Café ou chá de Matcha: 9 fatos para ajudar você a escolher

Quando acordamos de manhã, muitas vezes precisamos do impulso de energia que uma bebida com cafeína pode nos dar. Continue lendo e diremos qual escolher.
Café ou chá de Matcha: 9 fatos para ajudar você a escolher
Anna Vilarrasa

Revisado e aprovado por a nutricionista Anna Vilarrasa.

Última atualização: 15 julho, 2023

Entre as muitas escolhas que temos que fazer na vida, existe também aquela relacionada à infusão que tomaremos pela manhã para nos reativar ou à tarde para nos encontrarmos para conversar. Café ou chá de matcha? Esse é o dilema. A seguir, conheceremos as vantagens e benefícios de ambas as bebidas, bem como as razões para preferir uma ou outra.

Benefícios do Chá Matcha

O chá Matcha (Camellia sinensis) é uma variedade de chá verde. É originalmente da China, depois se estendeu para o Japão e o resto do mundo. Esta bebida é um pouco parecida com a que preparamos colocando o saquinho na xícara.

No entanto, difere em outros aspectos. Para começar, a folha da planta foi moída em pedra, ou seja, vem em um pó fino, que é adicionado à água quente e batido, resultando em uma textura um tanto terrosa.

Atualmente, várias investigações foram realizadas, sobre os benefícios atribuídos a esta infusão. Vejamos o que diz a ciência:

  • Memória e atenção em um estudo randomizado, bebidas e produtos com infusão de matcha foram administrados aos participantes; evidências sugerem que pode induzir efeitos na atenção e na memória secundária.
  • Alerta e cognição: a combinação de cafeína e l-teanina, presente no chá matcha, melhora o estado de alerta e o desempenho em tarefas cognitivamente exigentes, de acordo com os resultados da pesquisa mencionada.
  • Antioxidante e anticarcinogênico: os derivados de catequina presentes no chá verde (como epigalocatequina galato) são polifenóis considerados benéficos para a saúde; estudos sobre o assunto indicam que possuem grande potencial anticancerígeno.
  • Saúde do coração: também se considera que as catequinas contribuem para a manutenção da saúde do coração. De fato, pesquisas recentes afirmam que o consumo de chá verde não está associado a um risco aumentado de doença cardiovascular.

Benefícios do café

Apesar de seu uso ser frequentemente questionado, por estar relacionado a distúrbios do sono e problemas gastrointestinais, os benefícios do café também são diversos; entre eles, merecem destaque:

  • Diabetes: alguns resultados de pesquisas sugerem que o consumo de café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2.
  • Câncer: uma revisão de 2017 encontrou uma possível associação entre o consumo de café e a diminuição do risco de câncer de próstata, oral/faríngeo, colorretal e outros.
  • Alzheimer: em estudos sobre o assunto, também é indicado que a cafeína pode ajudar no combate ao Alzheimer; devido ao seu efeito neuroprotetor; no entanto, os resultados ainda são inconclusivos.
  • Dor de cabeça: uma revisão descobriu que a cafeína pode ser um complemento para o alívio da dor no tratamento de dores de cabeça tensionais e enxaquecas quando combinada com medicamentos sem receita.

Café ou chá Matcha: 9 diferenças e semelhanças

Agora, como cada uma dessas infusões tem seus benefícios, você deve estar se perguntando qual é melhor: café ou chá matcha? Vejamos os benefícios e a discrepância entre os dois, que o ajudarão a escolher:

1. Teor de cafeína

Em uma xícara de café pode haver entre 80 e 150 mg dessa substância; o chá matcha também contém cafeína, embora em menor grau (35 mg). Segundo alguns estudos, isso se deve ao fato de o café ser moído mais fino e sua concentração ser maior, enquanto o chá costuma ser mais diluído.

2. Efeito antioxidante

Em ambos existem componentes com potencial efeito antioxidante, como polifenóis e flavonoides (um pouco mais no café), além da vitamina C (presente apenas no chá). No entanto, a lactonização e a polimerização causam degradação dos polifenóis do café.

3. Vícios e irritabilidade

Diz-se que o efeito do café pode ser mais intenso, mas ao mesmo tempo passar mais rápido; por isso é comum consumi-lo com mais frequência, o que contribuiria para o desenvolvimento da dependência da cafeína, gerando ansiedade e irritabilidade quando sua ingestão é suspensa.

4. Aumento de gastrite e hipertensão

O café pode ser ruim para algumas pessoas ; por exemplo, seu consumo foi associado a gastrite e hipertensão.

5. Contribuição de nutrientes

Além da vitamina C, o chá fornece outros nutrientes (como clorofila e vitamina A), que o café não possui.

6. Aceleração do metabolismo

Diz-se que a cafeína, presente em ambos, pode ajudar a acelerar o metabolismo, ajudando assim a reduzir a gordura corporal e a emagrecer. Embora o ideal seja não adicionar açúcar, seja qual for a escolha.

7. Efeito diurético

Por ser feito com mais água, o chá tende a ter um efeito diurético maior. Isso é bom para quem tem uma infecção renal; mas nem tanto para quem sofre de incontinência urinária. Consumido em excesso, pode causar micção recorrente, levando à desidratação e perda de eletrólitos.

8. Ajuda na constipação

Considera-se que o café, ao estimular a atividade do cólon, pode ajudar a combater a constipação, principalmente em adultos mais velhos. Enquanto o chá em grandes quantidades causa o efeito oposto.

9. Sabor mais agradável ao paladar

E por último, é possível que o café seja mais versátil, em termos de combinações, com cacau ou leite, biscoitos; e tem um sabor mais agradável ao paladar. Embora este último seja uma questão de gosto ou costumes.

Então qual escolher?

O café ou chá Matcha podem ser boas opções como bebida estimulante, seja de manhã ou à noite. Ambos fornecem benefícios para a saúde. Claro, você deve tomá-los com moderação e prepará-los de maneira saudável.

Portanto, você também precisa pensar em como eles podem afetá-lo. E como cada caso é particular, o melhor é ir a um nutricionista, para tomar a melhor decisão.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.