Como fazer compressas flexíveis de gelo e por que é bom tê-las
Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira
As compressas flexíveis de gelo e as famosas bolsas de gel que temos no congelador em casa são muito úteis, tanto para crianças como para adultos, e nunca podem faltar. São confortáveis, práticas e ideais para o alívio de pancadas ou como terapia fria para lesões e até mesmo quando você está com febre.
Estes sacos com gel azul podem ser encontrados em qualquer farmácia. No entanto, também é possível fazê-los em casa. Neste artigo, apresentaremos duas ideias excelentes para fazer suas próprias compressas flexíveis de gelo. Tome nota!
Coisas a se ter em mente sobre as compressas flexíveis de gelo caseiras
Existem muitas maneiras de fazer compressas de gelo. No entanto, torná-las flexíveis não é totalmente comum. Isso é conseguido graças ao álcool que ajuda a evitar que a água dentro do plástico congele completamente.
A combinação de água e álcool atinge temperaturas tão baixas quanto o gelo, mas sem cristalizar como tal. Dessa forma, você obtém uma bolsinha que pode ser reutilizada quantas vezes você quiser, ao contrário do cubo de gelo que derrete.
Se o saco derreter ou esquentar, basta colocá-lo de volta no freezer para poder usá-lo novamente.
Leia também: Água fria com gelo para os pés
1. Com álcool isopropílico
Do que preciso?
- 1 xícara de álcool isopropílico (250 ml) (saiba que, quanto maior o grau do álcool, mais suave será a bolsa)
- 2 xícaras de água (500 ml)
- 2 bolsas de fecho hermético
- Corante (opcional)
O que devo fazer?
- Em uma das bolsas, verta a água e o álcool e misture muito bem ambos os líquidos.
- Se quiser adicionar corante, este é o momento. Pode fazer da cor que quiser, no entanto, se desejar que se pareça com uma compressa comercial, com duas gotinhas de corante azul bastará.
- Feche a bolsa tentando tirar o maior ar possível e introduza-a dentro da outra bolsa.
- Congele durante pelo menos doze horas antes do seu primeiro uso.
Como você pôde notar, é muito simples e econômico. No entanto, se você não encontrar o álcool, existe outra opção muito acessível que certamente poderá agradar.
2. Com detergente líquido para lavar louça
Do que preciso?
- Detergente para lavar louça
- Duas bolsas de fecho hermético
O que devo fazer?
- Simplesmente despeje uma boa quantidade de detergente (mais ou menos um pote dos pequenos) dentro de uma das bolsas.
- Feche muito bem, tentando tirar o máximo de ar.
- Introduza esta bolsa dentro da outra e feche ambas para evitar qualquer vazamento.
- Depois leve-a ao congelador por umas seis horas antes do uso.
Por que precisamos de compressas frias de gel?
As terapias aplicadas a frio são usadas para tratar muitos tipos de lesões, pois fornecem um efeito analgésico para lesões e hematomas. Os efeitos fisiológicos da terapia fria incluem redução da dor, fluxo sanguíneo, edema, inflamação, espasmo muscular e demanda metabólica.
As compressas de gel são muito úteis em casos de espasmos musculares e pancadas, pois aceleram o processo de recuperação de qualquer lesão.
- Evita a formação de hematomas nas áreas machucadas, pois relaxa e descomprime os vasos sanguíneos.
- Previne a presença de hemorragias.
- O frio proveniente do gelo pode causar queimaduras e é muito chato pela água que escorre pelo descongelamento. Este problema se resolve com a compressa de gel frio.
- Estas compressas são reutilizáveis, por isso você pode congelar e descongelar toda vez que quiser usar.
- Sempre estão prontas, já que se encontram no congelador ou freezer.
- São muito confortáveis, já que podem se adaptar praticamente a qualquer parte do corpo. Se você tiver uma lesão no joelho, no pescoço, no pulso, esta se moldará ao corpo.
Recomendações para o uso das compressas flexíveis de gelo
Existem muitas pesquisas que concluem que a aplicação de compressas de gelo é eficaz no tratamento de lesões, mas deve ser aplicada repetidamente por 10 minutos para ter um efeito maior, evitar efeitos colaterais e poder prevenir possíveis lesões subsequentes.
Recomendamos que você as use com muito cuidado. Embora não seja comum, use uma gaze ou pano leve que proteja sua pele do contato direto para evitar queimaduras de frio.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Kendall, F. P., McCreary, E. K., Provance, P. G., & Rod, M. M. (2007). Músculos: Provas e Funções – com postura e dor. Manole. https://doi.org/10.1016/j.ijlp.2004.08.011.
-
González, Á. (2010). El movimiento. Universidad de Salamanca. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004.
-
Damiano, J. (2017). Diagnóstico de dolor en el pie en el adulto. EMC – Aparato Locomotor. https://doi.org/10.1016/S1286-935X(16)82823-3.
-
Malanga GA, Yan N, Stark J. Mechanisms and efficacy of heat and cold therapies for musculoskeletal injury. Postgrad Med. 2015 Jan;127(1):57-65. doi: 10.1080/00325481.2015.992719. Epub 2014 Dec 15. PMID: 25526231.
-
Mac Auley DC. Ice therapy: how good is the evidence? Int J Sports Med. 2001 Jul;22(5):379-84. doi: 10.1055/s-2001-15656. PMID: 11510876.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.