Benefícios da infusão de tomilho

A seguir contamos quais são os benefícios da infusão de tomilho e como você pode aproveitá-los em seu dia a dia.

Alguma vez você já se perguntou quais são os benefícios da infusão de tomilho? A primeira coisa que você deve saber é que esta erva aromática que usamos para as saladas e outros preparos por seu perfume e seu sabor também pode ser aproveitada em forma de chá quente.

Para que serve a infusão de tomilho?

A partir de agora, com certeza você não usará essa erva só para dar sabor e aroma às suas refeições, mas também lhe dará a oportunidade como uma bebida quente.

Descubra como desfrutar de uma infusão de tomilho por meio do conhecimento de todas as suas propriedades:

1. Desinfetante

Infusão de tomilho

Se você tem aftas ou feridas na boca, pode beber um chá de tomilho morno ou frio para desinflamar e desinfetar a área.

Além de se tratar de um antisséptico muito potente graças ao timol (óleo essencial) podemos usar esta infusão para curar feridas, infecções oculares e cortes na pele.

2. Ajuda a aliviar os problemas respiratórios

Quando estiver resfriado, com tosse ou qualquer outra doença do sistema respiratório (principalmente as patologias típicas de inverno causadas por vírus e bactérias) não hesite em beber um delicioso e reconfortante chá de tomilho. Pode tratar desde uma bronquite até a asma. Isso se deve às suas propriedades broncodilatadoras.

3. Previne o envelhecimento precoce

Envelhecimento da pele

Graças à quantidade de antioxidantes que a infusão de tomilho oferece e ao seu grande teor de flavonoides, poderemos manter a saúde celular e prevenir o envelhecimento precoce das células e órgãos. Sem dúvidas, um elixir para a nossa juventude.

4. Evita a indigestão

Logo depois de um jantar pesado, uma festa ou algum evento onde comemos muito, podemos evitar a sensação de estômago pesado e dormir muito melhor graças ao chá de tomilho.

Esta bebida serve para eliminar as mucosidades do trato intestinal. Também reduz a inflamação abdominal e as flatulências.

Portanto, não hesite em preparar a infusão quando souber que seu estômago vai receber mais alimentos do que o habitual.

5. Reduz a tensão pré-menstrual

Dores de cabeça

Os sintomas típicos dos dias prévios à menstruação nas mulheres podem ser reduzidos bebendo chá de tomilho. Durante o período menstrual, também pode tratar as cólicas e serve para infecções vaginais se for usado de forma externa.

6. Reduz a pressão arterial

Esta espécie nativa de regiões temperadas da Europa, Ásia e África do norte era usada desde a Grécia Antiga como uma planta medicinal.

Beber uma vez por dia sua infusão pode equilibrar a pressão arterial, bem como melhorar a saúde das artérias e das veias. Pode ser um excelente substituto para o sal em nossas refeições se temos problemas de pressão ou de retenção de líquidos.

7. Fortalece o sistema imunológico

Infusão de tomilho

Se você fica doente com muita frequência, talvez isso se deva ao fato de que seu sistema de defesas não se encontra saudável. O tomilho é rico em vitaminas A e C, que agem em nossa resposta imunológica.

8. É um potente enxaguante bucal

Se você sofre de halitose, pode beber infusão de tomilho para eliminar este problema. Por esta propriedade, cada vez mais produtos de higiene contêm esta erva entre os seus ingredientes.

9. Melhora o humor

Estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade? Não se preocupe, porque o chá de tomilho pode ajudá-lo. Mais precisamente, uma substância com propriedades terapêuticas e relaxantes chamada carvacrol.

Quando a consumimos, impulsiona sentimentos de bem-estar ao equilibrar a atividade neuronal. Além disso, melhora nosso estado de humor e afasta a angústia. Mais motivos para desfrutar desta erva quando chegamos em casa depois de um dia atarefado.

Como tomar a infusão de tomilho?

Tudo depende do uso que queremos dar. Isso significa que não é a mesma coisa usá-la internamente e externamente. Apesar de nos dois casos ser necessário preparar um chá, a opção “bebível” pode conter outros ingredientes para aumentar os efeitos e, principalmente, ser consumida em uma temperatura mais alta.

Se formos usar a infusão de tomilho para lavar feridas ou combater as infecções, precisaremos de menos elementos.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho (10 gramas)
  • 1 xícara de água (250 gramas)

Preparo

  • Esquente a água e, quando ferver, adicione o tomilho.
  • Cozinhe por 15 minutos e retire do fogo.
  • Deixe repousar até que se equilibre com a temperatura ambiente.
  • Coe e coloque em uma garrafa com spray.
  • Aplique sobre a área afetada para desinfetar e limpar.

Caso queira desfrutar das propriedades desta infusão, por exemplo, se você está tossindo ou resfriado, deve adicionar alguns ingredientes a mais.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho (10 gramas).
  • 1 xícara de água.
  • 1 colher de sopa de mel (30 ml).
  • ½ limão.

Preparo

  • Coloque a água no fogo e esquente.
  • Quando começar a ferver, adicione o tomilho e cozinhe por 15 minutos.
  • Retire e deixe repousar por 10 minutos.
  • Coe e adicione a colher de sopa de mel.
  • Esprema o limão e adicione o suco na infusão.
  • Beba o mais quente possível.

Grupos de risco:

  • Pessoas que sofrem de úlceras estomacais.
  • Pessoas que sofrem de problemas cardíacos.
  • Grávidas.

Em qualquer caso, não beba mais do que uma xícara por dia, já que o excesso de timol (um dos componentes principais da erva) pode ter efeitos colaterais.

Recomendados para você