Como congelar manjericão?

Explicaremos como congelar o manjericão para poder apreciá-lo durante todo o ano. Com essas dicas, o aroma e o sabor dessa erva aromática estarão presentes na sua cozinha nas quatro estações do ano.
Como congelar manjericão?

Última atualização: 01 Março, 2021

O manjericão é uma erva fresca e aromática utilizada na cozinha para dar um sabor muito especial e característico aos alimentos. Por ser uma planta que mantém seu esplendor nos meses mais quentes, quando a temperatura cai, sua aparência muda. Tende a secar, murchar e torna-se muito difícil obter folhas frescas. No entanto, ao congelar o manjericão, você pode apreciá-lo durante todo o ano.

Quer tenhamos essa erva em nosso jardim ou terraço, quer a compremos fresca no supermercado, podemos mantê-la intacta por muito tempo. Com as dicas que compartilharemos a seguir, será possível curtir o sabor especial que ele proporciona às refeições.

Alternativas para congelar o manjericão e conservá-lo por longos períodos de tempo

Existem várias opções para congelar o manjericão e mantê-lo em perfeitas condições por muito tempo. O que devemos ter em mente é que, em todos os casos, trabalharemos apenas com as folhas e descartaremos os caules.

Outro detalhe importante é que o manjericão tem um alto teor de água. Por isso, se cortarmos as folhas e não as usarmos no mesmo momento, elas ficarão pretas e perderão o sabor. Além disso, não é recomendável desidratá-lo porque é uma erva muito delicada que perderia o seu aroma.

No congelador, ela pode durar até 10 meses. Por isso, aqui estão algumas maneiras de congelar o manjericão e manter todas as suas características intactas.

Congele folhas inteiras 

Para congelar as folhas inteiras, realize o seguinte procedimento:

  • Separe as folhas do caule.
  • Lave-as com muito cuidado. Para isso, elas devem ser submersas em um recipiente com água fria, pois são muito delicadas e o jato d’água pode danificar a estrutura das suas folhas.
  • Seque-as com papel toalha.
  • Coloque-as em um saco de congelamento hermético.

Desta forma, podemos mantê-lo por pelo menos 10 meses, de acordo com um estudo apresentado na Revista Cubana de Farmacia. É provável que algumas das folhas quebrem ou encolham, pois não ficarão como as frescas quando as descongelarmos. No entanto, isso não é um problema, já que vamos triturá-las para adicionar às refeições.

Folhas frescas de manjericão
É interessante ter manjericão congelado pois ele proporciona um sabor particular e delicioso aos alimentos.

Não deixe de ler: As propriedades da abobrinha

Congele em cubos de gelo 

Esta é uma forma prática de congelar o manjericão. Só precisaremos de uma bandeja daquelas que usamos para fazer cubos de gelo e azeite. Depois de lavar bem as folhas, coloque 5 ou 6 em cada espaço e adicione o azeite.

Com azeite e sal 

Conservar o manjericão com azeite é uma das formas mais interessantes. Depois de lavar e secar as folhas conforme indicado na opção anterior, devemos seguir estes passos:

  • Coloque as folhas no liquidificador e adicione azeite, cerca de duas colheres de sopa para cada punhado generoso de folhas.
  • Bata até obter uma pasta homogênea.
  • Divida a mistura nos compartimentos de uma bandeja de gelo e congele.

Quanto ao sal, o procedimento é muito simples e vamos precisar de folhas de manjericão, sal, azeite e uma jarra de vidro. Dentro do recipiente, vamos inserir um colchão de folhas com uma camada de sal até que fique cheio. Em seguida, cobriremos tudo com azeite e, então tamparemos o recipiente. Podemos manter essa preparação por um período de dois meses.

Prepare um pesto e congele 

Esta opção é uma das preferidas porque, ao ter o pesto congelado, podemos economizar muito tempo na preparação de um bom macarrão. Vamos precisar de folhas de manjericão, azeite e sal para fazer um pesto básico. Temos que moer as folhas e adicionar o azeite e o sal. Para congelar, podemos colocar o molho em uma bandeja.

Se você preferir um pesto um pouco mais elegante, sugerimos esta receita:

  • 1 xícara de folhas de manjericão
  • 60 ml de azeite de oliva
  • ¼ de xícara de nozes 
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • ½ colher de sopa de parmesão ou algum queijo semelhante
  • 1 dente de alho e sal a gosto

Processe todos os ingredientes, coloque em recipientes próprios para freezer, despeje um pouco de azeite e congele. Vai durar um ano.

Pesto feito de manjericão
O pesto pode ser congelado pronto, proporcionando muito mais facilidade na hora de cozinhar.

Dicas para manter o manjericão fresco

Se você não quer congelar o manjericão, mas quer que ele dure um pouco mais no seu estado natural, deve mantê-lo num local protegido da luz natural. Em um vaso no escuro, ele pode durar até duas semanas em boas condições.

Outra alternativa seria congelar, mas mantendo as folhas saudáveis. Para isso, você deve colocar as folhas limpas e secas em uma bandeja no freezer. Depois de solidificar, você pode armazená-las em recipientes herméticos. Desta forma, as folhas ficarão em melhores condições do que se você as congelasse como indicamos no início do artigo.

Finalmente, há sempre a opção de desidratar ervas frescas como o manjericão. Para isso, depois de lavar e secar as folhas, coloque-as ao ar livre, mas não ao sol, para evitar a proliferação de insetos e a perda de sabor.

Você saberá que elas estão secas quando estiverem crocantes e se desintegrarem facilmente. Muitos recomendam não fazer isso com manjericão porque esta é uma erva muito sensível, então deixamos a seu critério.

Recomendações finais ao congelar manjericão

Já vimos que é possível conservar o manjericão por muito tempo mantendo a maior parte das suas características organolépticas. Resta-nos acrescentar que, ao usá-lo, deve-se triturá-lo no momento de incorporá-lo ao alimento. Se você o pegar antes do tempo, ele ficará preto e murchará.

O manjericão fresco é usado para melhorar o sabor de bebidas, chás de ervas, vinagres e óleos. Todas essas preparações devem ser mantidas no refrigerador e consumidas em até quatro dias após o preparo. Isso é necessário para evitar a proliferação de algumas bactérias.

Pode interessar a você...
Manjericão: conheça suas incríveis propriedades medicinais
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Manjericão: conheça suas incríveis propriedades medicinais

Conheça neste artigo as principais propriedades medicinais do manjericão, uma erva tão comumente usada em nossas receitas culinárias.



  • Sánchez Govín, E., Leal López, I. M., Fuentes Hernández, L., & Rodríguez Ferrada, C. A. (2000). Estudio farmacognóstico de Ocimum basilicum L.(albahaca blanca). Revista Cubana de Farmacia34(3), 187-195.
  • Longoni, T., Alonso Esteban, J., Ciappellano, S., Matallana González, M., & Torija Isasa, M. E. (2015). Interés de la albahaca (Ocimum basilicum) como alimento: valor nutritivo y propiedades funcionales. In Congreso Nacional de Ciencias Hortícolas, Sociedad Española de Ciencias Hortícolas(Vol. 71, pp. 429-432).
  • Bunning, M., Woo, D., & Kendall, P. Hierbas: cómo conservarlas y usarlas (Doctoral dissertation, Colorado State University. Libraries).
  • Galiano, C. (2013). Comprar, Conservar y Congelar nuestros alimentos desde la A hasta la Z. Bubok.
  • Martija-Ochoa, M. (2020). Cultive en casa hierbas aromáticas. Parkstone International.
  • Green, A. (2007). El Libro de las especias: hierbas aromáticas y especias. Ediciones Robinbook.