Como acelerar o amadurecimento dos caquis em casa?

Os caquis são frutas tropicais que são apreciadas pela maioria das pessoas, porém, se não estiverem maduras, o sabor e a consistência não são os mesmos. Descubra como fazê-los amadurecer em casa.
Como acelerar o amadurecimento dos caquis em casa?

Última atualização: 11 maio, 2022

Você sabe como acelerar o amadurecimento dos caquis? Pode acontecer que você os adquira quando ainda estão verdes para evitar que eles durem mais na geladeira. Se este for o seu caso, ensinaremos os métodos que você pode seguir para ter a fruta pronta quando quiser.

O caqui é uma fruta tropical que pertence à família Ebanaceae. Possui coloração alaranjada ou avermelhada, polpa carnosa, doce e gelatinosa. No entanto, quando não está no ponto exato e ainda permanece verde, tem um sabor que produz secura na boca.

Por que os frutos amadurecem?

Naturalmente, qualquer fruta amadurece devido à ação de um hormônio chamado etileno. É produzido pela própria fruta juntamente com outros compostos e substâncias bioativas. Em suma, a quantidade disponível aumenta à medida que o processo de maturação avança.

Como consequência, ocorrem alterações na cor, sabor, cheiro, firmeza e textura dos frutos. Da mesma forma, outros fatores que também influenciam o processo de maturação são os seguintes:

  • Temperatura: que aumenta a respiração celular e, portanto, acelera o processo de maturação.
  • Oxigênio: se a fruta tiver altos níveis desse gás, acontecerá a mesma coisa que no ponto anterior.
Caquis em uma mesa.
A maturação do caqui não é diferente do que se pode esperar de outras frutas tropicais.

Como acelerar o amadurecimento dos caquis?

De acordo com o estudo “Relação da cor e do estado de maturação com as propriedades físico-químicas das frutas tropicais”, para saber se o caqui está maduro ao tocar na fruta, o dedo deve afundar ligeiramente e a pele deve ser lisa, de cor laranja e sem marcas.

Em relação a este tópico, mostraremos como acelerar o amadurecimento dos caquis em casa se eles não estiverem no ponto quando comprados.

Coloque-os ao lado de outras frutas maduras que produzem etileno

Esta técnica não falha e consiste em colocar os frutos verdes embrulhados em jornal junto aos que já estão maduros. Idealmente, o contato deve ocorrer com qualquer fruta que produza etileno (também chamadas de frutas climatéricas), como bananas, tomates ou maçãs.

De acordo com o estudo “Amadurecimento de frutas e gerenciamento de etileno”, esse gás representa de 50% a 75% do conteúdo total de componentes de carbono nas frutas. Como não tem odor, não contribui para o aroma final. Assim, após realizar este procedimento, você notará que em 1 ou 2 dias eles estarão prontos para consumir.

Isso está relacionado ao que foi mencionado na seção anterior, pois o etileno de qualquer fruta madura é capaz de acelerar as reações enzimáticas daquelas que ainda não estão prontas. Você pode ter que esperar até 2 dias para que eles estejam no ponto desejado. Por esse motivo, aconselhamos que você verifique diariamente como está o andamento do processo.

Coloque-os em uma panela com álcool (etanol)

Com a técnica anterior, você fará com que o caqui perca sua aspereza e também amadureça e adquira a consistência desejada. No entanto, se quiser retirar o sabor adstringente da fruta sem esperar que amadureça e, claro, sem alterar a textura e a cor, pode fazer o seguinte.

Saiba que essa sensação seca e áspera é causada pelos taninos. Para se ter uma ideia, esses compostos têm um efeito semelhante ao causado pelo chá e pelo café.

Da mesma forma, eles também abundam em frutas verdes, mas se degradam à medida que amadurecem. Essas substâncias têm a função de garantir que os herbívoros não consumam os frutos ainda não maduros e que as sementes não se espalhem antes de estarem prontas.

A técnica consiste em colocar os caquis dentro de um pote que contém um copo ou uma medida de álcool, como vodka ou conhaque. A ideia é que o caqui fique perto da bebida, não em contato direto.

Lembre-se de que o etanol evapora rapidamente, portanto, para evitar que isso aconteça, você deve tampar o recipiente. Então, uma vez que você tenha os caquis no lugar, você coloca a tampa para impedir a entrada de oxigênio e depois deixa em temperatura ambiente para que ocorra a troca gasosa.

Um ponto a se considerar é que não é aconselhável o uso de álcool medicinal ou de limpeza, pois geralmente possui aditivos. Por esta razão, é preferível uma bebida que o contenha. Lembre-se que você precisa controlar o andamento do processo após 2 ou 3 dias.

Palo santo para maturação.
As técnicas de amadurecimento caseiro do caqui são simples e podem ser aplicadas em qualquer casa.

Acelere o amadurecimento dos caquis em casa

Como você verá, amadurecer caquis em casa é bastante simples. É só tentar esses métodos e esperar 2 ou 3 dias ou o tempo que achar necessário. Além disso, você também obterá o sabor e a consistência a que está acostumado.

Claro que você também pode usar essa técnica com qualquer outra fruta ainda verde. Sua utilidade não se limita apenas aos caquis.

This might interest you...
Caqui, fonte de antioxidantes
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Caqui, fonte de antioxidantes

O caqui é fonte de antioxidantes e tem propriedades que podem ser interessantes para a saúde. Descubra elas nesse artigo!



  • Torres, R., Montes, E. J., Pérez, O. A., & Andrade, R. D. (2013). Relación del color y del estado de madurez con las propiedades fisicoquímicas de frutas tropicales. Información tecnológica24(3), 51-56.
  • Carlos Crisosto & Irvin Donis-Gonzales. Maduración de la Fruta y Manejo del Etileno.
  • Cámara, H. M., Cortés, S. M. M., & Torija, I. E. (2008). Nutrición y Salud: Frutas y verduras fuentes de salud. Nueva Imprenta, SA Madrid, España.
  • Martínez-González, M. E., Balois-Morales, R., Alia-Tejacal, I., Cortes-Cruz, M. A., Palomino-Hermosillo, Y. A., & López-Gúzman, G. G. (2017). Poscosecha de frutos: maduración y cambios bioquímicos. Revista mexicana de ciencias agrícolas8(SPE19), 4075-4087.