Benefícios da infusão de tomilho

25 de novembro de 2019
O tomilho é uma planta valorizada por suas interessantes propriedades medicinais. Você conhece seus benefícios à saúde? Aqui nós os detalhamos e informamos como prepará-lo em infusão.

Alguma vez você já se perguntou quais são os benefícios da infusão de tomilho? A primeira coisa que você deve saber é que essa erva aromática que usamos para as saladas e outros preparos por seu perfume e seu sabor também pode ser aproveitada em forma de chá quente.

Para que serve a infusão de tomilho?

A partir de agora, com certeza você não usará essa erva só para dar sabor e aroma às suas refeições, mas também lhe dará a oportunidade como uma bebida quente. Graças ao seu teor de timol e outros compostos bioativos, o tomilho traz benefícios interessantes à saúde.

De fato, de acordo com as informações publicadas na Phytotherapy Research, essa planta possui uma ampla gama de possibilidades funcionais na indústria farmacêutica, de alimentos e de cosméticos. Em geral, exibiu propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas.

Você quer saber mais? Descubra como desfrutar de uma infusão de tomilho por meio do conhecimento de todas as suas propriedades.

1. Desinfeta

Infusão de tomilho

De acordo com uma pesquisa publicada em International Journal of Molecular Sciences, o tomilho possui atividades antimicrobianas eficientes, graças ao seu principal composto ativo, o timol, que mostrou efeitos contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas

  • Se você estiver com aftas ou feridas na boca, pode beber um chá de tomilho morno ou frio para desinflamar e desinfetar a área.
  • Além de se tratar de um antisséptico muito potente graças ao timol (óleo essencial), podemos usar essa infusão para curar feridas, infecções oculares e cortes na pele.

2. Ajuda a aliviar os problemas respiratórios

Outro composto ativo do tomilho é o carvacrol. Essa substância demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios. Além disso, como destacado por uma pesquisa publicada em Avicenna Journal of Phytomedicine, essa substância ajuda a reduzir a inflamação das vias aéreas em condições como a asma. É usado até para resfriados, bronquites, laringites, entre outros.

  • Quando você estiver com um resfriado, tosse ou qualquer outra doença do sistema respiratório (principalmente as patologias típicas de inverno causadas por vírus e bactérias) não hesite em beber um delicioso e reconfortante chá de tomilho. Pode ajudar a aliviar os sintomas tanto de uma bronquite quanto de uma asma, embora não substitua o tratamento médico.

3. Previne o envelhecimento precoce

Envelhecimento da pele

Graças à quantidade de antioxidantes que a infusão de tomilho oferece e ao seu grande teor de flavonoides, poderemos manter a saúde celular e prevenir o envelhecimento precoce de células e órgãos.

De acordo com pesquisa divulgada em Journal of Cellular and Molecular Medicine, as propriedades antioxidantes dessa planta, especialmente o ácido rosmarínico, atuam de maneira benéfica contra os efeitos da superexposição à radiação solar UV. Especificamente, podem ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento e a deterioração do colágeno.

4. Reduz a tensão pré-menstrual

Dores de cabeça

Como já mencionamos, há evidências sobre as propriedades antiespasmódicas do tomilho. Por isso, os sintomas típicos dos dias prévios à menstruação nas mulheres podem ser reduzidos bebendo chá de tomilho. Durante o período menstrual, também pode tratar as cólicas e outros incômodos.

5. Reduz a pressão arterial

Essa espécie nativa de regiões temperadas da Europa, Ásia e África do Norte era usada desde a Grécia Antiga como uma planta medicinal. Beber uma vez por dia sua infusão pode ajudar a equilibrar a pressão arterial, bem como melhorar a saúde das artérias e das veias.

Segundo dados de um estudo divulgado em Acta Poloniae Pharmaceutica, extratos de uma espécie de tomilho conhecida como Thymus linearis Benth mostram efeitos favoráveis na redução da frequência cardíaca, pressão e colesterol em ratos.

Embora ainda faltem evidências para corroborar esses efeitos em humanos, pode ser um excelente substituto para o sal em nossas refeições.

6. Melhora o humor

Estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade? Não se preocupe, porque o chá de tomilho pode te ajudar. Mais precisamente, uma substância com propriedades terapêuticas e relaxantes chamada carvacrol.

Segundo as evidências científicas, quando a consumimos, impulsiona sentimentos de bem-estar ao equilibrar a atividade neuronal. Além disso, melhora nosso estado de humor e afasta a angústia. Mais motivos para desfrutar dessa erva quando chegamos em casa depois de um dia atarefado.

Como tomar a infusão de tomilho?

Tudo depende do uso que queremos dar. Isso significa que seu uso externo e interno não são iguais. De qualquer forma, é preciso preparar uma infusão das folhas da planta.

Obviamente, é preciso lembrar que ela deve ser considerada um complemento e não um substituto para tratamentos médicos. Quaisquer sinais de doença devem ser atendidos por um profissional.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho (10 gramas)
  • 1 xícara de água (250 gramas)

Preparo

  • Esquente a água e, quando ferver, adicione o tomilho.
  • Cozinhe por 15 minutos e retire do fogo.
  • Deixe repousar até que se equilibre com a temperatura ambiente.
  • Coe e coloque em uma garrafa com spray.
  • Aplique sobre a área afetada para desinfetar e limpar.

Caso você queira desfrutar das propriedades dessa infusão, por exemplo, se estiver tossindo ou resfriado, deve adicionar alguns ingredientes a mais.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho (10 gramas).
  • 1 xícara de água.
  • Mel (30 ml).
  • ½ limão.

Preparo

  • Coloque a água no fogo e esquente.
  • Quando começar a ferver, adicione o tomilho e cozinhe por 15 minutos.
  • Retire e deixe repousar por 10 minutos.
  • Coe e adicione a colher de sopa de mel.
  • Esprema o limão e adicione o suco na infusão.
  • Beba o mais quente possível.

Grupos de risco:

  • Pessoas que sofrem de úlceras estomacais.
  • Pessoas que sofrem de problemas cardíacos crônicos.
  • Grávidas.

Para concluir

Certifique-se de consumir essa infusão de maneira moderada, evitando mais de uma xícara por dia, porque em excesso pode ser contraproducente. Além disso, se você estiver seguindo algum tratamento médico, verifique com seu médico se é seguro beber essa infusão.

  • Liu Q, Meng X, Li Y, Zhao CN, Tang GY, Li HB. Antibacterial and Antifungal Activities of Spices. Int J Mol Sci. 2017;18(6):1283. Published 2017 Jun 16. doi:10.3390/ijms18061283
  • Boskabady MH, Jalali S, Yahyazadeh N, Boskabady M. Carvacrol attenuates serum levels of total protein, phospholipase A2 and histamine in asthmatic guinea pig. Avicenna J Phytomed. 2016;6(6):636–642.
  • Sun Z, Park SY, Hwang E, et al. Thymus vulgaris alleviates UVB irradiation induced skin damage via inhibition of MAPK/AP-1 and activation of Nrf2-ARE antioxidant system. J Cell Mol Med. 2017;21(2):336–348. doi:10.1111/jcmm.12968
  • Heghes SC, Vostinaru O, Rus LM, Mogosan C, Iuga CA, Filip L. Antispasmodic Effect of Essential Oils and Their Constituents: A Review. Molecules. 2019;24(9):1675. Published 2019 Apr 29. doi:10.3390/molecules24091675
  • Melo, F. H. C., Moura, B. A., de Sousa, D. P., de Vasconcelos, S. M. M., Macedo, D. S., Fonteles, M. M. de F., … de Sousa, F. C. F. (2011). Antidepressant-like effect of carvacrol (5-Isopropyl-2-methylphenol) in mice: Involvement of dopaminergic system. Fundamental and Clinical Pharmacology25(3), 362–367. https://doi.org/10.1111/j.1472-8206.2010.00850.x