Como fazer pós desodorantes e relaxantes para os pés

· 8 de maio de 2017
Se você tiver a pele sensível recomendamos que reduza a concentração do óleo de árvore do chá com um pouco de água para evitar reações alérgicas

Manter uma higiene adequada nos pés é importante. No entanto, em certos momentos, por mais que cuidemos da higiene, o mau cheiro é quase inevitável.

Mas não pense que acontece somente com você, na verdade a planta dos pés possui muitas glândulas sudoríparas. A atividade diária, o movimento contínuo e um calçado muito fechado são os “clássicos responsáveis” por esse mau cheiro.

Agora, é possível combater este incômodo problema? É claro. Hoje queremos lhe ensinar um remédio muito simples. Com ele você evitará o mau cheiro do suor e lutará contra as perigosas bactérias que podem nos trazer mais um problema.

Como fazer pós desodorantes para os pés

Um remédio muito tradicional para evitar o mau cheiro nos pés é o uso de talcos em pó, ou “pós para bebês”.

São fáceis de serem encontrados e muito comuns em nosso dia a dia. No entanto, devido ao seu uso continuado podemos experimentar outros problemas.

Leia também: A relação do uso excessivo dos talcos em pó e o câncer de ovário

Você já se perguntou alguma vez o que são na verdade os talcos em pó? Este produto é um composto mineral de silicato de magnésio, muito útil para tratar irritações.

  • O problema dos talcos em pó é que, sem nos darmos conta, inalamos o pó. Imagine uma pessoa que os tenha utilizado durante toda a sua vida, por exemplo, como desodorante, e que também fez uso deles durante anos para cuidar da pele dos seus filhos quando pequenos.
  • Esta inalação contínua pode gerar irritação pulmonar crônica ou aguda, ou o que se conhece como talcose.
  • Durante mais de 50 anos foi feita publicidade sobre o uso do talco em pó na mulher como um remédio ideal para evitar o mau cheiro.
  • Os talcos em pó por si só não causam problemas, o risco está em fazer uso contínuo e intenso desse mineral.

Quer ler mais? Descubra o estado de sua saúde através dos pés

Por esta razão e para evitar recorrer todos os dias ao talco em pó para reduzir o mau cheiro, recomendamos utilizar este simples remédio.

Com ele, você poderá substituir o talco por maisena ou farinha de milho. Trata-se de uma alternativa segura e confiável.

Ingredientes

Desodorante para os pés

  • 25 g de maisena ou amido de milho
  • 15 g de bicarbonato de sódio
  • 3 gotas de óleo essencial de árvore de chá
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda

Como você pode ver, são ingredientes fáceis de serem obtidos. Um dos mais importantes é o óleo essencial de árvore do chá. Você poderá encontrá-lo em perfumarias especializadas ou em lojas de produtos naturais.

O óleo de árvore do chá é muito utilizado na medicina natural pelas seguintes razões:

  • É o melhor antisséptico natural que existe, atua como antibacteriano, antifúngico e antiviral.
  • É, além disso, um anti-inflamatório e desodorante muito efetivo.
  • Se você tiver a pele muito sensível pode diluí-lo com 5 gotas de água.

O bicarbonato de sódio é também uma opção natural ideal para um desodorante. É econômico, prático e sem efeitos secundários.

O único elemento que talvez tenha surpreendido você é, sem dúvidas, a maisena ou a farinha de milho. Atua de forma muito similar aos talcos em pó: absorve, trata, suaviza e reduz a dor.

Saiba também que a farinha de milho é utilizada para elaborar xampus caseiros secos que servem para absorver a gordura do cabelo e deixá-lo mais brilhante com uma só escovada.

Neste caso, irá servir como um desodorante e relaxante para os pés, onde o óleo de lavanda também irá ajudar a relaxar os músculos e aquela tensão que acumulamos ao longo do dia nesta parte do corpo.

Modo de preparo

Pés

  • Você irá precisar de uma tigela de cristal. Para preparar os pós desodorantes e relaxantes comece misturando a farinha de milho com o bicarbonato.
  • Assim que estiverem misturados, adicione as 3 gotas de óleo essencial de árvore do chá e as outras 5 de lavanda.
  • Se seus pés forem muito sensíveis, assim como indicamos antes, adicione 5 gotas de água para diluir o óleo de árvore do chá.
  • Mexa bem todos os ingredientes com ajuda de uma colher. Verá que o cheiro é muito agradável, além de ser refrescante.
  • É importante guardar o pó natural em um frasco de cristal bem fechado. Aplique-o toda manhã com os pés limpos. Verá como chegará de tarde e seus pés estarão com uma sensação de frescor e comodidade muito agradável, e sem o mau cheiro.
  • Pode ser utilizado tanto em adultos quanto em crianças. Neste último caso, sempre será melhor diluir o conteúdo com as 5 gotas de água. É natural, econômico e eficaz.

Pronto para preparar?