Melhores alimentos para saciar o apetite

Para cuidar da forma e não comer qualquer coisa quando bate aquele apetite voraz, devemos conhecer quais são os alimentos mais saciantes e nutritivos.

Sabemos que existem alimentos que saciam o apetite, mas vários deles não são muito saudáveis. Quando a forme nos ataca é melhor consumir alimentos que, além de encherem o estômago, não contêm gorduras ou açúcares.

Acha que é impossível? Neste artigo contaremos o que você deve comer para se saciar sem deixar de lado a boa alimentação.

Por que um alimento é saciante?

Tudo o que comemos nos influencia em vários aspectos, como por exemplo o quão saciado o nosso estômago fica e a vontade que temos de comer qualquer alimento que apareça na nossa frente.

Cada comida oferece um nível de saciedade maior ou menor, e por essa razão não é a mesma coisa comer uma salada de alface e tomate ou um prato de macarrão.

Para que um alimento seja saciante, ele deve cumprir estes requisitos:

  • Ser rico em proteínas.
  • Oferecer uma boa quantidade de fibras.
  • Conter mais ar e água.
  • Ter poucas calorias em relação ao seu peso.
  • Ser integral.

Recomendamos o seguinte artigo: 11 remédios naturais para combater a acidez estomacal

Alimentos que saciam o apetite e são saudáveis

Baseando-nos nas qualidades dos alimentos saciantes, destacamos aqueles que, além de desempenhar este objetivo, são saudáveis (ou, pelo menos, mais saudáveis do que alimentos industrializados e fast food):

Batatas cozidas

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Apesar de costumarem “demonizá-las” quando fazemos dieta ou queremos perder peso, a verdade é que as batatas cozidas são uma grande fonte de vitamina C, potássio e carboidratos.

Também nos oferecem fibras e proteínas e não contêm muita gordura. Portanto, são mais do que saciantes.

Aveia

Consumir aveia no café da manhã é sinônimo de não ter fome até o meio da manhã ou o meio-dia.

Este cereal tem muitas fibras e proteínas vegetais com a capacidade de deixar o estômago saciado por várias horas. Se você combinar a aveia com iogurte ou leite, os benefícios serão ainda maiores.

Maçã

Uma grande fonte de fibras que “apaga” o sinal do cérebro de querer comer mais e mais. Você pode escolher uma maçã para o café da manhã, no meio da manhã, como sobremesa ou no café da tarde.

Ela estabilizará os níveis de açúcar no sangue e oferecerá muita água ao seu organismo. Assim, seu estômago se sentirá cheio por mais tempo e evitará, por exemplo, a retenção de líquidos.

Ovos

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Outro dos alimentos que é muito mal visto, já que aumenta os níveis de colesterol. Porém, os ovos são ricos em nutrientes, principalmente as gemas.

Os antioxidantes que oferecem (luteína e zeaxantina, entre outros), saciam nosso apetite por várias horas.

Se, ao invés de comer pão ou biscoito durante o café da manhã, você escolher um ovo cozido, adicionará menos calorias e mais saciedade ao seu organismo.

Laranja

Este riquíssimo cítrico nos oferece uma boa quantidade de fibras, as quais reduzem os níveis de apetite.

É recomendável consumir laranjas para obter vitamina C, que reforça nosso sistema imunológico. Além disso, é uma fruta que pode ser usada em várias preparações, sucos, sobremesas, etc.

Nozes

Se as consumirmos em quantidades adequadas não há motivo para temer as calorias que oferecem. Um punhado por dia, no máximo, e você desfrutará de todos os seus benefícios (dentre eles, o de saciar o apetite).

As nozes têm gorduras saudáveis e carboidratos que permanecem no estômago por mais tempo do que outros alimentos.

Sopa de legumes

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Para receber distinção de ser “saciante e saudável”, a sopa deve ser preparada com verduras e legumes naturais. Ou seja, não valem as sopas desidratadas ou compradas em envelopes.

A sopa tem muita água que permanece no estômago por mais tempo e evita que desejemos comida durante algumas horas.

Além disso, podemos preparar sopas deliciosas e cremosas processando abobrinhas, cenouras, ervilhas, etc, (lembre-se de adicionar a versão desnatada do leite ou creme de leite para que sejam menos calóricas).

Lentilhas

As leguminosas em geral e as lentilhas em particular são perfeitas para saciar o apetite. Oferecem uma boa dose de proteínas vegetais e fibras.

Por isso, um prato de lentilhas combinado com ovo cozido e tomate pode ser um excelente almoço para se sentir saciado por várias horas e não abusar dos petiscos à tarde.

Chá de menta

O aroma desta erva é relaxante e “corta” a fome em questão de minutos.

Você também pode desfrutá-la em uma deliciosa infusão, por exemplo, no meio da manhã, quando a fome e o desejo de comer atacam.

Além disso, o chá de menta tem outros benefícios, tais como ajudar na digestão e evitar cólicas.

Carnes magras

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Por serem ricas em proteínas, podemos adicioná-las à lista de alimentos mais saciantes. Porém, para também considerá-las uma opção saudável, as carnes precisam ser magras.

Comer uma porção no almoço (junto com uma salada de legumes ou batatas fervidas), lhe permitirá deixar a fome de lado, pelo menos até a tarde.

Macarrão integral

Na realidade todos os cereais que não foram processados ou refinados têm esta capacidade. No caso do macarrão, você comerá menos e se sentirá mais saciado. Ele oferece muitos minerais, vitaminas e antioxidantes.

No entanto, devemos ter cuidado já que ele também tem mais gorduras do que o macarrão branco. Portanto, equilibre o consumo.

Especiarias

Uma opção saudável quando comparadas aos temperos que usamos hoje em dia e que, além disso, tem a capacidade de saciar o apetite.

Um prato temperado com pimenta, curry, cominho ou gengibre nos mantém cheios por mais tempo e aumenta a temperatura metabólica.

Como se fosse pouco, elas ainda oferecem um aroma e um sabor deliciosos aos pratos.

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