Como eliminar os cupins de casa

· 19 de junho de 2018
Toda cadeira, móvel ou até mesmo pisos ou vigas de madeira podem ser vítimas em potencial dos cupins, principalmente em áreas úmidas. Como eliminar estes insetos maldosos? 

Existem poucas pragas mais destrutivas para uma casa do que o cupim. Este inseto devora a madeira e pode chegar a deteriorar não só móveis e cadeiras, como também estruturas da casa. Se você se interessa em eliminar os cupins da casa o quanto antes, em breve te ajudaremos com isso.

Como percebemos a presença dos cupins em casa? Notaremos alguns pontos amarelados na madeira, como se estivesse salpicada com migalhas de pão. Caso não veja isso, podem ser observados também pequenos furos na madeira. Estes são dois sinais imprescindíveis da presença deste ingrato visitante.

Cabe destacar que o cupim tem algumas preferências com relação aos tipos de madeira que prefere atacar. As principais são: pinho, cipreste, ceiba e balsa. No entanto, se você tem móveis de árvore da chuva, cedro-cheiroso ou guanacaste, pode estar – um pouco – mais tranquilo. Não atacam este tipo de madeira com a mesma frequência.

Conselhos para eliminar o cupim da casa

Vamos a prática. Como podemos nos desfazer desta praga antes que seja tarde demais? A seguir, oferecemos algumas recomendações e técnicas para afastar estes pequenos bichinhos de nossa casa.

Cupins

1. Eliminar o cupim da casa com laranjas e cânfora

Uma medida simples para erradicar este inseto da casa é colocar um frasco com casca de laranja e cânfora no armário. A cânfora é uma substância esbranquecida, parecida com o sal, que é usada como inseticida, entre muitas outras aplicações. Tenha cuidado e tente não deixar cair em sua roupa porque pode manchar.

Conheça: Para que serve a cânfora?

2. Fazer um inseticida com ácido bórico

Podemos conseguir ácido bórico em supermercados ou lojas de jardinagem. Atenção: não é o mesmo que o medicinal que é obtido em farmácias. Para fazer o inseticida, siga os passos que são detalhados a seguir:

  1. Misture uma colher de ácido bórico com uma colher de açúcar e outra de leite.
  2. Coloque esta preparação em tampas de garrafa e distribua-as pelos lugares infectados.
  3. Não as deixe ao alcance de crianças e cachorros, para evitar intoxicações.
  4. Repita o processo durante três ou quatro semanas. Como indicamos, estes insetos se reproduzem rápido e pode ter uma grande quantidade deles.

O segredo desta técnica está no fato do ácido bórico ser extremamente efetivo para eliminar o cupim da casa. Além disso, os cupins costumam transportar o alimento até sua colônia, se o fazem conseguiremos potencializar o alcance do veneno.

A desinfecção pode ajuda a eliminar os cupins

3. Outras recomendações

Na internet circulam todo tipo de conselhos para acabar com os cupins. No entanto, é necessário alertar sobre a ineficácia de alguns deles.

Por exemplo, o de borrifar diesel ou gasolina sobre a superfície da madeira. Isso não penetrará em seu interior, que é onde o inseto se aloja e ataca. Além disso, causará mau cheiro e é extremamente inflamável.

Conselhos similares apontam o uso de querosene, óleo queimado e substâncias do tipo. Não são recomendados, repetimos, pelo seu alto nível de inflamabilidade. Podemos sim, por outro lado, utilizar plantas medicinais fortes como a gliricídia e a tanchagem. Para fazê-lo é necessário ferver água com as folhas destas plantas para criar uma infusão. No entanto, não se trata de um método de alta efetividade.

4. Iscas químicas

Existem profissionais e empresas que se dedicam especificamente a eliminar o cupim da casa. Levando em consideração que uma colônia de cupins pode ter milhões de insetos, que além disso são extremamente nocivos para a casa, não é uma má ideia.

A vantagem desse serviço é que os métodos que são usados são controlados e atacam diretamente a colônia de uma só vez. Desta forma, se acaba com o problema definitivamente, sem deixar que os cupins se reproduzam indefinidamente.

É possível prevenir sua invasão?

Se vivemos em uma área que conhecemos casos de aparecimento de cupins, o melhor é prevenir e evitar adquirir móveis de madeira. Se ainda não decidiu fazê-lo, o melhor é que seja madeira de excelente qualidade para evitar seu deterioramento por causa destes insetos.

Por outro lado, uma boa manutenção da limpeza e a desinfecção da casa pode ajudar também, mas tampouco é garantia. Devemos estar muito atentos e controlar se os móveis, vigas e aberturas não estão sendo vítimas destes bichos.

Finalmente, evite deixar que se acumulem e evite a umidade e, principalmente, que não tenha tubulações para entrarem. É neste meio que os insetos residem e se reproduzem – o fazem muito rápido, isso é certo.

Eliminar o cupim da casa não é fácil, além disso, o processo precisa de muita paciência. Não se preocupe, com o tempo conseguirá afugentá-los se atacar o problema como deve. Mas não demore muito, pois os danos podem ser irreversíveis.