Combata naturalmente a apneia do sono com estes truques

30 de janeiro de 2017
O excesso de peso pode ser prejudicial no caso de quem sofre com a apneia do sono, por isso, é importante perder alguns quilos para aliviar o problema.

A apneia do sono é um transtorno que nos impede de respirar durante o sono. Essas pausas podem durar de um a vários segundos.

Podem acontecer uma ou mais pausas ao longo da noite, o que poderia causar diferentes problemas de saúde.

Muitas vezes ocorrem entre 30 vezes ou mais por hora e, ao final de cada pausa, a respiração volta ao normal. Às vezes com um ronco forte ou com um ruído semelhante ao que uma pessoa tem quando se engasga.

A apneia do sono pode chegar a ser um verdadeiro suplício para sua família e amigos.

Este é um problema comum em pessoas que sofrem de asma ou de complicações respiratórias. Neste artigo, compartilharemos alguns truques para evitar a apneia do sono.

Reorganize suas horas de sono para combater a apneia

A forma mais comum de tratar a apneia do sono é organizar seus horários para dormir. É preciso estabelecer uma rotina e manter-se fiel a ela.

Isso faz com que o corpo entre em um estado de repouso “mais leve”. Lembre-se de que não dormir com constância e conforto faz com que você se torne mais propenso às irregularidades musculares e aos problemas respiratórios.

Trate de ter um sono sólido de 7 a 8 horas por noite, e estabeleça um horário determinado para você.

Leia também: 9 alimentos que ajudam a dormir melhor

Perca gordura corporal

gordura-corporal

A obesidade está estreitamente relacionada à apneia do sono. Isso porque o corpo está sobrecarregado com tecido desnecessário.

A gordura que se acumula na garganta e no pescoço também é perigosa, pois bloqueia as vias respiratórias. Isso provoca o ronco e a interrupção da atividade pulmonar.

Basta incluir uma rotina simples de exercícios e diminuir os alimentos processados, ricos em açúcares ou muito gordurosos.

O melhor é trabalhar em sua alimentação para incluir alimentos naturais.

Esse processo de diminuir a gordura corporal vai ser um pouco complicado se você tem maus hábitos alimentares há muito tempo. Por isso, é melhor começar e ir mudando de maneira gradual.

Durma de lado

Quando você dorme de barriga para cima, fica mais complicado para seu sistema respiratório resolver os sintomas da apneia do sono, como o bloqueio das vias respiratórias.

A língua e os tecidos moles da garganta naturalmente caem para a parte posterior da boca quando você dorme sobre as costas. Isso bloqueia a via respiratória e causa roncos.

Para completar o efeito de dormir de lado, coloque um travesseiro ou almofada entre os joelhos enquanto dorme, para evitar que seu corpo mude de posição involuntariamente.

É importante que, a todo momento, você evite dormir com a barriga para baixo ou para cima. Essas duas posições favorecem a interrupção do sono e você terminará roncando muito mais.

Incorpore exercícios à sua rotina

ioga_relaxamento

Já indicamos que perder peso é vital para evitar a apneia do sono. Conseguir isso é impossível se você não incluir exercícios em sua vida.

Além disso, ao fazer exercícios constantemente, você fortalece suas vias respiratórias.

Como se o anterior não fosse suficiente, quando você incluir uma rotina de exercícios em seu dia, você ajuda a cansar seu corpo.

Isso significa que, quando você quiser dormir, será mais fácil pegar no sono.

Consuma a quantidade correta de magnésio

A apneia do sono afeta principalmente os músculos da região superior da garganta. Isso significa que você deve se assegurar de que o trabalho deles não seja afetado.

O magnésio é um mineral essencial que afeta diretamente os músculos de todo o nosso corpo, portanto, recomenda-se mantê-lo sempre nos níveis adequados.

Você pode consumir magnésio sob a forma de suplementos ou em alimentos como:

  • Vegetais de folhas verdes
  • Banana
  • Morango
  • Abacate
  • Diversas sementes

Nossa recomendação é consumir alimentos suficientes ricos em magnésio. Essa é a melhor opção para se manter saudável sem gastar muito em medicamentos.

Evite fumar de forma passiva ou ativa

fumar-rugas

Fumar é uma das principais causas da apneia do sono, sobretudo da obstrutiva. As substâncias químicas que o cigarro introduz em seu corpo causam constrição, inflamação e irritação nas vias respiratórias.

Se você quer parar de roncar, deixar de fumar deve ser um de seus primeiros passos.

O ideal é evitar o cigarro e o tabaco, em qualquer uma de suas formas. No caso de realmente precisar de algo na boca, experimente os cigarros eletrônicos.

Visite este artigo: O cigarro desconta dias de sua vida

Cantar

Pode ser que você não esperasse por isso, mas cantar fortalece os tecidos moles do paladar e da garganta.

Aumentar o controle muscular nessas áreas diminui as chances das vias aéreas ficarem bloqueadas por causa dos músculos frouxos.

Agora que você já sabe, procure cantar de vez em quando. Não importa se você não tem uma boa voz; a única coisa que você precisa é escolher sua música favorita e cantá-la debaixo do chuveiro.

Além disso, lembre-se de que cantar ajuda você a se libertar do estresse de maneira natural e gratuita.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com

Recomendados para você