Café ou chá de Matcha: 9 fatos para ajudar você a escolher

Quando acordamos de manhã, muitas vezes precisamos do impulso de energia que uma bebida com cafeína pode nos dar. Continue lendo e diremos qual escolher.
Café ou chá de Matcha: 9 fatos para ajudar você a escolher
Anna Vilarrasa

Revisado e aprovado por a nutricionista Anna Vilarrasa.

Última atualização: 15 julho, 2023

Entre as muitas escolhas que temos que fazer na vida, existe também aquela relacionada à infusão que tomaremos pela manhã para nos reativar ou à tarde para nos encontrarmos para conversar. Café ou chá de matcha? Esse é o dilema. A seguir, conheceremos as vantagens e benefícios de ambas as bebidas, bem como as razões para preferir uma ou outra.

Benefícios do Chá Matcha

O chá Matcha (Camellia sinensis) é uma variedade de chá verde. É originalmente da China, depois se estendeu para o Japão e o resto do mundo. Esta bebida é um pouco parecida com a que preparamos colocando o saquinho na xícara.

No entanto, difere em outros aspectos. Para começar, a folha da planta foi moída em pedra, ou seja, vem em um pó fino, que é adicionado à água quente e batido, resultando em uma textura um tanto terrosa.

Atualmente, várias investigações foram realizadas, sobre os benefícios atribuídos a esta infusão. Vejamos o que diz a ciência:

  • Memória e atenção em um estudo randomizado, bebidas e produtos com infusão de matcha foram administrados aos participantes; evidências sugerem que pode induzir efeitos na atenção e na memória secundária.
  • Alerta e cognição: a combinação de cafeína e l-teanina, presente no chá matcha, melhora o estado de alerta e o desempenho em tarefas cognitivamente exigentes, de acordo com os resultados da pesquisa mencionada.
  • Antioxidante e anticarcinogênico: os derivados de catequina presentes no chá verde (como epigalocatequina galato) são polifenóis considerados benéficos para a saúde; estudos sobre o assunto indicam que possuem grande potencial anticancerígeno.
  • Saúde do coração: também se considera que as catequinas contribuem para a manutenção da saúde do coração. De fato, pesquisas recentes afirmam que o consumo de chá verde não está associado a um risco aumentado de doença cardiovascular.

Benefícios do café

Apesar de seu uso ser frequentemente questionado, por estar relacionado a distúrbios do sono e problemas gastrointestinais, os benefícios do café também são diversos; entre eles, merecem destaque:

  • Diabetes: alguns resultados de pesquisas sugerem que o consumo de café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2.
  • Câncer: uma revisão de 2017 encontrou uma possível associação entre o consumo de café e a diminuição do risco de câncer de próstata, oral/faríngeo, colorretal e outros.
  • Alzheimer: em estudos sobre o assunto, também é indicado que a cafeína pode ajudar no combate ao Alzheimer; devido ao seu efeito neuroprotetor; no entanto, os resultados ainda são inconclusivos.
  • Dor de cabeça: uma revisão descobriu que a cafeína pode ser um complemento para o alívio da dor no tratamento de dores de cabeça tensionais e enxaquecas quando combinada com medicamentos sem receita.

Café ou chá Matcha: 9 diferenças e semelhanças

Agora, como cada uma dessas infusões tem seus benefícios, você deve estar se perguntando qual é melhor: café ou chá matcha? Vejamos os benefícios e a discrepância entre os dois, que o ajudarão a escolher:

1. Teor de cafeína

Em uma xícara de café pode haver entre 80 e 150 mg dessa substância; o chá matcha também contém cafeína, embora em menor grau (35 mg). Segundo alguns estudos, isso se deve ao fato de o café ser moído mais fino e sua concentração ser maior, enquanto o chá costuma ser mais diluído.

2. Efeito antioxidante

Em ambos existem componentes com potencial efeito antioxidante, como polifenóis e flavonoides (um pouco mais no café), além da vitamina C (presente apenas no chá). No entanto, a lactonização e a polimerização causam degradação dos polifenóis do café.

3. Vícios e irritabilidade

Diz-se que o efeito do café pode ser mais intenso, mas ao mesmo tempo passar mais rápido; por isso é comum consumi-lo com mais frequência, o que contribuiria para o desenvolvimento da dependência da cafeína, gerando ansiedade e irritabilidade quando sua ingestão é suspensa.

4. Aumento de gastrite e hipertensão

O café pode ser ruim para algumas pessoas ; por exemplo, seu consumo foi associado a gastrite e hipertensão.

5. Contribuição de nutrientes

Além da vitamina C, o chá fornece outros nutrientes (como clorofila e vitamina A), que o café não possui.

6. Aceleração do metabolismo

Diz-se que a cafeína, presente em ambos, pode ajudar a acelerar o metabolismo, ajudando assim a reduzir a gordura corporal e a emagrecer. Embora o ideal seja não adicionar açúcar, seja qual for a escolha.

7. Efeito diurético

Por ser feito com mais água, o chá tende a ter um efeito diurético maior. Isso é bom para quem tem uma infecção renal; mas nem tanto para quem sofre de incontinência urinária. Consumido em excesso, pode causar micção recorrente, levando à desidratação e perda de eletrólitos.

8. Ajuda na constipação

Considera-se que o café, ao estimular a atividade do cólon, pode ajudar a combater a constipação, principalmente em adultos mais velhos. Enquanto o chá em grandes quantidades causa o efeito oposto.

9. Sabor mais agradável ao paladar

E por último, é possível que o café seja mais versátil, em termos de combinações, com cacau ou leite, biscoitos; e tem um sabor mais agradável ao paladar. Embora este último seja uma questão de gosto ou costumes.

Então qual escolher?

O café ou chá Matcha podem ser boas opções como bebida estimulante, seja de manhã ou à noite. Ambos fornecem benefícios para a saúde. Claro, você deve tomá-los com moderação e prepará-los de maneira saudável.

Portanto, você também precisa pensar em como eles podem afetá-lo. E como cada caso é particular, o melhor é ir a um nutricionista, para tomar a melhor decisão.

Pode interessar a você...
7 coisas que você deve fazer antes de tomar sua primeira xícara de café do dia
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 coisas que você deve fazer antes de tomar sua primeira xícara de café do dia

Descubra quais são as coisas que você deve fazer antes de tomar sua primeira xícara de café e que melhoram o impacto do produto em sua saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.