Cistos nos rins: quais são os sintomas?
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Certamente você já ouviu falar mais de uma vez sobre os cistos nos rins. Na realidade, trata-se de algo realmente comum entre a população e que não traz excessiva gravidade. Mas, mesmo assim, vale a pena conhecer um pouco mais como eles surgem e quais são os possíveis sintomas que acompanham sua aparição. Explicaremos a seguir.
O que são os cistos nos rins ou renais?
Todos conhecem a importante função que os rins cumprem: eles filtram o nosso sangue, limpam nosso organismo, controlam os níveis de sal do nosso corpo e afastam as substâncias residuais que eliminamos pela urina. São dois órgãos essenciais para a nossa existência, daí a importância de conhecer quais possíveis doenças estão associadas aos rins.
Mas, vamos falar sobre o tema central. O que é realmente um cisto no rim? Bom, um cisto é uma bolsa ou saco fechado cheio de ar ou líquido. Normalmente estão cheios de um líquido aquoso, são como nódulos que emergem da superfície do próprio rim ou dos néfrons.
O normal é que sejam pequenos como uma lentilha, mas já houve casos destes cistos serem tão grandes como uma maçã. Crescem pouco a pouco, e o que existe em seu interior, não tende a ser pus nem sangue, somente um líquido inócuo.
Descubra: 5 bebidas à base de ervas para prevenir pedras nos rins
Quem tende a sofrer com os cistos nos rins?
Em primeiro lugar, temos que retirar a excessiva gravidade do assunto. Os cistos nos rins não são sinônimos de câncer e nem de uma complicação que vá nos retirar a qualidade de vida.
Os cistos simples nos rins são muito comuns à medida que vamos envelhecendo, sendo muito normal aparecer a partir dos 50 anos. Antes desta idade podemos inclusive ter um cisto, mas quando chegamos aos 55 ou 60 anos, podem aparecer muitos mais. E repetimos, eles tendem a ser inofensivos.
O que origina os cistos nos rins?
É normal que estes cistos apareçam com o passar dos anos devido ao fato de que os néfrons (as partes do rim encarregadas de filtrar o sangue) vão se tornando maiores e se enchem de líquidos.
Na verdade, os especialistas não sabem muito bem porque eles ocorres, somente reconhecem que acontece com o avanço da idade. Os cistos são como pequenas lesões que provocam a acumulação de líquido até que origina um nódulo de um tamanho pequeno.
Realçamos que estes cistos nos rins não são hereditários.
Se eu tiver um cisto no rim, é grave?
Em geral, os cistos não são graves. É algo associado com a idade e ocorre com muita frequência. Daí os chamamos simplesmente de “cistos simples dos rins”, e não tendem a causar tumores cancerígenos.
Eles são quase sempre inofensivos. Agora, temos que identificá-los e controlá-los. Se suas paredes forem grossas e irregulares, então podem sim estar associados a algum tipo de câncer. Mas 70% deles tendem a ser benignos e nada graves.
Quais os sintomas de um cisto nos rins?
Os cistos simples nos rins normalmente não causam sintomas. A grande maioria das pessoas não sabe que, na realidade, possuem um ou até mesmo 7 cistos nos rins, visto que eles não apresentam sintomas.
As pessoas descobrem de modo casual, através de exames de raios X ou uma tomografia computadorizada. Mas, caso estes cistos se rompam, então sim, existe uma gravidade a ser levada em conta.
Neste momento, perceberemos uma série de sintomas que deveremos saber identificar, para então procurar um médico:
- Dor no abdômen, costelas, quadris, estômago ou nas costas.
- Febre.
- Ir ao banheiro urinar muitas vezes e aparecer sangue na urina.
- Pressão alta.
Como os cistos simples nos rins são tratados?
Visto que em geral os cistos não são graves, não tendem a ser tratados. Mas, se um cisto exercer muita pressão no rim, acabará dificultando sua função e então não caberá outra opção senão a intervenção. E como é esta intervenção? Pode ser de dois tipos, dependendo de onde o cisto se encontra e de seu tamanho:
- Aspiração ou escleroterapia: mediante uma injeção, o líquido do cisto é eliminado.
- Cirurgia: em geral, realiza-se uma laparoscopia usando instrumentos finos que são inseridos através de pequenas incisões no abdômen. Durante a cirurgia, o médico drena o cisto e logo o corta ou queima. A cirurgia é feita rapidamente e o período de internação é de poucos dias no hospital.
Leia também: Experimente essas 4 batidas depurativas, deliciosas e saudáveis
É possível prevenir os cistos nos rins?
Em geral, os cistos aparecem com a idade. Porém, um modo básico de manter sempre em bom estado dos rins é manter uma boa qualidade de vida. E você já sabe como:
- Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas;
- Beba dois litros de água por dia;
- Evite o sal, as farinhas refinadas, o açúcar e os refrigerantes;
- Consuma frutas e verduras frescas, evitando carnes vermelhas;
- Beba sucos de frutas naturais;
- Beba, durante 10 dias no mês, um copo pequeno de água com uma colher de bicarbonato de sódio depois de seus jantares.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse. (2009). Los riñones y cómo funcionan. National Institute of Health. https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.1004171
- FOMINAYA, H. (2010). Sistema urinario. In Atlas de ecografía clínica abdomnal en pequeños animales. https://doi.org/10.1080/17518253.2010.482065
- Angela Delucchi, B., & Francisco Cano, S. (1990). INSUFICIENCIA RENAL CRONICA. Revista Chilena de Pediatria. https://doi.org/10.1016/B978-84-8086-310-0.50022-1
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.