Cereais, bons para o coração e para o cérebro
A última Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente aos anos de 2008 e 2009, mostra que o consumo de cereais no Brasil ainda é bem baixo.
Segundo o levantamento, apenas 2,2% da população costuma consumir flocos à base de milho, trigo e aveia. E, por incrível que pareça, o índice despenca entre os jovens: só 1,7% deles consumem com regularidade.
Apesar de taxas tão pequenas, tanto a indústria como as autoridades em saúde apostam na maior presença desses grãos no cardápio verde e amarelo. Prova disso foi sua recente inserção na pirâmide alimentar brasileira.
O destaque para os flocos de milho e seus parceiros ultrapassa fronteiras. Uma revisão de estudos publicada no Jornal Italiano de Pediatria reforça o impacto do café da manhã na saúde de gente de qualquer idade, sobretudo se for à base de cereais matinais.
Pode te interessar: Os 4 melhores cereais para o café da manhã
Benefícios do cereais
Coração protegido
Um dos principais pontos levantados pelo documento italiano são os benefícios de uma porção matinal para o coração.
Os farelos de aveia e de trigo fornecem fibras solúveis, que auxiliam na redução de triglicérides e do colesterol ruim. Já a beta-glucana, fibra típica da aveia, se une às moléculas de gordura, formando um complexo eliminado nas fezes.
Consumir cerca de 5 colheres de sopa do grão por dia reduz em 5% os níveis do mau colesterol. Tem mais: pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, notaram um elo entre o consumo de cereais e a redução do risco de pressão alta em homens de meia-idade.
Intestino eficiente
Se as fibras solúveis são amigas dos vasos, as insolúveis dão aquela forcinha ao sistema digestivo. Na Universidade de Leeds, na Inglaterra, cientistas analisaram os efeitos da ingestão do farelo de trigo em 153 voluntários. Eles viram que após duas semanas houve melhoras no trânsito intestinal e até mesmo na disposição dos participantes.
Memória afiada
Dentro de um desjejum equilibrado, o cereal traz vantagens para o cérebro. Os dados coletados indicam uma íntima relação entre o que colocamos na tigela logo cedo e o bom funcionamento da nossa rede de neurônios.
É que os flocos de milho e companhia são fontes de nutrientes imprescindíveis às funções cognitivas: em crianças e adolescentes, melhoram a performance na escola e, nos mais velhos, asseguram agilidade mental e memória afiada.
A falta de vitamina B12 pode atrapalhar o desempenho cerebral. Por sorte, sua presença em cereais garante as cotas diárias de que precisamos.
Peso controlado
Começar o dia com flocos de milho e afins também faz diferença para aqueles que se preocupam com a balança. Um experimento com adolescentes americanas mostrou que saborear uma porção de cereal com leite logo cedo reduz os abusos no almoço e a vontade de beliscar à tarde.
Por falar em gente jovem, incluindo as crianças – público que costuma pular o café da manhã ou apelar para soluções rápidas -, fica ainda mais importante a adoção dos cereais em sua alimentação. Por causa das fibras e vitaminas, os grãos ainda deixam pra trás aquele copo de leite com achocolatado, rapidamente absorvido pelo corpo.
Leia também: Os três melhores cereais para perder peso
Lembre-se
Não se esqueça de checar o rótulo das caixas. Alguns cereais possuem um alto teor de corantes e sódio, que podem prejudicar o organismo. Quanto mais natural e livre de aditivos, melhor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Slavin, J. (2003). Los Cereales Integrales y la Salud. Universidad de Minnesota. https://doi.org/10.1038/sj.tpj.6500245r6500245 [pii].
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.