Como escolher boas plantas para construir sua casa?

· 18 de julho de 2018
Veja como você pode escolher boas plantas para a construção de uma casa de acordo com os critérios mais básicos a serem considerados. Tome nota!

Quando você está prestes a construir sua casa, a primeira coisa que você coloca na mesa, quando vai falar sobre isso, é como vai construí-la para depois pensar como as plantas serão.  Certamente você quer saber quantos quartos e banheiros você terá, o tamanho da sala, a sala de jantar, a cozinha, o pátio e assim por diante.

Claro, você também vai pensar na área onde a casa ficará localizada. Em suma, provavelmente você tem muitas perguntas. Mas não se preocupe, isso é um começo e todo começo traz consigo uma quantidade incontável de dúvidas.

Existem vários estágios que os especialistas consideram necessários para concluir um projeto de construção com sucesso. Primeiro, você deve ter uma ideia da casa (ou habitação, em geral), depois a escolha do terreno e do inevitável processo de reajustar os detalhes após a construção ter começado.

Escolher boas plantas depende dos espaços da casa

Embora seja necessário estudar todos os aspectos muito bem, não dá para deixar o assunto para lá. É necessário que o arquiteto proponha diversas estratégias (coerentes, seguras e harmoniosas) em caso de qualquer falha ou mudança no esboço que necessite de solução.

Avaliar as plantas é uma decisão crucial, pois representa a aparência da casa onde provavelmente você viverá por muito tempo. Então, é necessário dar a importância que merece.

Tipos de plantas para construir sua casa

Resumidamente, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de plantas para uma casa, já que você pode ter pensado apenas nas plantas baixas de um projeto. Além das que vamos mencionar, existem outros tipos de plantas na construção de uma casa, como saneamento, água potável, sistema elétrico, entre outros.

1. Planta de baixo nível ou porão

Para aproveitar ao máximo o espaço disponível, você provavelmente vai querer construir um porãoEste tipo de planta inclui onde se posicionarão as escadas, a garagem, a sala das caldeiras, a lavandaria e o banheiro.

2. Planta de nível mestre

Como fazemos em todos as outras plantas, incluímos desenhos dos móveis que preencherão os ambientes para ter uma ideia melhor das dimensões do lugar. Aqui temos a porta de entrada, a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha, os banheiros, os corredores, as escadas, o depósito, entre outros.

3. Planta do sótão

Nesta planta você pode ver a projeção das janelas e as saídas de ventilação de toda a casa.

4. Planta do teto ou telhado

Como o nome indica, nesta planta, o teto ou o telhado podem ser vistos juntamente com o ângulo de inclinação, as aberturas e a altura máxima da casa. 

5. Planta da fachada

Nestas plantas podemos apreciar as fachadas da frente, fundos e laterais. Isso nos permite ver as alturas dos pisos, janelas, portas, paredes e assim por diante.

6. Planta da seção transversal

Esta planta inclui um corte vertical da casa para te ajudar a ver o interior da casa. Em uma planta baixa, você pode fazer quantos cortes forem necessários.

Confira essas Ideias geniais para ganhar espaço na casa

Considerações para escolher um projeto para a sua casa

Escolher boas plantas depende dos planos

Agora vamos ver o que os arquitetos dizem que você deve levar em conta ao escolher uma planta baixa para a sua casa.

  • Ajuste seu projeto ao seu orçamento e não o contrário.
  • Você deve considerar o tamanho do terreno, é claro.
  • Certifique-se de explicar claramente ao arquiteto o que você quer em sua casa.
  • Uma casa não é construída com uma única planta, você precisa de várias, como vimos anteriormente.

Se você for à internet para procurar plantas baixas, o mais provável é que a maioria não tenha informações sobre as exigências do lugar onde você irá construir. Então, é preciso ter cuidado. Caso tenha alguma dúvida, pergunte sempre ao especialista. Não subestime a ajuda de um profissional.

Design e projeto

Este é o passo no processo de construção da sua casa onde você realmente escolhe os desenhos técnicos. Se for sobre as plantas, você tem três opções para obtê-los:

  • Trabalhe de mãos dadas com um arquiteto local.
  • Compre as plantas da sua casa online.
  • Abra uma chamada para a concorrência.

Estamos considerando que você optará por pesquisar e comprar suas plantas. Agora falaremos alguns aspectos que você deve considerar ao escolher as plantas para a sua casa.

  • Naturalmente, o orçamento é um aspecto fundamental na escolha das plantas para a sua casa. É muito importante que você tenha muito claro qual é o orçamento com o qual você pode contar. Os arquitetos usam uma equação tão simples quanto fundamental: mais metros quadrados = mais dinheiro na construção de sua casa.
  • Conheça os regulamentos que regem a propriedade na qual você pretende construir.  
  • Antes de fazer sua escolha, é bom que você conheça bons exemplos de projetos de casas com diferentes tamanhos e materiais. Desta forma, você fará uma escolha muito mais educada e ajustada ao seu gosto e orçamento.

Conheça as Razões para ter plantas em casa