Benefícios da infusão de tomilho

O tomilho é uma planta valorizada por suas interessantes propriedades medicinais. Você conhece seus benefícios para a saúde? Aqui, vamos detalhá-los e informar como preparar o tomilho em infusão.
Benefícios da infusão de tomilho

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 26 maio, 2022

A infusão de tomilho é um remédio tradicional que tem sido usado desde a antiguidade como suplemento para promover o bem-estar. Embora não seja um produto curativo ou milagroso, seu consumo é recomendado como coadjuvante para melhorar os sintomas de algumas doenças.

Claro, assim como outros remédios à base de ervas, deve ser usado com cautela, apenas em casos específicos. Embora alguns estudos tenham comentado sobre suas propriedades, ainda não há evidências sólidas para considerá-lo um tratamento de primeira escolha. Saiba mais sobre esse assunto neste espaço.

Para que serve a infusão de tomilho?

A partir de agora, com certeza você não usará essa erva só para dar sabor e aroma às suas refeições, mas também lhe dará a oportunidade como uma bebida quente. Graças ao seu teor de timol e outros compostos bioativos, o tomilho traz benefícios interessantes à saúde.

De fato, de acordo com as informações publicadas na Phytotherapy Research, essa planta possui uma ampla gama de possibilidades funcionais na indústria farmacêutica, de alimentos e de cosméticos. Em geral, exibiu propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Vamos ver seus benefícios mais importantes ​​abaixo.

1. Tem atividade antimicrobiana

De acordo com uma pesquisa publicada em International Journal of Molecular Sciences, o tomilho possui atividades antimicrobianas eficientes, graças ao seu principal composto ativo, o timol, que mostrou efeitos contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas

  • Se você estiver com aftas ou feridas na boca, pode beber um chá de tomilho morno ou frio para desinflamar e desinfetar a área.
  • Além de se tratar de um antisséptico leve, essa infusão pode ser usada para curar feridas superficiais ou cortes se não houver outros produtos desinfetantes à mão.
O tomilho tem propriedades antissépticas. Portanto, pode ser usado para limpar feridas desinfetantes quando não houver outros produtos à mão.

2. Ajuda a saúde respiratória

Outro composto ativo do tomilho é o carvacrol. Essa substância demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios. Além disso, como destacado por uma pesquisa publicada em Avicenna Journal of Phytomedicine, essa substância ajuda a reduzir a inflamação das vias aéreas em condições como a asma.

É até mesmo usada como coadjuvante em caso de resfriado, bronquite, laringite, entre outros. Claro, deve-se ter em mente que não substitui o tratamento médico e deve ser usado com moderação.

  • Você pode consumir uma xícara de infusão de tomilho por dia quando perceber os primeiros sintomas de doenças como gripe e resfriado. Se o médico concordar, você também pode tomar em caso de bronquite e asma.

3. Previne o envelhecimento precoce

Graças à quantidade de antioxidantes que a infusão de tomilho oferece e ao seu teor de flavonoides, você pode mitigar os efeitos negativos dos radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce de células e órgãos.

De acordo com pesquisa divulgada em Journal of Cellular and Molecular Medicine, as propriedades antioxidantes dessa planta, especialmente o ácido rosmarínico, atuam de maneira benéfica contra os efeitos da superexposição à radiação solar UV. Especificamente, podem ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento e a deterioração do colágeno.

4. Reduz a tensão pré-menstrual

Como já mencionamos, há evidências das propriedades antiespasmódicas do tomilho. Por isso, os sintomas típicos dos dias prévios à menstruação podem ser reduzidos ao beber chá de tomilho. Durante o período menstrual, também pode servir para aliviar as cólicas e outros incômodos.

A ingestão da infusão de tomilho pode servir para aliviar temporariamente os sintomas da tensão pré-menstrual.

5. Ajuda a regular a pressão arterial

Os problemas de pressão alta devem ser tratados por um profissional. O médico, a partir do diagnóstico, vai determinar se alguns medicamentos são necessários ou se basta realizar ajustes na dieta. Contudo o tomilho, por causa de suas propriedades, parece ser um coadjuvante contra a hipertensão.

Segundo dados de um estudo divulgado em Acta Poloniae Pharmaceutica, os extratos de uma espécie de tomilho conhecida como Thymus linearis Benth mostram efeitos favoráveis na redução da frequência cardíaca, da pressão e do colesterol em ratos.

São necessários estudos mais consistentes para verificar se esses efeitos também se aplicam a humanos. Apesar disso, dados anedóticos sugerem que a ingestão da infusão ajuda contra essa condição. Se você quiser experimentar, faça-o sob a supervisão de um profissional.

6. Tem propriedades relaxantes

Não é um produto milagroso contra o estresse, a ansiedade ou a irritabilidade. Contudo, devido ao seu teor de carvacrol, o tomilho parece ser um bom complemento para aliviar essas condições e induzir o relaxamento.

Segundo as evidências científicas, quando consumimos essa substâncias, os sentimentos de bem-estar são são estimulados ao equilibrar a atividade neuronal. Além disso, melhora nosso humor e diminui os sentimentos de angústia, pelo menos temporariamente.

Como tomar a infusão de tomilho?

Existem várias maneiras de preparar a infusão de tomilho, dependendo do uso que você deseja dar. Em geral, a infusão é preparada a partir das folhas da planta. Contudo, é claro, você deve ter em mente que é apenas um complemento e não deve ser usada para substituir os tratamentos prescritos pelo médico.

Caso você tenha algum tipo de doença, o ideal é seguir as orientações do profissional. Na verdade, é importante perguntar se há riscos de efeitos colaterais ou interações decorrentes do consumo dessa planta. Tenha isso em mente!

Para realçar o sabor da infusão de tomilho, uma alternativa é combinar com limão e mel.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho (10 gramas).
  • 1 xícara de água (250 ml).

Preparo

  • Em primeiro lugar, esquente a água e, quando ferver, adicione o tomilho.
  • Depois, cozinhe por 15 minutos e retire do fogo.
  • Deixe repousar até que se equilibre com a temperatura ambiente.
  • Em seguida, coe e coloque em uma garrafa com spray.
  • Por fim, aplique sobre a área afetada para desinfetar e limpar.

Caso você queira aproveitar as propriedades dessa infusão, por exemplo, se estiver tossindo ou com resfriado, pode adicionar alguns ingredientes a mais.

Ingredientes

  • Folhas de tomilho (10 gramas).
  • 1 xícara de água.
  • Mel (30 ml).
  • ½ limão.

Preparo

  • Coloque a água no fogo e esquente.
  • Quando começar a ferver, adicione o tomilho e cozinhe por 15 minutos.
  • Retire e deixe repousar por 10 minutos.
  • Coe e adicione a colher de sopa de mel.
  • Esprema o limão e adicione o suco na infusão.
  • Beba o mais quente possível.

Quem deve evitar a infusão de tomilho?

  • Pessoas que sofram de úlceras estomacais.
  • Pessoas que sofram de problemas cardíacos crônicos.
  • Grávidas.

Certifique-se de consumir essa infusão de maneira moderada, evitando mais de uma xícara por dia, porque em excesso pode ser contraproducente. Além disso, não se esqueça de que é apenas um suplemento e não deve ser o tratamento de primeira escolha em caso de doenças.

Pode interessar a você...
Como preparar um xarope caseiro de tomilho e alcaçuz para aliviar a tosse
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como preparar um xarope caseiro de tomilho e alcaçuz para aliviar a tosse

Conheça um xarope caseiro de tomilho e alcaçuz para acabar com a tosse, um sintoma desconfortável que ajuda a manter as vias aéreas limpas.



  • Liu Q, Meng X, Li Y, Zhao CN, Tang GY, Li HB. Antibacterial and Antifungal Activities of Spices. Int J Mol Sci. 2017;18(6):1283. Published 2017 Jun 16. doi:10.3390/ijms18061283
  • Boskabady MH, Jalali S, Yahyazadeh N, Boskabady M. Carvacrol attenuates serum levels of total protein, phospholipase A2 and histamine in asthmatic guinea pig. Avicenna J Phytomed. 2016;6(6):636–642.
  • Sun Z, Park SY, Hwang E, et al. Thymus vulgaris alleviates UVB irradiation induced skin damage via inhibition of MAPK/AP-1 and activation of Nrf2-ARE antioxidant system. J Cell Mol Med. 2017;21(2):336–348. doi:10.1111/jcmm.12968
  • Heghes SC, Vostinaru O, Rus LM, Mogosan C, Iuga CA, Filip L. Antispasmodic Effect of Essential Oils and Their Constituents: A Review. Molecules. 2019;24(9):1675. Published 2019 Apr 29. doi:10.3390/molecules24091675
  • Melo, F. H. C., Moura, B. A., de Sousa, D. P., de Vasconcelos, S. M. M., Macedo, D. S., Fonteles, M. M. de F., … de Sousa, F. C. F. (2011). Antidepressant-like effect of carvacrol (5-Isopropyl-2-methylphenol) in mice: Involvement of dopaminergic system. Fundamental and Clinical Pharmacology25(3), 362–367. https://doi.org/10.1111/j.1472-8206.2010.00850.x