Benefícios para a saúde de ouvir música

A música é uma ferramenta cada vez mais recorrente nos hospitais, pois ajuda a reduzir a dor e favorece a produção de endorfinas.
Benefícios para a saúde de ouvir música

Última atualização: 27 dezembro, 2021

Ouvir música é uma das atividades mais agradáveis que podemos realizar. A música é capaz de nos fazer sentir emoções, reavivar momentos, sonhar, pensar, fazer catarse, criar, divertir e até nos ajudar a nos conectarmos com os outros. Claramente, esta é uma atividade muito benéfica, mas como listamos todas as coisas boas que ela faz para nós? Vamos ver a seguir.

Ouvir música é eficaz no alívio da dor

Mulher feliz
  • A música lenta ajuda a desacelerar a respiração e os batimentos cardíacos, evitando sentimentos de angústia.
  • Pode reduzir a dor crônica de uma variedade de condições dolorosas, como osteoartrite e artrite reumatóide. Na verdade, a musicoterapia faz parte dos programas de tratamento para esse tipo de paciente.
  • Muitas vezes ajuda as pessoas com enxaqueca. Ajuda no combate às dores de cabeça crônicas e na redução da intensidade e duração das dores de cabeça crônicas, conforme indica esta pesquisa publicada na revista Jan, em 2016.
  • Portanto, pode-se afirmar que a musicoterapia é comumente usada em hospitais para:
    • Reduzir a necessidade de medicamentos durante o trabalho de parto.
    • Reduzir a dor pós-operatória.
    • Complementar o uso de anestesia durante a cirurgia.

Isso ocorre porque a música serve como uma distração, dá uma sensação de controle e faz com que o corpo libere endorfinas para neutralizar a dor.

Reduz a pressão arterial

Ao ouvir música relaxante pela manhã e à noite, as pessoas com hipertensão podem reduzir sua pressão arterial e mantê-la baixa. Isso decorre de um estudo publicado no Jornal Cubano de Psicologia em 2003.

Acelera a recuperação após um derrame cerebral

Como Ávila deduz de um estudo publicado em 2014, uma dose diária de suas músicas favoritas pode acelerar a recuperação de uma hemorragia ou de uma paralisia debilitante.

Quando os pacientes com derrame ouvem música por algumas horas por dia, a memória verbal e a capacidade de atenção geralmente melhoram.

Aumenta sua imunidade

Os cientistas explicam que a música pode criar uma experiência emocional positiva e profunda que leva à secreção de hormônios que aumentam o sistema imunológico. Isso, por sua vez, contribui para a redução dos fatores responsáveis pela doença. 

Da mesma forma, ouvir música também pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. Níveis mais elevados de cortisol podem levar a uma diminuição da resposta imunológica.

A música produz um aumento em vários hormônios: serotonina, dopamina e oxitocina.

Aumenta a memória e o desempenho de aprendizagem

Menino tocando violino

Ouvir música ou tocar um instrumento pode promover o aprendizado.

No caso da música de Mozart e música barroca, eles ativam o cérebro esquerdo e direito. A ação simultânea do cérebro esquerdo e direito maximiza o aprendizado e a retenção de informações.

Por outro lado, estudar ativa o hemisfério esquerdo, enquanto a música ativa o hemisfério direito do cérebro.

Além disso, atividades que estão encaixadas em ambos os lados do cérebro, como tocar um instrumento e cantar, tornam o cérebro mais capaz de processar informações.

Aumenta a concentração e a atenção

Como afirma Tobar no artigo publicado na Revista EducAcción em 2013, a música relaxante melhora a duração e a intensidade da concentração. Isso também acontece em todas as idades e níveis de habilidade.

Melhora o movimento e a coordenação corporal

dança

Finalmente, a música reduz a tensão muscular e o movimento corporal e melhora a coordenação. Ela também desempenha um papel importante no desenvolvimento, manutenção e restauração da função física na reabilitação de pessoas com distúrbios do movimento.

Em suma, a música é um fenômeno cultural que influencia diretamente nosso humor. Ouvir música também ativa partes do nosso cérebro de uma forma benéfica para a nossa saúde. Por último, faz com que liberemos endorfinas, o que sempre nos faz sentir melhor.

This might interest you...
8 benefícios de tocar um instrumento musical na infância
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
8 benefícios de tocar um instrumento musical na infância

Existem razões para aprender a tocar um instrumento musical na infância? Sim! Aqui vamos mostrar as vantagens de incentivar essa atividade.