Como facilitar o orgasmo das mulheres?
Escrito e verificado por a filósofa Isbelia Esther Farías López
Você conhece o significado da palavra grega “kleitoris”? Ela significa pequeno monte. Isto é o que conhecemos como clitóris, ou seja, o órgão que visa facilitar o orgasmo nas mulheres.
Ele é composto por centenas de terminações nervosas e vasos sanguíneos que não têm nada a ver com o mecanismo urinário.
No entanto, isso não significa que apenas a estimulação do clitóris permita atingir o orgasmo. Na verdade, todo o corpo é sensível. O uso de carícias, beijos e massagens é necessário antes de iniciar a penetração vaginal.
Definição de orgasmo feminino
O orgasmo feminino é definido como uma descarga de tensões neuromusculares como resposta sexual e, embora acredite-se que são causados apenas por uma estimulação genital, os orgasmos também são produzidos por estímulos não genitais.
Veja também: A sexualidade na velhice
Como facilitar o orgasmo?
A primeira coisa que você precisa saber é que todas as mulheres são diferentes. Há algumas que gostam de experimentar novos métodos e outras que não gostam de deixar a sua zona de conforto.
Ou seja, é válida uma forma suave e delicada, mas também algo mais intenso, dependendo do caso. É classificado de duas maneiras:
- Direto: pressionando diretamente a glande.
- Indireta: faça uso de fantasias sexuais e massagens em diferentes áreas do corpo.
Idealmente, as duas formas devem ser combinadas. Tanto a mulher quanto seu parceiro devem conhecer e explorar seu corpo, uma vez que é a única maneira de determinar as técnicas, posturas e o grau de intensidade mais apropriado.
Deve-se notar que a mulher precisa estar lubrificada para não causar um efeito contraproducente.
- Neste caso, recomenda-se a utilização de lubrificantes especiais. A saliva não é recomendada.
- O uso de óleo não é recomendado porque danifica o látex do preservativo.
Use o cérebro
Muitas pessoas têm medo de pôr em prática o caminho indireto, porque não sabem que o cérebro também é considerado um órgão sexual.
A fantasia erótica permite alcançar um alto nível sexual. Em termos metafóricos, significa que a mente se torna a zona erógena, enquanto as palavras funcionam como a mão que a estimula. A razão? Permite que a amígdala seja estimulada.
- Esta parte do cérebro é onde os medos, emoções e prazer estão alojados.
- Portanto, os sussurros são um requisito indispensável.
Leia também: O cérebro da mulher durante o sexo.
O que acontece quando a mulher fica excitada?
No momento em que uma mulher entra no estágio de excitação, o sangue se espalha através do tecido erétil.
- Consequentemente, a glande e os bulbos aumentam de tamanho.
- Os lábios maiores e os lábios menores se endurecem e dilatam.
- Isto acontece até que os órgãos genitais externos e a vagina sejam lubrificados pelas glândulas uretrais e parauretrais.
Durante este processo, o sangue transporta substâncias químicas para o cérebro, o que proporciona uma sensação de bem-estar.
Como saber que a mulher chegou ao orgasmo? Os músculos do assoalho pélvico causam contrações involuntárias. Também aumenta a frequência cardíaca, a frequência respiratória e a pressão arterial. Isso acontece quando milhares de hormônios e produtos químicos são liberados na corrente sanguínea.
Diferentemente dos homens, as mulheres podem continuar com a estimulação e alcançar diversos orgasmos. Segundo um estudo, as mulheres podem ter entre 12 a 18 contrações musculares de forma contínua e sequencialmente antes de atingir o orgasmo.
Truques básicos para facilitar o orgasmo
- Nunca se esqueça das preliminares. Aqui, as carícias nunca são demais e o objetivo é ver como a área reage aos diferentes estímulos.
- Saia da rotina. O simples fato de mudar o lugar onde o ato sexual é realizado pode reviver a paixão.
- Os brinquedos eróticos são uma boa ideia para explorar o corpo durante a relação sexual.
- O uso de lubrificantes ajuda na penetração.
- Qual a fantasia da sua parceira? Você acha que pode realizá-la? É importante falar sobre o assunto.
Resumindo, se quiser facilitar o orgasmo feminino, explore. Não vá diretamente para os órgãos genitais. Percorra o corpo da cabeça aos pés para aumentar o fluxo sanguíneo e a sensibilidade.
A chave é começar devagar e aumentar o ritmo pouco a pouco.
Pronta para alcançar o ponto máximo?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Uribe Arcila, J. F., Quintero Tobón, M. T., & Gómez Gómez, M. (2015). Orgasmo femenino: Definición y fingimiento. Urologia Colombiana. https://doi.org/10.1016/j.uroco.2015.03.001
- Valdés, M., Sapién, J., & Córdoba, D. (2004). Significados de satisfacción sexual en hombres y mujeres de la zona metropolitana. Psicología y Ciencia Social.
- Guillem Salazar, F., & Pons Salvador, G. (2000). El orgasmo femenino, ¿adaptación o subproducto de la evolución? Gazeta de Antropología. https://doi.org/10.1111/j.1442-2042.2009.02405.x
- Navarro Abal, Y., & Torrico Linares, E. (2005). Trastorno orgásmico femenino. FUENTE: PSIQUIATRÍA NOTICIAS.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.