutura óssea) com naturalidade. Trata-se de um produto rico em pigmentos, por isso deve ser aplicado em pouca quantidade para não parecer muito carregado. Recomenda-se aplicar um toque abaixo da sobrancelha, na área dos lacrimais e na maçã do rosto.

4. Pó facial mineral

Pó facial

Contém dióxido de titânio que previne os raios UV, sericite para um aspecto aveludado, caulinita para a absorção, e óxido de zinco para benefícios anti-inflamatórios e calmantes. Com ingredientes naturais, ajuda a alisar a pele e a manter os poros limpos.

5. Pó facial selador

Pó facial caseiro com algodão

Sua base é de talco e tem uma função primordial que é fixar a base da maquiagem e dá-la uma maior duração. Absorve o excesso de gordura da base líquida e cria um selo na pele.

Pelos altos preços dos pós faciais para muita gente, a ideia de criá-lo em casa não é ultrajante, por isso já existem várias “receitas caseiras” que permitem misturar vários produtos naturais dando um resultado muito parecido com os pós convencionais; aqui apresentaremos os mais convencionais.

1 ª preparação de pó facial caseiro

Materiais

  • 1 palito de madeira.
  • 1 pedaço de algodão.
  • 1 estojo de pó compacto vazio.
  • 2 guardanapos de papel absorvente.
  • 1 colher de álcool etílico (5 g).
  • 1 colher de plástico ou de madeira (5 g).
  • 5 colheres de fécula de milho ou maisena (25 g).
  • Cacau sem açúcar (dará a cor, tudo depende do cálculo de acordo com o seu tom de pele).

Instruções

  1. Adicione em um recipiente a maisena e ao mesmo tempo a dose perfeita de cacau de acordo com o tom de sua pele.
  2. Verta a preparação dentro do estojo compacto, levando em consideração que não se deve enchê-lo todo. Depois, verta o álcool pouco a pouco no estojo.
  3. Com a ajuda do palito, misture tudo de maneira que o pó se umedeça com o álcool. Siga mexendo até conseguir uma pasta.
  4. Amasse bem a pasta com a ajuda de uma colher.
  5. Depois, coloque encima da pasta um ou dois guardanapos de papel absorvente para que o pó desprenda o álcool extra; em seguida feche o estojo.
  6. Pegue um pedaço pequeno de algodão para limpar as bordas do estojo.

Conheça os seguintes Segredos de maquiagem para parecer fabulosa

2 ª preparação de pó facial caseiro 

Materiais

Pó facial caseiro

FASE 1

  • 3 g de pó de seda.
  • 5 g de pó de pérolas.
  • 5 g de estearato de magnésio.
  • 1 g de amido de araruta.
  • 1 g de argila branca ou caulinita.
  • 3 g de ureia. 

FASE 2

  • 20 g de dióxido de titânio.
  • 5 g de pigmento marrom.
  • 3 g de pigmento amarelo ocre.
  • Opcional: óxido de zinco.

Instruções

  1. Desinfete com álcool todos os materiais e utensílios.
  2. Meça todos os ingredientes da Fase 1 e tamise-os em um coador várias vezes até que estejam bem misturados. A ureia deve ser moída até que esteja fina.
  3. Prepare a mistura à base de pigmentos e moa até ver uma só cor homogênea.
  4. Adicione a Fase 2 na Fase 1 e volte a passá-la pelo coador até que desapareçam todos os grumos e fique bem misturado. Uma vez tamisado, observe a cor definitiva do pó facial.

3 ª preparação de pó facial caseiro 

Materiais

  • 1/2 xícara de arroz (50 g).
  • Um liquidificador ou triturador.
  • Uma frigideira.
  • 1 recipiente para o pó.

Instruções

  1. Coloque o arroz na frigideira (sem óleo) a fogo médio para dourá-lo.
  2. Mexa constantemente até que mude de cor e tenha o tom mais parecido com a cor de sua pele.
  3. Retire do fogo e triture no liquidificador.
  4. Passar o pó por um coador muito fino para retirar os grumos e qualquer outro excesso.
  5. Coloque o pó no recipiente.
Recomendados para você