Os benefícios do sal do Himalaia que você precisa conhecer

Além de obter seus benefícios através do seu consumo, podemos aproveitar todas as virtudes do sal do Himalaia em um banho relaxante ou fazendo um esfoliante para a pele.
Os benefícios do sal do Himalaia que você precisa conhecer

Última atualização: 15 Outubro, 2021

Todos nós conhecemos os efeitos negativos do sal comum em nossa saúde. A partir desse conhecimento, o uso do sal do Himalaia está se tornando cada vez mais difundido devido aos seus benefícios. Ele é chamado de ‘ouro branco’ e é considerado o sal mais puro e isento de contaminantes que podemos encontrar no mercado.

É originário do Paquistão e geralmente é comercializado na forma de ‘cristal rosa’, para que possamos triturá-lo antes de consumi-lo. Você gostaria de saber tudo o que o sal do Himalaia pode fazer por você? Descubra a seguir.

Um mineral puro e mais natural: os benefícios do sal do Himalaia

Sal rosa do Himalaia

A primeira coisa que você pode estar se perguntando é onde pode encontrar sal do Himalaia. É bem possível que você não consiga comprá-lo em seu supermercado habitual, mas você o encontrará em lojas de produtos naturais.

O sal do Himalaia verdadeiro vem de uma mina do distrito de Jherum, no Paquistão. É apreciado desde a antiguidade pela sua pureza e pela sua composição à base de minerais como cálcio, potássio, magnésio, óxido de enxofre, ferro, manganês, flúor, iodo, zinco e cromo. Ele contém até 84 componentes naturais!

Diferenças entre o sal do Himalaia e o sal de mesa comum

O sal que todos temos em casa e cujo consumo devemos regular é tratado quimicamente. O que se faz é purificá-lo ao máximo para convertê-lo em cloreto de sódio, motivo pelo qual deixa de ser um nutriente.

O que acontece com o sal refinado é igual ao observado no caso do açúcar branco. Longe de nos trazer qualquer benefício, o que ele faz é nos inflamar e alterar o funcionamento de muitos de nossos órgãos.

Hoje, grande parte dos alimentos que consumimos contém esse tipo de sal, como é o caso das conservas, pratos pré-cozidos, congelados, petiscos ou salgadinhos e embutidos. Até os doces industrializados são ricos em sal, pois ele realça ainda mais o sabor.

Uma alternativa ao sal de mesa seria, sem dúvida, o sal marinho. Agora, você sabe qual é o problema básico do sal marinho? Hoje, nossos oceanos também contêm muitas toxinas derivadas do despejo de óleo ou plástico.

O sal do Himalaia é uma alternativa natural mais pura. O problema que teríamos neste caso é que ele pode ser um pouco mais caro devido à sua origem seletiva. Porém, se parássemos de ingerir o clássico sal de cozinha, ganharíamos saúde.

Usos e benefícios do sal do Himalaia além da cozinha

Devido à sua pureza, o sal do Himalaia também pode ser usado para aliviar alguns problemas de saúde e de pele. Vamos examinar alguns desses usos.

Os benefícios de um banho de sal do Himalaia

Os banhos de sal do Himalaia são altamente recomendados para aliviar as dores do reumatismo, tratar problemas cutâneos, revitalizar a pele, relaxar e renovar as energias.

Graças ao seu alto teor de minerais essenciais, convém preparar um banho quente e relaxante com ele, pelo menos uma vez por mês. Dessa forma, abriríamos os poros para que os componentes do sal do Himalaia entrassem em nosso corpo.

Por ser um mineral tão puro e sem compostos químicos, obteremos grandes benefícios. Para fazer isso, basta encher a banheira e jogar 200 gramas de sal do Himalaia. Mergulhe nesta água curativa por meia hora.

Embora esta prática possa ser relaxante, no momento não há evidências científicas suficientes para demonstrar a sua eficácia.

Lavagem com sal para descongestionar

Também é dito popularmente que se você sofre de alergias, está com o nariz entupido ou sente dor de garganta, pode preparar uma solução à base de sal do Himalaia. A quantidade necessária é de 9 gramas de sal por litro de água morna. Como você pode ver, é fácil e rápido de preparar.

Você pode fazer uma lavagem nasal com um recipiente de plástico ou até fazer gargarejos, se a afetada for a sua garganta. Você vai sentir um grande alívio.

Tratamento da acne

Mulher se olhando no espelho

Graças à sua ação esfoliante, desintoxicante e aos seus princípios ativos benéficos, o sal do Himalaia é um remédio que pode ajudar a reativar a saúde da pele, servindo para remover todo tipo de impurezas. Para fazer isso, você deve fazer o seguinte:

O que eu preciso?

  • 10 g de sal do Himalaia.
  • 15 ml de água.
  • 2 gotas de óleo essencial de rosa mosqueta, ideal para cicatrização.
  • 1 disco de algodão.

Como faço para prepará-lo?

  • Misture todos os ingredientes em uma tigela até obter uma textura homogênea.
  • Mergulhe o algodão para fazer uma limpeza profunda. Esfolie e deixe sua pele absorver este remédio.
  • Deixe agir por 10 minutos e depois lave com água fria. Faça isso por 3 dias seguidos e você verá os ótimos resultados que ele oferece.

É apropriado consumir sal do Himalaia?

Sal do Himalaia

Nunca devemos esquecer que o consumo de sal é prejudicial à nossa saúde. Agora, se tivéssemos que escolher entre o sal de cozinha e o sal do Himalaia, é melhor ficar com este último. O sal comum contém apenas cloreto de sódio, e ninguém precisa desse elemento para viver. Muito pelo contrário: ele sobrecarrega o corpo e nos deixa doentes.

Por sua vez, o sal do Himalaia contém 84 componentes essenciais adequados para o nosso corpo. Ele ajuda a reabastecer nossos eletrólitos.

Como esta pesquisa publicada no Journal of American College of Cardiology aponta, o consumo excessivo de sal do Himalaia (como qualquer produto com alto teor de sódio) pode representar certos riscos à saúde. além de um aumento na pressão arterial,

Em suma, é uma alternativa natural ao sal comum, mas, obviamente, ainda é sal e, portanto, um elemento que devemos controlar em nossa dieta. Se você decidir comprá-lo, certifique-se de que seja o verdadeiro, aquele que vem da mina Jherum, e não de qualquer outro lugar do Paquistão.

Pode interessar a você...
Os 7 segredos antienvelhecimento dos habitantes dos Himalaias
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os 7 segredos antienvelhecimento dos habitantes dos Himalaias

Certamente você já ouviu falar da capacidade dos habitantes dos Himalaias. Muitos deles passam dos 100 anos de vida com total saúde física e mental...