Como combater a diarreia

26 de novembro de 2019
A diarreia consiste na expulsão de fezes aquosas ou líquidas. Embora possa ter diferentes causas, as principais são as infecções virais ou intoxicação alimentar.

A diarreia é um dos distúrbios digestivos mais comuns, que inclui sintomas como dor de estômago, tontura e barriga inchada, de acordo com informações obtidas pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Embora na maioria dos casos dure entre 2 e 4 dias, existem métodos diferentes que podem ajudar a reduzir os sintomas de maneira eficaz.

A diarreia consiste na expulsão de fezes aquosas ou líquidas. Embora possa ter diversas causas, as principais são as infecções virais ou a intoxicação alimentar.

A intoxicação é a causa mais comum. O problema geralmente é uma consequência de comer algo em más condições ou cometer em excesso no almoço ou no jantar, entre outros. O mesmo pode acontecer se você consumir muito álcool.

Se a diarreia se prolongar por mais de uma semana, pode ser considerada crônica. Neste caso, é essencial ir ao médico, porque pode ser devido a uma infecção grave. No entanto, se consultar sobre os seus sintomas com um especialista a qualquer momento sempre será benéfico.

Como combater a diarreia

Como aliviar os sintomas de diarreia?

Uma atenção especial deve ser dada aos efeitos causados ​​pelo problema no corpo. É comum que o corpo fique desidratado, por isso é recomendável beber bastante água para combater a perda de líquido pelas fezes, como afirmam essas informações do Serviço de Saúde de Madri (Espanha).

Os especialistas geralmente recomendam dietas que incluam:

  • Água mineral ou sucos de frutas sem polpa.
  • Limonada ou geleia.
  • Bebidas esportivas.
  • Sopa de verduras.
  • Sorvete, sem açúcar.

É aconselhável adicionar alimentos sólidos aos poucos. Por exemplo, geralmente é uma boa opção começar a comer bananas, arroz, purê de maçãs ou torradas. É importante tentar evitar alimentos gordurosos porque eles geralmente pioram a diarreia.

Também é bom que a pessoa evite café, álcool e adoçantes artificiais. Da mesma forma, descansar ajudará o corpo a se recuperar. Desta forma, o corpo pode lidar com o vírus ou intoxicação que causou a diarreia.

Remédios caseiros para parar a diarreia rapidamente

Além dos tratamentos que o médico pode recomendar, se necessário, existem certos remédios naturais que podem ajudar a tratar os sintomas da diarreia. Os mais eficazes são geralmente os seguintes.

1. Chá de camomila

Estas flores pequenas têm grandes propriedades medicinais. De fato, elas são usadas ​​há séculos para combater certos problemas estomacais.

camomila é considerada antiespasmódica, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Ciências Médicas de Camagüey (Cuba), portanto, ajuda a reduzir a inflamação intestinal. A maneira de usar as suas propriedades geralmente é através de chás e infusões. Geralmente, um chá à base de camomila pode ser consumido.

Chá de camomila

2. Cenouras

Este vegetal tem várias propriedades. Entre outras, destaca-se a sua capacidade de fornecer água ao corpo e, assim, ajudar a prevenir a desidratação. Também é favorável para restaurar o equilíbrio da flora intestinal, de acordo com este estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia (Estados Unidos).

Também pode ajudar a aumentar os níveis de certos minerais, como o sódio, o potássio, o cálcio e o enxofre.

Ingredientes

  • 3 cenouras
  • 1 litro de água

Preparação

Primeiro, descasque as cenouras e corte-as em pedaços pequenos. Depois, você deve colocá-las em uma panela junto com a água e um pouco de sal. Em seguida, cozinhe até que fique macia.

Finalmente, passe pelo liquidificador e processe até obter uma sopa cremosa. É aconselhável consumi-la o mais quente possível.

Recomendamos que você leia: Receitas deliciosas de suco de cenoura que vale a pena experimentar

3. Água de arroz

Além do arroz em si, também se costuma dizer que é aconselhável beber a água do seu cozimento, pois ela possui várias propriedades benéficas, ajudando a aliviar as dores de estômago e cãibras.

Além disso, a água de arroz é rica em amido. Ele protege as mucosas, reduz a irritação e interrompe a diarreia, de acordo com este estudo do Dr. Verny E. Huertas-Franco. A preparação é muito simples.

Ingredientes

  • 70 g de arroz
  • 500 ml de água

Preparação

Primeiro, coloque o arroz em uma panela e despeje a água. Em seguida, cozinhe até o arroz ficar macio e filtre o resultado, mas não descarte o líquido. Deixe esfriar. É recomendável beber goles dessa água ao longo do dia.

4. Limão

O limão é considerado um potente digestivo e antibacteriano, conforme indicado por este estudo realizado pela Universidade do Benin. Além disso, também possui efeitos adstringentes que evitam a perda de líquidos através do intestino e normalizam o fluxo de ácidos no sistema digestivo.

O limão ajuda a combater a diarreia

Ingredientes

  • O suco de limão
  • 1 litro de água
  • 2 g de sal
  • 10 g de bicarbonato de sódio

Preparação

Para começar, esprema os limões e coloque o líquido em um recipiente. Em seguida, adicione água, sal e bicarbonato de sódio e mexa bem. É aconselhável beber dividido em 4 doses por dia.