Benefícios do óleo de menta para a saúde corporal

· 7 de abril de 2019
Para obter todas as vantagens do óleo de menta é importante conseguir um da melhor qualidade e, na medida do possível, orgânico.

Talvez nunca tenha utilizado o óleo de menta. No entanto, certamente algum vez já provou alguma infusão da erva. Lembra do quão refrescante é e como te ajudou a fazer a digestão? Pois bem, o óleo de menta também traz vários benefícios para a saúde corporal.

Hoje descobrirá as vantagens do uso do óleo de menta para a saúde. Muitos te surpreenderão, porque certamente não sabia que a menta tinha tantas vantagens.

Óleo de menta para aliviar dores

Óleo de menta na garrafa

O óleo de menta é ideal para aliviar determinadas dores. A seguir, descubra quais tipos de incômodos pode aliviar e como pode ser usado de maneira efetiva:

  • Dores musculares: caso tenha problemas na coluna, fibromialgia ou dores musculares, o óleo, aplicado na forma de uma suave massagem, aliviará a dor na área.
  • Dores nas articulações: a artrite ou a bursite podem melhorar graças ao óleo. Aplicado sobre a área afetada aliviará os incômodos.
  • Dores de cabeça: as cefaleias tensionais ou as enxaquecas são muito incômodas e podem incapacitar a pessoa. Aplicar óleo de menta na testa e nas têmporas aplicado uma suave massagem, poderá reduzir a dor.

Leia este artigo: Acelere o alívio da enxaqueca com 6 soluções alternativas

Previne a halitose

Algumas pessoas sofrem com a halitose, ou seja, o mau hálito. Isso lhes causa muita insegurança e, apesar de usarem chicletes e balas para camuflar o problema, nada parecer ajudar. A menta é uma opção natural muito recomendada para estes casos.

Por outro lado, uma maneira de utilizar o óleo de menta para a saúde e bem-estar bucal é fazendo uma pasta de dente caseira com a planta. Outra é adicionar uma gota sob a língua e tomar um copo de água depois para refrescar a boca. Também pode utilizá-lo como enxaguante bucal.

É benéfico para a pele

Você costuma sofrer com inflamações, eczemas ou erupções? Existem pessoas que têm uma pele extremamente sensível e que qualquer coisa provoca uma reação. Isso pode ser resolvido graças ao óleo de menta.

  • Psoríase e eczemas: aplicar o óleo sobre a pele até sua completa absorção ajudará a acalmá-la e proporcionará uma sensação de frescor muito prazerosa.
  • Erupções: seja devido a uma reação alérgica ou que tenha tocado uma planta venenosa, o  óleo de menta esfria a área e reduz a coceira que pode chegar a ser insuportável.
  • Acne: o óleo de menta tem propriedades antimicrobianas, o que o torna excelente para tratar afecções como a acne.
  • Queimaduras de sol: o óleo também hidrata a pele, por isso que aplicá-lo na área queimada com o sol a acalmará, aliviando a dor e esfriando a área.

Um aliado para a digestão

Óleo de menta para aliviar o cólon irritável

Assim como a infusão de menta pode ajudar a melhorar a digestão, o mesmo acontece com o óleo. Pode ser encontrado em cápsulas ou é possível adicionar uma gota do mesmo na infusão de menta.

Além disso, não só ajuda caso tenha problemas de indigestão, como também melhora o inchaço e é bom para tratar a síndrome do intestino irritável. Neste caso, seu uso deverá ser supervisado pelo médico.

Você sabia? Por que algumas pessoas atraem mais os mosquitos?

Adeus aos mosquitos

Algumas pessoas atraem de uma maneira natural os mosquitos, o que faz com que sofram com muitas picadas no verão ou em um clima tropical. Já que pode ser muito incômodo, é possível aproveitar o óleo de menta para que os mosquitos não se aproximem.

Os insetos odeiam a menta, por isso que aplicar este óleo sobre a pele, além de ser reconfortante, funciona como um repelente natural.

Em conclusão, este tipo de óleo tem muitos benefícios que ajudam a manter a saúde do corpo. Em certos casos, interiormente e, outras vezes, a nível externo.

Fazer uso da menta para todos os casos comentados permitirá prescindir de opções muito menos naturais e que, às vezes, podem provocar efeitos secundários. O óleo de menta somente trará benefícios para a saúde corporal.

E você, alguma vez utilizou a menta para alguma dessas finalidades? Considera que o óleo de menta pode ser imprescindível para a saúde? Convidamos você a provar e a descobrir os benefícios que os óleos essenciais podem trazer.

  • Buitrago, F. (2009). La fibra, los espasmolíticos y el aceite de menta son tratamientos efectivos en el síndrome de intestino irritable. FMC Formacion Medica Continuada En Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/S1134-2072(09)71976-0
  • López Luengo, M. (2004). Los aceites esenciales. OFFARM. https://doi.org/10.1117/12.2179560
  • Briggs, P., Haerylack, H., & Mooney, R. (2017). Aceite de menta inhalado para las náuseas postoperatorias en pacientes sometidos a cirugía cardíaca. Nursing (Ed. Española). https://doiKaragözlü,
  • N., Ergönül, B., & Özcan, D. (2011). Determination of antimicrobial effect of mint and basil essential oils on survival of E. coli O157:H7 and S. typhimurium in fresh-cut lettuce and purslane. Food Control. https://doi.org/10.1016/j.foodcont.2011.04.025.org/10.1016/j.nursi.2017.06.012