8 superalimentos que ajudam a combater a fatiga

Para prevenir a fadiga é fundamental incluir alimentos como a banana em nossa dieta, pois nos oferecem potássio, ou as nozes, que são fonte de ácidos graxos ômega 3.

A fatiga é um transtorno neurológico cujo sintoma principal é uma forte sensação de cansaço, especialmente depois de realizar uma atividade de alta exigência física ou mental.

A maioria dos casos ocorre de forma leve e esporádica, mas algumas vezes se transforma em um problema crônico devido à severidade e recorrência de seus sintomas.

Ainda que costume ser identificada pelo cansaço e fraqueza no corpo, também pode vir acompanhada por dores de cabeça, tensão muscular e outros incômodos que nos impedem de realizar as tarefas diárias.

Devido a isso, é primordial prestar atenção, melhorar os hábitos de vida e aumentar o consumo de alguns alimentos que, por suas propriedades, aumentam o nosso nível de energia.

Conheça os 8 melhores alimentos para começar a adicioná-los em sua dieta quando este problema lhe incomodar.

Descubra-os!

1. Bananas

Bananas ajudam a combater a fatiga

As bananas são alimentos energéticos que podem oferecer muitos benefícios a pessoas que estão passando por episódios de fatiga.

Seu conteúdo de potássio contribui para regular a pressão arterial e, por sua vez, apoia os processos que transformam os açúcares em combustível para o corpo.

Também oferecem quantidades significativas de:

  • Vitaminas (A, do complexo B e C);
  • Fibra dietética;
  • Carboidratos;
  • Frutose e glicose;

Todos estes nutrientes são chave para superar a sensação de cansaço e melhorar o rendimento físico e mental.

Quer saber mais? Leia: 9 sintomas da fadiga crônica

2. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são um remédio natural para aliviar os sintomas da fatiga e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Contêm grandes quantidades de ácidos graxos ômega 3, conhecidos por seu valor energético e sua capacidade para controlar o colesterol e a inflamação.

Oferecem vitaminas do complexo B e minerais tais como o magnésio e o cobre, todos necessários para promover o descanso muscular e mental.

Cabe destacar que também são uma fonte de triptofano, um aminoácido essencial para melhorar a qualidade do sono e reduzir a fatiga emocional.

3. Iogurte natural

Iogurte ajuda a combater a fatiga

Os aminoácidos essenciais e carboidratos do iogurte são uma grande ajuda para enfrentar as doenças causadas pela fatiga.

Estes nutrientes melhoram o nível de energia física e mental, por isso evitam a sensação de cansaço e os problemas de concentração.

Conta com uma quantidade importante de probióticos, um grupo de bactérias saudáveis que melhora a saúde digestiva e do sistema imune.

4. Nozes

Outro alimento popular que pode enfrentar os sintomas da fatiga são as deliciosas nozes.

Elas contêm ácidos graxos ômega 3 e fibras naturais que, depois de assimiladas, compensam o enfraquecimento causado por este transtorno.

Seu consumo moderado aumenta o nível de energia, especialmente quando são feitas atividades de alto impacto físico.

5. Feijões

Feijão ajuda a combater a fatiga

Os feijões são legumes que todos deveriam consumir de forma regular, não só porque reduzem os episódios de fatiga, como também porque promovem a saúde cardíaca e imunológica.

São uma fonte significativa de fibra dietética, carboidratos e proteínas, todos necessários para evitar o cansaço e os problemas de concentração.

Também oferecem minerais como o potássio e o magnésio, que nos ajudam a manter um ótimo nível de energia física e mental.

6. Espinafre

A espinafre é um vegetal verde muito benéfico e adequado para a saúde. Seu alto teor de minerais essenciais e fibra é um segredo chave para combater os sintomas causados pela fatiga.

Conta com quantidades interessantes de ferro, potássio e magnésio, minerais essenciais que melhoram a circulação e controlam os processos inflamatórios do corpo.

Oferece vitaminas C e B, cuja deficiência está relacionada com a tendência a sofrer enfraquecimento e fatiga crônica.

7. Aveia

Aveia ajuda a combater a fatiga

A aveia é um dos alimentos energéticos que toda pessoa deveria consumir pelo menos 3 vezes por semana.

Conhecida como “a rainha dos cereais”, é uma fonte de vitaminas, ácidos graxos essenciais e fibras naturais que melhoram a digestão e as funções imunológicas.

Seus carboidratos de alta qualidade são armazenados no organismo em forma de glicogênio e se transformam em um combustível para os músculos e o cérebro.

Visite também o artigo: Aveia para descansar melhor: 5 motivos para consumi-la antes de dormir

8. Melancia

A melancia é um dos alimentos mais recomendado para combater os sintomas da fatiga associada a desidratação.

Seu consumo depois de praticar exercícios ou atividades de alta exigência física ajuda a sobrepor os líquidos e sais minerais, ao mesmo tempo em que previne problemas a nível muscular.

Você tem lutado contra a fatiga? Se a resposta foi sim, ou se você quer evitá-la, aumente o consumo destes alimentos mencionados e comprove o quão bons eles são para manter você com energia.

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