Dicas para entreter e brincar com um recém-nascido
Quando você olha para um bebê, vê um ser humano indefeso que depende de você. Pouco depois do seu nascimento, pode parecer que esse bebê está interessado apenas em dormir, sujar as fraldas e comer. No entanto, as brincadeiras com recém-nascidos são importantes para estimular todos os seus sentidos.
Inclusive, passar um tempo olhando para o rosto de seus pais é considerado o primeiro brinquedo desse bebê que acaba de chegar ao mundo.
Depois de estar em casa com o seu filho nos braços, chega um momento em que você se pergunta: agora, o que faço com o meu bebê? Seu corpo parece tão delicado que qualquer brinquedo, movimento ou brincadeira que você conheça pode dar a impressão de que vai machucá-lo. No entanto, existem maneiras de entreter o seu filho e, assim, mostrar e ensinar a ele tudo que está ao seu redor.
Por que as brincadeiras com recém-nascidos são importantes?
Elizabeth Alzate Grisales, em seu livro “Manual de Estimulação Adequada”, afirma que no primeiro mês os bebês estão encarando tudo como novidade; eles são muito dependentes de seus pais e seus movimentos são atos reflexos. As brincadeiras com recém-nascidos, além de serem uma forma de lhes mostrar o mundo, são necessárias para gerar confiança e segurança.
As brincadeiras os ajudam a estudar o comportamento facial para imitá-lo mais tarde e descobrir quais são os sons de alerta ou os tranquilizantes. Além disso, o contato físico com a mãe e o pai fará com que ele se sinta seguro.
Blanquez María e seus colaboradores explicam no livro “Cuidem de mim: um guia para mães e pais” que a parte socioafetiva é o mais importante nesta etapa. O bebê estabelece um vínculo com quem cuida dele, embora prefira que a sua mãe seja quem o alimente, cuide e console e que o papai seja quem brinque. Portanto, as brincadeiras favorecem o contato e a evolução afetiva.
Ideias de brincadeiras com recém-nascidos
As brincadeiras que podem ser praticadas com um bebê dependem do seu desenvolvimento em diferentes áreas, como motora-sensorial, cognitiva, linguística e socioafetiva. Durante o primeiro mês, os movimentos das pernas, braços e mãos são reflexos. Ele é capaz de levantar ligeiramente a cabeça, virá-la de lado e mantê-la alinhada com as costas.
No âmbito cognitivo, o seu olhar e as suas expressões são vagas e indiretas, lembra de objetos, chora quando quer alguma coisa, espera pela comida e para de chorar ao ser pego ou ao ver rostos familiares.
Quanto ao desenvolvimento linguístico, ele é capaz de fazer vocalizações como reflexo e sem intenção, chora para expressar fome, sono, desconforto ou dor e se sobressalta com ruídos repentinos e altos.
Quanto ao desenvolvimento socioafetivo, as suas reações respondem a estímulos internos. O bebê pode diferenciar a voz humana (principalmente a da mãe) e se acalma quando alguém fala com ele em uma voz suave e rítmica. É capaz de se acalmar quando o pegam no colo e gira a cabeça para procurar a fonte de som.
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Mova as perninhas e os braços do bebê
Você deve mover seus braços e pernas para cima e para baixo. Abra e feche, dobre e estique cuidadosamente 5 a 6 vezes.
Outro exercício recomendado durante o banho é mover os pés e as mãos para trás, girando com cuidado. Segure-o com uma mão e com a outra faça os movimentos nas articulações, exceto nos joelhos. Entretanto, faça isso em ordem: ombro, cotovelo, pulsos, dedos, quadris, tornozelos e assim por diante, de cima para baixo.
Ajude a sua concentração
Fique na frente do bebê para que ele olhe para você. Faça leves movimentos com a cabeça de um lado para o outro, cante ou faça algo engraçado para ajudá-lo a se concentrar.
Você também pode colocá-lo em um local escuro e devolvê-lo à luz após alguns segundos. Assim, você mostra que existe dia e noite, luz e escuridão.
Maneiras de se comunicar
Fique na frente do bebê e faça gestos com a boca, os olhos, o nariz ou as sobrancelhas. Assim, ele poderá conhecer expressões do rosto, como alegria, tristeza, raiva ou fome. Você pode fazer isso enquanto canta. Quando ele começar a balbuciar, responda, pois então ele saberá que essa é uma forma de se comunicar oralmente.
Dar carinho
Pegue o bebê no colo, abrace-o, deite-o ao seu lado, dance com ele para que ele sinta o contato físico e perceba o carinho através da linguagem corporal.
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Outras brincadeiras com recém-nascidos
Existem outras maneiras de brincar com um recém-nascido que são adequadas para promover o seu desenvolvimento. Aqui estão algumas ideias:
- Cantar: escolha qualquer música e cante para o seu bebê com frequência. Sons familiares repetitivos terão a capacidade de fazer com que ele se acalme em momentos de inquietação.
- Brinquedos: embora ainda seja muito pequeno, seu recém-nascido pode ter brinquedos que focalizam a sua atenção ou que possa acompanhar com o olhar. É por isso que os móbiles e os chocalhos são muito importantes na primeira fase da sua vida.
- Ler histórias: assim como cantar, a leitura de histórias todas as noites, usando diferentes tons de voz, fará com que o bebê se acalme e durma tranquilo.
Fazer brincadeiras com os recém-nascidos é uma maneira de lhes mostrar o mundo
O que você pode fazer para brincar com um recém-nascido é o básico. As atividades são necessárias para lhe mostrar o mundo e como ele funciona. Passe algum tempo com o seu filho mostrando-lhe a casa e o planeta ao seu redor enquanto vocês se divertem um pouco.
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- Elizabeth Alzate Grisales. Manual de Estimulación Adecuada: Bebés recién nacidos hasta los 2 años [Internet]. Medellín, Colombia. Instituto Universitario de Educación Física. [Revisado 2010; citado 2020 noviembre 25]. Disponible en: http://viref.udea.edu.co/contenido/pdf/229-manual.pdf
- Mary L. Gavin, MD. Aprendizaje, juego y su recién nacido [Internet]. Kidshealth: julio de 2019 [Consultado 25/11/2020] Disponible en: https://kidshealth.org/es/parents/learnnewborn-esp.html
- Blanquez, María. Cuídame: Guía para madres y padres [Internet]. Aragón, España. Gobierno de Aragón, Departamento de Salud y Consumo. [Revisado 2005; citado 2020 noviembre 25]. Disponible en: https://www.aeped.es/sites/default/files/3-cuidame_esp.pdf
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