A canela: essencial para a saúde
A canela apresenta a incrível capacidade de fornecer um sabor bem especial aos pratos, seja ou em um chá quente ou na banana gratinada. Independente de sua forma, em pau ou em pó, ela apresenta diversos benefícios para a saúde.
Acredita-se que apenas meia colher de chá do pó de canela por dia seja suficiente para sentir a diferença e os benefícios na sua saúde.
O que é?
A canela que compramos normalmente em supermercados é realmente o córtex da árvore, vendido como pau ou em um pó. Os dois tipos mais populares de canela são ceilão e a cassia, que se derivam de diversas árvores.
Vantagens de consumir
A canela apresenta propriedades anti-fungos, antibacterianas, bem como anti-parasitas. É bastante eficaz contra a candidíase vaginal, candidíase oral, úlceras estomacais e os piolhos principalmente.Também tem propriedades anti-inflamatórias.
Recomendamos também a leitura: 6 cafés da manhã veganos que não vai querer perder
Além disso, é uma fonte excelente de manganês, de fibra dietética, de ferro e de cálcio. A combinação de cálcio e de fibra pode ajudar a não utilizar a bílis, prevenindo assim o dano às células e ajudando a prevenir o câncer de cólon. Ao mesmo tempo, as fibras também podem ajudar com o alívio da prisão de ventre.
Ajuda a controlar o diabetes
Este alimento é rica em cromo, um elemento químico que aumenta a sensibilidade à insulina ao mesmo tempo que ajuda no controle da glicemia do sangue. Os baixos níveis de cromo no organismo também aumentam a intolerância à glicose.
Estudos realizados indicam que uma substância encontrada no extrato de canela, o polifenol MHCP, reproduziria a ação da insulina nas células, auxiliando na redução dos níveis de glicose no sangue.
Regula o colesterol
A redução dos níveis de colesterol se dá pelo resultado da ação dos antioxidantes que podem ser encontrados na canela o que consequentemente, ajudará no combate ao mau colesterol.
Recomendamos também a leitura: Benefícios do chá verde para a saúde dental
Receita de Biscoitos de Canela
Ingredientes
- 2 ovos;
- 200 g de farinha de trigo;
- 4 colheres de sopa de maisena;
- 1 colher de sopa de adoçante tipo granular;
- 2 colheres de sopa de margarina light;
- 2 colheres de chá de fermento em pó;
- 1 colher de chá de canela;
- Margarina light e farinha de trigo o quanto baste para untar.
Modo de Preparo:
- Primeiramente coloque todos os ingredientes num recipiente e misture até obter uma massa lisa e uniforme.
- Em segundo lugar, embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar cerca de 30 minutos.
- Logo após esse tempo, corte a massa em 4 porções e faça um bastão com cada porção.
- Em seguida corte os bastões, com uma faca afiada, em rodelas e faça 2 ligeiros cortes sobre cada bolacha.
- Ligue o forno em temperatura média enquanto unta uma assadeira com margarina light e farinha de trigo. Distribua as bolachas, deixando um espaço entre elas.
- Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por cerca de 20 minutos ou até que comecem a dourar.
- Por fim, retire as bolachas do forno, espere esfriar e sirva a seguir.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- CASTRO, Ricardo Dias de et al. Atividade antifúngica do óleo essencial de Cinnamomum zeylanicum Blume (canela) e sua associação com antifúngicos sintéticos sobre espécies de Candida. 2010.
- Khatib, A., Kim, M. e Chung, S. (2005). Anti-inflammatory activities of cinnamomum burmanii. Food Sci. Biotechnol, 44(2), 223-227.
- Leach, J. e Kumar, S. (2012). Cinnamon for diabetes mellitus. Cochrane Database Syst
Rev, 9, CD007170. doi: 10.1002/14651858.CD007170.pub2
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.