Evite estes 3 hábitos se você sofre de inflamação 

3 de dezembro de 2019
A inflamação é uma resposta imunológica do nosso corpo. É desencadeada por esforços, agentes externos, bactérias ou doenças, e pode ocorrer com dor e vermelhidão na área afetada. Evite estes 3 hábitos se você sofre de inflamação

O sistema imunológico nos defende contra a agressão externa. Se você sofre de inflamação, saiba que esta é uma reação imunológica que serve para isolar a área danificada, eliminar o agressor, e protegê-la de infecções ou ferimentos graves.

Abaixo explicamos com mais detalhes o que é a inflamação e que hábitos podem favorecer o seu aparecimento.

Por que meu corpo sofre de inflamação?

A palavra inflamação deriva do latim inflammare (acender fogo) devido aos sintomas típicos de calor, dor e vermelhidão, que ocorrem durante uma inflamação local. A reação que ocorre na área de uma picada, um corte ou uma entorse, são exemplos de inflamação.

Mas a inflamação não ocorre apenas devido a acidentes ou lesões e muitas vezes não é uma reação local, mas sistêmica. Algumas doenças e maus hábitos podem causar condições inflamatórias.

Descubra também: Como fazer uma dieta anti-inflamatória para tratar o ácido úrico

Praticamente todos os órgãos do corpo podem sofrer inflamação. Do estômago (ao reagir à uma refeição estragada), do útero (por uma infecção) ou das articulações (no caso de artrite). Em cada caso, a origem e a resposta inflamatória são diferentes.

Hábitos que promovem a inflamação

1. Consumir alimentos inapropriados para o seu organismo

Alimentos que provocam inflamação

Má alimentação. O consumo de alimentos ultraprocessados ​​e carregados de aditivos e calorias promove inflamação no trato digestivo. Embora não saibamos ao certo qual é o mecanismo, sabemos que esse tipo de alimento altera a flora microbiana do intestino.

A alteração da flora pode comprometer a barreira intestinal que nos defende de patógenos externos. Se essa barreira for comprometida, podemos desenvolver não só intolerâncias alimentares, mas também doenças inflamatórias.

Uma dieta saudável, carregada de vegetais, ácidos graxos essenciais e proteínas (vegetais ou animais), como a dieta mediterrânea, pode prevenir e ajudar a tratar a inflamação.

2. Não prestar atenção ao que usamos no dia a dia:

Já lhe aconteceu de você acordar de uma noite de sono, e sentir que seu corpo está inchado e que suas articulações estão doendo? Pode ser culpa de sua postura ao dormir, mas também do colchão que você usa.

A cadeira em que você trabalha diariamente, uma postura incorreta, calçados ou roupas muito apertadas, que não permitem uma boa circulação podem gerar inflamação em diferentes áreas do corpo. Por outro lado, escolher bem os móveis e as roupas do dia a dia e evitar movimentos repetitivos pode prevenir desconfortos e até doenças de longo prazo.

Confira: Os perigos de usar roupas apertadas

3. Comer demais

Sem dúvida alguma, o peso do nosso corpo não é apenas um fator estético. Estar acima do peso pode gerar vários desconfortos e aumentar a probabilidade de sofrer de certas doenças.

Manter por muito tempo um peso elevado para nosso corpo pode causar inflamação nas articulações. Além disso, é uma das causas de artrite e outras doenças crônicas.

Sobrepeso e inflamação

A vida sedentária, que também é um fator de risco para a obesidade, enfraquece os músculos. Isso também gera inflamação, porque o corpo não pode se sustentar corretamente, e se esforça excessivamente.

Finalmente, preste atenção aos seus hábitos diários, mantenha uma boa nutrição, higiene e saúde geral. Além disso, lembre-se de visitar seu médico regularmente para prevenir e tratar doenças. Assim, você pode evitar sofrer de inflamação e que isso se converta em um incômodo que afete o seu dia a dia.

  • A., S. (2010). No inflamation means reoccurrence. Journal of Hospital Medicine. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1002/jhm.709
  • Koh, S. J., Kim, J. M., Kim, I. K., Ko, S. H., & Kim, J. S. (2014). Anti-inflammatory mechanism of metformin and its effects in intestinal inflammation and colitis-associated colon cancer. Journal of Gastroenterology and Hepatology (Australia). https://doi.org/10.1111/jgh.12435
  • Conn, D. L. (1989). Pathogenic Mechanisms in systemic vasculitis. Seminars in Respiratory Medicine.