Causas da afonia e seu tratamento

22 de julho de 2019
Quando a afonia se deve a causas menores, como resfriado ou irritação, geralmente não dura mais de uma semana.

A afonia é a perda da voz e pode ser total, parcial ou ser uma alteração da voz que geralmente acaba em um dos dois tipos anteriores. A afonia pode ser imediata ou progressiva. Neste artigo veremos como tratar a afonia dependendo de suas causas.

Quando a afonia se deve a causas menores, como resfriado ou irritação, geralmente não dura mais de uma semana. No entanto, se a causa for decorrente de lesões nas cordas vocais, a afonia pode ser crônica ou persistente.

Este problema também pode ter outras causas, como:

  • o uso excessivo da voz,
  • gritando,
  • sofrendo uma alergia,
  • ou refluxo gástrico que chega à garganta.

Além disso, essa perda de voz também pode ser devido ao consumo de tabaco e álcool, crescimento de vírus e doenças que paralisam as cordas vocais. Além disso, a exposição a determinadas condições ambientais, como ar condicionado, é outra causa comum de perda de voz.

Como tratar a afonia

Evitar gritar para prevenir e tratar a afonia

Para recuperar a voz, é necessário reduzir a irritação e a inflamação das cordas vocais. Para isso, você pode seguir estas recomendações:

Repousar a voz

É aconselhável parar de falar por uns dois dias, tanto quanto possível. Além disso, você deve evitar tossir, pigarrear e respirar pela boca.

Hidratação

É importante manter as cordas vocais hidratadas, portanto, tente beber pelo menos 2 litros de água por dia. Desta forma, você reduz a sensação de secura na garganta. No inverno, as cordas vocais também são ressecadas pelos sistemas de aquecimento. É aconselhável então, manter a umidade ambiental entre 40-60%.

Leia também: Como cuidar da garganta durante o ano todo

Remédios naturais para tratar a afonia

A afonia não dói, mas sim incomoda muito. Alguns dos remédios naturais que você pode usar para o seu tratamento são:

1. Água e Limão

O gargarejo de água quente com suco de limão é um bom remédio para o tratamento da afonia. Isto é devido às propriedades antissépticas da vitamina C do limão.

2. Leite com mel

Beber um copo de leite com duas colheres de sopa de mel no início do dia e na hora de dormir ajudará você a acalmar sua garganta e a recuperar a sua voz.

3. Gengibre com limão ou mel

A raiz de gengibre possui propriedades benéficas para a voz e ajuda a eliminar o muco. O resultado da combinação das propriedades do gengibre com limão ou mel é um remédio muito eficaz para recuperar a voz.

4. Própolis para tratar a afonia

É um antibiótico natural perfeito para aliviar qualquer problema da garganta. O própolis possui atividade antimicrobiana, portanto ajuda a eliminar algumas das bactérias e vírus responsáveis ​​por essa condição.

Isso, juntamente com suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e imunoestimulantes, torna o própolis uma substância útil para melhorar e prevenir problemas da garganta e, em geral, do trato respiratório, que podem levar à afonia.

Não deixe de ler também: Como tomar própolis ao sentir os primeiros sintomas de gripe e resfriado

5. Infusão de sálvia

A sálvia é uma planta que contém uma grande quantidade de mucilagem, uma fibra solúvel que ajuda a suavizar a garganta. Além disso, também atua como um poderoso reparador das membranas mucosas, ajudando a aliviar o desconforto e a irritação.

6. Alcaçuz

É outro dos melhores remédios naturais para a afonia, porque essa planta possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes. Portanto, ajuda a abrir as vias respiratórias e assim a afonia vai desaparecendo. É aconselhável tomar uma infusão várias vezes ao dia.

Tratamento farmacológico para tratar a afonia

O ibuprofeno alivia a inflamação da garganta

Quando há afonia e desconforto na garganta, você pode recorrer a um anti-inflamatório como o ibuprofeno de 400 mg. Você também pode usar pastilhas com efeito antisséptico e, às vezes, anestésico.

Além disso, este tipo de produtos estimula a produção de saliva e reduz a irritação. Você nunca deve tomar antibióticos para tratar a afonia, a menos que seja prescrito por um médico, porque há uma infecção bacteriana na garganta.

Como prevenir a afonia

É verdade que você não pode controlar todas as circunstâncias, mas pode seguir algumas recomendações para evitar a afonia, tais como:

  • Não grite regularmente, controle o volume da voz, evite falar por muito tempo em ambientes barulhentos.
  • Evite alimentos picantes e o consumo de álcool.
  • Trate alergias, resfriados e problemas digestivos quando eles ocorrem.
  • Não fume.
  • Beba água abundantemente.
  • Aqueça a voz e faça exercícios de relaxamento.
  • Exercite-se regularmente, porque isso aumenta o tônus ​​muscular. Isso ajuda a manter uma boa postura e respiração, que são necessários para falar corretamente.

Como dissemos, normalmente, a afonia não costuma durar mais de uma semana. Entretanto, se os sintomas persistirem por mais tempo, é aconselhável consultar o especialista para evitar que o problema se torne crônico.

  • Lara Peinado, A., & Sistiaga Suárez, J. A. (2007). Patología de la voz Anatomía del sistema fonatorio. Medicine.

  • Rodrigues, K. A., Chiari, B. M., Lederman, H. M., Neto, I. C. de O., Menezes, F. T., Manrique, D., & Gonçalves, M. I. R. (2012). Disfagia associada à disfonia psicogênica: relato de caso TT  – Dysphagia associated to psychogenic dysphonia: case report. Distúrb. Comun.

  • Peña, C. (2010). La disfonía. Revista Digital Para Profesores de La Enseñanza.