Coco, um fruto polivalente

· 17 de agosto de 2013
Embora consumamos o coco rotineiramente puro ou em vários pratos, muitos de nós não nos damos conta da riqueza deste alimento.

Embora consumamos o coco rotineiramente puro ou em vários pratos, muitos de nós não nos damos conta da riqueza deste alimento e do quanto ele pode fazer bem à nossa saúde.

Em muitos países asiáticos, por exemplo, ele é um alimento importantíssimo na base da alimentação da população, visto à sua riqueza nutricional e aos vários modos como pode ser empregado na dieta.

As propriedades e nutrientes desta fruta variam de acordo com seu estado de maturação, e o mesmo vale para as indicações de seu consumo.

Confira as informações abaixo e descubra lendo os benefícios da fruta madura e verde, e quais se adequam mais às suas necessidade nutricionais.

Benefícios

A polpa é rica em fibras e gorduras, mas a gordura do coco faz muito bem à saúde e inclusive ajuda a emagrecer.

Por ser de fácil digestão, as gorduras encontradas nele ajudam a queimar a gordura corporal e também aceleram o metabolismo.

Conheça: 2 dietas que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso

Este potencial da fruta começou a ser difundido mais recentemente, quando dietas à base do óleo de coco tornaram-se populares.

Estas “gorduras emagrecedoras”, no entanto, só são encontradas no coco já maduro, não se aplicando à polpa verde nem à água.

Além de ajudar a emagrecer, as gorduras presentes também ajudam a equilibrar o funcionamento da tireoide, fortalecer o sistema imunológico, fortalecer o coração e aumentar o colesterol positivo.

Ele também é rico em sais minerais, como potássio, sódio, fósforo e cloro, e também em vitaminas do complexo B, além das vitaminas A, C e E.

A presença de vitamina E faz do coco um alimento antioxidante, o que significa dizer que ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Leia também: Hábitos alimentares para combater o envelhecimento precoce

Benefícios do coco verde e água de coco

coco verde

Enquanto o coco maduro é rico em gorduras boas para o organismo e em sais minerais, o verde é rico em vitamina C. A maior “estrela” do coco verde, no entanto, não é sua polpa, mas sim a famosa água.

A água de coco é uma bebida muito comentada no verão por ser refrescante, nutritiva e um isotônico natural.

As bebidas isotônicas são ricas em água, sais minerais e carboidratos, o que as torna uma excelente fonte de reposição dos líquidos e minerais perdidos durante a prática de exercícios físicos.

A riqueza nutritiva dessa água também a torna um excelente remédio natural contra a desidratação e doenças do sistema digestivo.

Ela é um efetivo diurético e contribui para desintoxicar o organismo, além de promover uma “limpeza” do sistema digestivo.

Além de sais minerais, a água de coco é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C, e também contribui para fortalecer o sistema imunológico.

Por ser pouco calórica, bastante nutritiva e ajudar a metabolizar os alimentos, essa água é indicada em dietas de emagrecimento como opção de lanche saudável e que proporciona saciedade.

Por todas essas razões, mesmo sendo mais comentada no verão, vale consumir essa água o ano inteiro!

  • DebMandal, M., & Mandal, S. (2011). Coconut (Cocos nucifera L.: Arecaceae): In health promotion and disease prevention. Asian Pacific Journal of Tropical Medicine. https://doi.org/10.1016/S1995-7645(11)60078-3
  • Canapi, E., Agustin, Y., Moro, E., Pedrosa, E. J., & Bendano, M. L. (2009). Coconut Oil. In Bailey’s Industrial Oil and Fat Products. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1071/SR99116