Como posso saber se tenho parasitas intestinais? Sintomas frequentes

19 de dezembro de 2017
Mesmo que não cheguemos a relacionar, existem muitos sintomas que podem nos alertar da presença de parasitas intestinais, como é o caso da fadiga extrema e até mesmo a coceira no nariz

Os parasitas intestinais provocam um conjunto de sintomas que dificultam o diagnóstico, já que podem ser confundidos com outras doenças, como:

  • Problemas digestivos
  • Nervosismo
  • Mudanças no apetite
  • Aumento ou perda de peso

Descubra neste artigo todos os sintomas que ajudarão a saber se sofre com eles.

O que são os parasitas intestinais?

Intestino com parasitas

Os parasitas intestinais são microrganismos que vivem no intestino e que alteram nossa flora bacteriana, assim como a assimilação natural de nutrientes e a evacuação.

Os mais comuns são os seguintes:

  • Giárdias
  • Tênias
  • Amebas
  • Ascaris

Em muitos casos os parasitas que chegam a nosso corpo são excretados.

No entanto, as toxinas que se acumulam em nosso organismo enfraquecem o sistema imune. Assim, estes parasitas se alimentam destas substâncias tóxicas e podem crescer e mudar do lugar onde estão.

Como saber se tenho parasitas intestinais?

Os parasitas intestinais são, na maioria dos casos, muito difíceis de detectar, já que como já falamos anteriormente, os sintomas podem ser confundidos com outras doenças ou com simples mal-estares.

Por isso é importante conhecer estes sinais do corpo que, se permanecerem sem causa aparente, devem nos ajudar a encontrar a causa.

A seguir vamos repassar quais são estes sintomas. Alguns deles são muito frequentes e existem outros que te surpreenderão. Se você tem dúvida recomendamos procurar um médico o quanto antes.

Transtornos digestivos

Mulher com dor de estômago provocada por parasitas

Um dos sintomas mais frequentes de quem tem parasitas intestinais são os transtornos digestivos frequentes, com um predomínio de diarreias ou prisão de ventre, gases e inchaço.

O problema é que muitas pessoas sofrem de forma frequente com estes incômodos, que, contudo, podem ser derivados de outras causas.

Devemos prestar atenção quando estamos nos alimentos de maneira equilibrada e ainda seguimos com estes sintomas.

Alteração do apetite

Todos podemos apresentar alterações de apetite por diferentes motivos. No entanto, este é um dos sintomas da parasitose, quando sofremos um excesso ou falta de apetite exagerado e sem conhecer a causa.

Isso pode levar a uma perda ou ganho de peso também rápidos. Devemos então suspeitar dos parasitas intestinais nestes casos.

Nervosismo e irritabilidade

Mulher nervosa

Os parasitas intestinais causam um estresse importante em nosso organismo que repercute, sem que nós percebamos, em uma alteração do sistema nervoso.

Isso provoca um aumento nos níveis de nervosismo, ansiedade, irritabilidade e estresse.

Existem pessoas que vivem com frequência nestes estados psicológicos. Contudo, quando é algo pouco comum naquele que sofre, devemos prestar atenção a outros possíveis sintomas.

O nervosismo também pode ser um sinal importante nas crianças, que podem sofrer estados de hiperatividade. Neles podemos observar também um aumento das pupilas.

Coceira

coceira na área ao redor do ânus é também pode ser sinal de parasitas. Além disso, é um dos motivos mais frequentes na hora de contágio, principalmente em crianças, que se coçam quase sem percebermos.

Também podem ser frequentes as coceiras na ponta do nariz. Este é um dos sintomas mais curiosos e desconhecidos e, mesmo que não tenham uma base científica, podemos levá-lo em consideração junto com os demais.

Sua explicação está na relação reflexológica entre a ponta do nariz e o intestino.

Fadiga crônica

A fadiga crônica e a fibromialgia são doenças que vem sendo reconhecidas na última década e que reúnem uma série de sintomas difíceis de diagnosticar, já que também podem ser confundidos com outras doenças.

Mesmo que a causa seja desconhecida, os parasitas intestinais podem ser os culpados de alguns dos sintomas que as pessoas afetadas sofrem.

Veja também: 8 superalimentos que podem ajudar a combater a fadiga

Infecções vaginais

As mulheres que sofrem com infecções vaginais de modo frequente deveriam levar em consideração que é possível que tenham parasitas intestinais e que estes estejam provocando a infecção na área genital.

Por este motivo, apesar de fazer tratamentos que possam parecer efetivos a curto prazo, depois de um tempo voltam a ter os mesmos incômodos.

A solução estará na eliminação dos parasitas de modo definitivo e em medidas rigorosas de higiene.

Recomendados para você