5 benefícios dos terraços e telhados verdes
A popularidade de uma vida sustentável e respeitosa com a natureza está se tornando cada vez maior. A tendência ‘eco-friendly’ vem dominando os diferentes cenários da agenda social para garantir uma perspectiva mais saudável, tanto para as pessoas quanto para o planeta. Nesse panorama, os terraços e telhados verdes são alternativas benéficas.
Embora possa parecer uma fantasia dos anos 70, a verdade é que práticas que ajudam a reduzir a poluição ambiental também ajudam a melhorar a qualidade de vida. Infelizmente, a maioria das grandes cidades é dominada por concreto e asfalto, materiais que causam um aumento dramático na temperatura.
Foi demonstrado que um único telhado de asfalto pode gerar cerca de 70º C em sua superfície. Por esse motivo, o calor é comum nas metrópoles, resultado das selvas de pedras que são nossas cidades, ruas asfaltadas e outras áreas poluidoras.
Esta forma de construção é conhecida como “ilha de calor”. Entre outras coisas, porque a maioria das construções retém e acumula altas temperaturas por vários dias sem dissipá-las.
Por que os terraços e telhados verdes são benéficos?
Basicamente, são ecossistemas sustentáveis instalados diretamente em casa. Existem tipos diferentes, dependendo das características do telhado. Estes podem ser semi-extensivos ou extensivos. Em geral, eles servem para prolongar a vida útil da casa, permitindo uma melhor impermeabilização e otimizando o isolamento térmico.
Melhorias estéticas
As áreas verdes costumam ser muito bonitas. Em alguns casos, podemos observar grandes projetos paisagísticos que proporcionam ambientes elegantes e confortáveis, enquadrados em uma visão ecológica.
Atmosferas mais frias graças aos terraços e telhados verdes
Os terraços e os telhados verdes limpam o ar que é respirado nas casas onde foram construídos, o que implica uma maior oxigenação e um calor menos intenso no verão. Essa situação tem um importante efeito econômico, reduzindo as despesas com aparelhos elétricos que servem para regular a temperatura da casa.
Da mesma forma, há o benefício direto de contar com uma melhor qualidade do ar e prevenir problemas respiratórios, associados ao excesso de poluição por monóxido de carbono e outras substâncias poluentes comuns nos grandes centros urbanos.
Leia também: 6 maneiras de proteger sua casa da poluição do ar
Reciclagem e reutilização da água da chuva
O colapso das ruas, produto das fortes tempestades, é um problema relativamente comum. Ele é causado pelo alto número de sistemas de drenagem e esgoto, o que inevitavelmente acaba saturando e aumentando o volume de água desperdiçada e poluída nos centros urbanos.
Ao recuperar o ciclo natural, é possível reduzir as inundações como resultado das chuvas, outra das grandes vantagens dos terraços e telhados verdes. Eles também permitem a reutilização da água, após a purificação através de plantas e folhas que filtram substâncias contaminadas.
Menos ruído, mais tranquilidade
A convivência é muito mais agradável quando os barulhos incômodos são reduzidos. Um telhado verde ajuda a amortecer ou até isolar os sons de até 50 decibéis de fora da casa.
Esta situação ‘ecológica’ melhora a qualidade de vida das pessoas, especialmente para quem sofre de doenças nervosas ou trabalha dentro de casa, aumentando a produtividade.
Não deixe de ler: O ruído afeta nossa saúde: 5 consequências
Economia de energia
A vida útil média de um telhado protegido apenas com uma membrana de impermeabilização de asfalto é de 15 anos. Isso ocorre devido à exposição direta e contínua ao sol, assim como a todas as mudanças atmosféricas, principalmente devido a variações de temperatura.
Por outro lado, os terraços e telhados verdes protegem de maneiras bastante eficientes, graças ao fato de a cobertura vegetal reduzir e isolar o calor. Essa situação aumenta a vida útil do telhado em até 25 anos, o que se traduz em uma redução nos custos de manutenção da ordem de 40%.
Aumento dos terraços e telhados verdes em áreas urbanas
Os telhados verdes são um complemento para parques, jardins e outras áreas verdes nas cidades. Além de servirem como uma opção de lazer, eles contribuem para resolver os problemas do efeito estufa no mundo.
Por fim, podem ser espaços muito úteis para o cultivo e consumo interno de alimentos vegetais, especialmente nas áreas onde há muitos edifícios. Com o planejamento e o comprometimento das comunidades, os benefícios se tornam significativos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Caballero, M., Lozano, S., & Ortega, B. (2007). Efecto invernadero, calentamiento global y cambio climático: una perspectiva desde las ciencias de la tierra. Revista Digital Universitaria, 8(10). Retrieved from http://www.revista.unam.mx/vol.8/num10/art78/int78.htm
- Téllez, J., Rodríguez, A., & Fajardo, álvaro. (2006). Contaminación por monóxido de carbono: un problema de salud ambiental. Revista de Salud Pública, 8(1), 108–117. https://doi.org/10.1590/S0124-00642006000100010
- Contaminación atmosférica. (n.d.). Retrieved from https://www.agro.uba.ar/users/semmarti/Atmosfera/contatmosf.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.