Benefícios do pepino para a saúde

Além de ser pobre em calorias, por ser composto basicamente por água, o pepino ajuda a aliviar a ansiedade. Ele também combate a retenção de líquidos e tem propriedades anti-inflamatórias.
Benefícios do pepino para a saúde

Última atualização: 28 Outubro, 2021

Embora o pepino seja utilizado há anos na gastronomia, também teve um importante reconhecimento medicinal pelo seu alto valor nutricional e pelo grande número de benefícios que traz à saúde. Este vegetal muito popular em todo o mundo pertence à mesma família da melancia, a Cucurbitaca.

90% – 95% do pepino é composto por água, o que indica que sua ingestão calórica é muito baixa. No entanto, fornece pequenas quantidades de vitamina K, vitaminas do complexo B, cobre, potássio, vitamina C e manganês, que contribuem para melhorar a saúde e evitar problemas por deficiência de nutrientes.

Existem muitas razões para considerar o pepino um alimento essencial na dieta alimentar. Você sabe por que ele é tão saudável? Descubra a seguir.

Benefícios do pepino para o organismo

Ajuda a proteger o cérebro

Funcionamento do cérebro

O pepino contem fisetina, um flavonol anti-inflamatório que pode desempenhar um papel muito importante na saúde do cérebro. Isso foi demonstrado por um estudo publicado pela Universidade Politécnica da Catalunha.

Graças a este componente, o pepino é considerado um vegetal ideal para melhorar a memória e proteger as células nervosas da deterioração relacionada à idade.

Além disso, um artigo publicado no Journal of the Medical Act of Cuba detalha que o pepino, por também conter tirosina, pode ajudar a reduzir os estados maníaco-depressivos.

No entanto, a toxicidade dos flavonoides consumidos em grandes doses permanece desconhecida, por isso é preferível consumi-los de vez em quando no contexto de uma dieta saudável e completa.

Reduz o risco de câncer

Um artigo recente publicado pela Scientific Culture Magazine afirma que:

“O risco de câncer é menor em populações com alto consumo de alimentos de origem vegetal. No mundo, a diminuição do consumo de frutas e hortaliças, assim como o aumento do consumo de defumados, processados e carnes assadas ou grelha, nitritos e nitratos, foram associados a um risco aumentado.”

Embora a maior parte do pepino seja composta por água, a outra porção é rica em antioxidantes, como os polifenóis, que têm sido associados à redução do câncer de mama, útero, ovário e próstata.

Além disso, seu teor de fitonutrientes chamados cucurbitacinas também demonstrou ter uma ação anticâncer muito importante, de acordo com um artigo publicado pelo The Scientific World Journal.

Combate a inflamação

Inflamação

O alto teor de água do pepino ajuda a combater a retenção de líquidos, uma das principais causas de inflamação no corpo. Além disso, o extrato de pepino pode reduzir a resposta inflamatória do organismo, já que é capaz de interromper a atividade de enzimas inflamatórias.

Eles são ricos em antioxidantes

Esses vegetais contêm antioxidantes importantes, incluindo vitamina C e betacaroteno, que desempenham um papel vital no aumento da resposta imunológica do corpo.

Também apresentam uma concentração significativa de flavonoides antioxidantes, como quercetina, luteolina e caempferol, que podem ter um importante papel na prevenção de doenças crônicas, inclusive do sistema cardiovascular.

Refresca o hálito

O mau hálito é quase sempre causado por bactérias que se acumulam nos dentes e gengivas.

Embora não haja evidências científicas, muitos dizem que o pepino pode ajudar a combater essas bactérias para eliminar o mau cheiro.

De acordo com os princípios da medicina Ayurveda, consumir pepino pode contribuir para liberar o excesso de calor no estômago, que também é uma causa do mau hálito.

Pode ajudar a combater o estresse

Benefícios do suco de pepino para a saúde

Como sempre, devemos apontar o consumo desse vegetal na perspectiva de uma abordagem complementar, e nunca como substituto de um tratamento.

Acredita-se que um dos benefícios do consumo de pepino seja a possibilidade de neutralizar os efeitos negativos do estresse graças ao seu alto teor de vitaminas do complexo B, incluindo vitamina B1, vitamina B5 e vitamina B7 (biotina).

Embora um estudo publicado pelo Cuban Journal of Pharmacy corrobore que algumas das vitaminas do complexo B são conhecidas por reduzir a ansiedade e os efeitos físicos e emocionais causados pelo estresse, nenhuma evidência científica foi encontrada para demonstrar essa relação.

Favorece a saúde digestiva

Este vegetal contém grandes quantidades dos dois compostos necessários para uma boa digestão: água e fibras.

Comer pepino pode ajudar a combater o refluxo ácido, a prisão de ventre e todos os problemas associados ao trato digestivo, de acordo com um estudo publicado pelo Journal of Naturopathic Medicine.

No entanto, deve-se ter cautela ao consumi-lo, pois como destaca um artigo publicado pela Universidade Católica de Santiago de Guayaquil, esse alimento seria permitido no consumo moderado e ocasional em momentos de constipação, já que pode ser flatulento.

Ajuda a manter um peso saudável

Manter um peso saudável

As pessoas que desejam perder peso podem considerar o pepino um suporte perfeito para a dieta. Este ingrediente, aliado a uma alimentação saudável, pode contribuir para a perda de peso graças ao seu alto teor de água e nutrientes.

Além disso, seus níveis reduzidos de calorias e alto teor de água e fibras o tornam um alimento saciante, ideal para controlar a compulsão alimentar.

Como se não bastasse, também ajuda a purificar o corpo e a regular a digestão, a eliminar os resíduos que se acumulam no corpo e que o impedem de queimar gorduras.

Melhora a saúde do coração

Por fornecer uma quantidade significativa de potássio, o pepino ajuda a reduzir a pressão alta, um dos problemas cardiovasculares mais comuns na atualidade.

Para que cada um dos órgãos funcione de maneira ideal, é necessário um equilíbrio de potássio dentro e fora das células.

O potássio é um eletrólito necessário para o corpo, pois interage com o sódio para controlar a transmissão dos impulsos nervosos, a contração muscular e a função cardíaca.

Um estudo publicado pela Universidade Autônoma do Estado de Morelos detalha a grande ajuda que a combinação das propriedades do pepino proporciona para o controle da disfunção endotelial.

Em suma, os benefícios do pepino para a saúde são significativos. Este vegetal já faz parte da sua dieta?

Pode interessar a você...
5 batidos detox com pepino que deve experimentar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 batidos detox com pepino que deve experimentar

A casca do pepino contém fibras suficientes para aliviar os nossos problemas digestivos. Experimente estes batidos detox com pepino.



  • Ganadería., D. G. de I. y E. A. M. de A. y. (1991). Pepino. Libro Aspectos Técnicos Sobre Cuarenta y Cinco Cultivos AgrícolasSan José, 1–5.
  • Prohens, J., Ruiz, J. J., & Nuez, F. (1996). The pepino (Solanum muricatum, Solanaceae): A “new” crop with a history. Economic Botany. New York Botanical Garden Press. https://doi.org/10.1007/BF02866518
  • Mehyar, G. F., Al-Qadiri, H. M., Abu-Blan, H. A., & Swanson, B. G. (2011). Antifungal effectiveness of potassium sorbate incorporated in edible coatings against spoilage molds of apples, cucumbers, and tomatoes during refrigerated storage. Journal of Food Science. https://doi.org/10.1111/j.1750-3841.2011.02059.x
  • Garg, N., Kumar, S., Yadav, K. K., & Kumar, P. C. (2015). Development of probiotic drink from cucumber using Lactobacillus sp. Indian Journal of Horticulture. https://doi.org/10.5958/0974-0112.2015.00111.5