Como fazer cheesecake de manga sem glúten
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
O cheesecake de manga sem glúten é uma sobremesa fácil de preparar e com excelentes características organolépticas. Vamos ensinar a tirar o máximo proveito desta receita com uma série de passos simples.
Antes de começar, é importante notar que é sempre melhor preparar sobremesas em casa do que recorrer a variedades industriais. A seguir, contamos como fazer a preparação em casa.
Ingredientes para o cheesecake de manga sem glúten
Ingredientes
Se você quiser preparar um delicioso cheesecake de manga sem glúten, precisará dos seguintes ingredientes:
- 1 manga madura
- 10 biscoitos sem glúten
- 35 gramas de manteiga
- 100 gramas de açúcar
- 3 colheres de chá de açúcar mascavo
- 150 mililitros de creme de leite
- 200 gramas de cream cheese
- Açúcar de confeiteiro
- Canela em pó
Passo a passo
- Primeiro, você precisa fazer o caramelo. Para fazer isso, aqueça o açúcar em uma panela até derreter. Em seguida, despeje o resultado em um papel manteiga e deixe esfriar.
- Ao mesmo tempo, descasque e corte a manga em pedaços e coloque-a no liquidificador.
- Adicione algumas colheres de chá de açúcar mascavo ao purê de manga e mexa bem. Coloque na geladeira para esfriar.
- Misture o cream cheese com 25 gramas de manteiga em uma tigela.
- Adicione, então, um pouco de creme de leite e açúcar de confeiteiro na tigela de cream cheese. Integre os ingredientes até obter uma textura homogênea e depois deixe o resultado esfriar na geladeira por alguns minutos.
- Para preparar a base do cheesecake, esmague os biscoitos sem glúten para combiná-los com a manteiga restante, cerca de 10 gramas.
- Coloque os biscoitos no fundo dos copos em que a sobremesa será montada.
- Coe a manga e misture com o chantilly restante com movimentos envolventes. Deixe o resultado esfriar na geladeira por mais 10 minutos.
- Agora sim, só falta terminar. Sobre a base de biscoito, coloque a mistura de cream cheese e, por cima, a mousse de manga.
- Para decorar, use o caramelo em pedacinhos e um pouco de canela em pó.
Benefícios da manga
A primeira coisa a mencionar é que a manga é uma fruta que possui uma quantidade significativa de vitamina C em seu interior, um nutriente com muitas implicações fisiológicas. Por exemplo, mostrou-se decisiva para alcançar uma correta ativação do sistema imunológico e, assim, reduzir o risco de contrair patologias infecciosas e gerenciar a gravidade dos sintomas.
Por outro lado, é um alimento que consegue fornecer fibra suficiente. Esta substância não é digerível, mas consegue aumentar o volume do bolo fecal e aumentar a intensidade dos movimentos peristálticos. Graças a isso, é alcançado um trânsito intestinal mais eficiente, o que reduz a constipação. Isso é evidenciado por um estudo publicado na Nature Reviews.
Não devemos esquecer a presença de fitoquímicos com capacidade antioxidante na manga. Desta forma, ajuda a prevenir o desenvolvimento de muitas doenças crônicas e complexas.
Confira: Receita de pastéis de Belém: uma deliciosa sobremesa de Portugal
Prepare em casa cheesecake de manga sem glúten
Como você viu, preparar um delicioso cheesecake de manga sem glúten em casa é muito simples. Apenas alguns ingredientes são necessários para alcançar um bom resultado do ponto de vista organoléptico. É uma sobremesa que todos vão gostar e que pode ser incluída na dieta de quem tem problemas com glúten.
Por fim, lembre-se de que as melhores opções de sobremesa são frutas ou iogurte. No entanto, nada acontecerá para incluir um doce na dieta de vez em quando.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carr, A. C., & Maggini, S. (2017). Vitamin C and Immune Function. Nutrients, 9(11), 1211. https://doi.org/10.3390/nu9111211
- Vriesman, M. H., Koppen, I., Camilleri, M., Di Lorenzo, C., & Benninga, M. A. (2020). Management of functional constipation in children and adults. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology, 17(1), 21–39. https://doi.org/10.1038/s41575-019-0222-y
- Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry, 178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.