Brincar com massa de modelar: benefícios para as crianças

12 de março de 2019
Brincar com massa de modelar traz muitos benefícios para as crianças, por meio dessa massinha flexível as crianças materializam as figuras que possuem em sua imaginação, desenvolvendo a criatividade e as habilidades motoras. 

Brincar com massa de modelar tem grandes benefícios durante o processo de crescimento e educação das crianças. Com a massinha os pequeninos da casa transformam em realidade todas as figuras ou formas, que têm em sua imaginação.

As crianças, depois do primeiro ano de idade podem começar a brincar com massa de modelar. Desta forma, começam a reconhecer as texturas e a praticar alguns movimentos com a mão. Como aprender a pegar, ou passar um objeto de uma mão para a outra.

Massa de modelar

A massa de modelar é um plástico flexível que todas as crianças gostam muito de manipular, uma vez que esta pode mudar de maneiras diferentes, pode separar-se e voltar a unir-se, sem alterar sua composição original.

Brincar com massa de modelar para as crianças: Desenvolve as habilidades motoras finas

Você a consegue em lojas de cores diferentes, mas também pode elaborá-la de forma caseira, com óleo, farinha, sal, água, corante, muito rapidamente. Este material foi criado para substituir a argila, pois não seca e se compacta muito rapidamente.

Embora para algumas mães represente uma preocupação, porque brincar com esta massinha significa sujar-se ou ficar grudada na roupa, para outras mães é uma parte importante da aprendizagem.

Benefícios de brincar com a massa de modelar

Abaixo você encontrará alguns benefícios para as crianças ao brincar com esta divertida massinha.

1. Promove o relaxamento em crianças

Fazer figuras com massa de modelar contribui para o relaxamento das crianças quando estão muito inquietas, pois para trabalhar com esse material elas devem estar sentadas, concentradas e calmas.

2. Desenvolve as habilidades motoras finas

Amassar, separar, e depois juntar a massinha, são movimentos que colaboram com o aprendizado da escrita. Melhoram a força, destreza e agilidade nas mãos, e especialmente nos dedos.

3. Identificam as cores

Certamente, para algumas crianças o processo de identificação das cores é um pouco difícil, brincar com a massa de modelar é uma atividade ideal para elas conhecerem os diferentes tons, como os primários: azul, vermelho e amarelo.

4. Diferenciam quantidades

Além de aprender as cores as crianças reconhecem a diferença de grandes ou pequenas porções, pouco ou muito, melhorando a capacidade de comparação, e a numérica.

5. Desenvolve os sentidos

Brincar com massa de modelar para as crianças: Desenvolve os sentidos

Às vezes, as crianças que brincam com massinha de modelar desenvolvem vários sentidos de uma só vez. O olfato porque geralmente a massinha tem um cheiro agradável, o tato porque criam diferentes texturas quando pressionam a massa, e a visão, quando moldam e identificam as figuras que formam.

Recomendamos que você leia: 15 brinquedos para estimular a aprendizagem em seus filhos

6. Promove a criatividade

As crianças podem criar todas as formas que têm em suas mentes. Na maioria das vezes dão vida às suas criações.

7. Incentiva o trabalho em equipe

As crianças quando estão fazendo atividades em grupo podem brincar com a massa de modelar. Isso, além de ensiná-las a compartilhar os materiais, ajudam outros integrantes a participarem da criação de novas figuras.

8. Reforça a autoestima das crianças

Sem dúvida alguma, criar figuras de massinha aumenta a autoestima das crianças, pois elas se sentem satisfeitas quando terminam a atividade e veem que seu trabalho ficou bem feito. E também nos momentos que outra pessoa as parabeniza pela sua criação.

9. Aumenta a capacidade de concentração

Quando as crianças fazem formas ou figuras na massa de modelar tentam fazê-lo perfeitamente, por isso permanecem focadas por muito tempo, também é favorável para os pais, pois não precisam mudar de atividade em pouco tempo para distraí-las.

10. Assegura sua autonomia

Quando as crianças fazem suas figuras nessa massinha, elas decidem como serão ou de que cor serão, essa ação reforça sua tomada de decisão e sua autonomia.

Brincar com massa de modelar para as crianças: aumenta a capacidade de concentração

11. Melhora a linguagem das crianças

As brincadeiras com massinha de modelar expandem a linguagem das crianças, pois precisam aprender novos conceitos para expressar o significado das figuras que fazem.

Outros usos que você pode dar para a massa de modelar

As crianças quando começam a etapa escolar, além de manipular a massinha para brincar podem usá-la para:

  • Elaboração de modelos.
  • Material de apoio em exposições.
  • Substituir as pinturas.
  • Atividades escolares, recriando um momento do dia com os personagens.

Você deve ler: 8 dicas que ajudarão seu filho a superar a fobia escolar

Finalmente, as crianças devem brincar com massa de modelar porque que esta tem muitos benefícios, como os mencionados neste artigo. Além disso, ajuda no desenvolvimento de todos os sentidos de uma maneira fácil e divertida.

Em conclusão, ponha as crianças para brincar com massa de modelar, mas lembre-se de que isso deve ser sempre sob a supervisão de um adulto. Já que elas correm o risco de levar esse material à boca, e não devem ingeri-lo.