6 benefícios das folhas de manga que você precisa conhecer

As folhas de manga não são tão populares quanto a fruta, mas têm propriedades que contribuem para a melhoria da saúde. Você está interessado em conhecê-las? Então não perca este artigo.
6 benefícios das folhas de manga que você precisa conhecer

Última atualização: 20 Julho, 2021

Muitas pessoas desconhecem os benefícios das folhas de manga. Embora os frutos dessa árvore sejam bem conhecidos por seu sabor e versatilidade, poucos sabem que as folhas também são comestíveis e nutritivas. Elas concentram compostos vegetais que têm demonstrado ter uma atividade farmacológica.

Acredita-se que as folhas apresentem uma atividade antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antitumoral. Seus extratos estão sendo usados ​​inclusive para fazer chás, suplementos e outros produtos complementares para a saúde. Por que são recomendadas? Descubra mais detalhes a seguir.

Principais benefícios das folhas de manga

Existem cerca de 69 espécies de Mangífera. No entanto, a mais conhecida em termos de medicina natural é a Mangífera Índica,  cujas aplicações terapêuticas vêm de sistemas médicos ayurvédicos e indígenas.

Embora o caule, a casca, as raízes e os frutos possam ser extraídos da planta, acredita-se que suas folhas, em particular, tenham efeitos terapêuticos superiores. Vamos ver em detalhes os benefícios atribuídos a elas.

Folhas de manga
Embora a maioria das pessoas conheça as propriedades da manga, as folhas da planta também podem ser usadas para melhorar a saúde.

1. Concentram compostos vegetais saudáveis

Em primeiro lugar, deve-se notar que os benefícios das folhas de manga vêm da sua concentração interessante de compostos vegetais. Para ser mais preciso, elas fornecem polifenois e terpenoides, conhecidos pela sua capacidade de proteger contra os efeitos negativos dos radicais livres.

Essas substâncias, por sua vez, têm efeitos positivos na saúde ocular e no sistema imunológico. Portanto, seu consumo reduz o risco de doenças oculares, infecções e outras doenças crônicas.

2. Têm atividade anti-inflamatória

Uma das propriedades mais marcantes das folhas de manga é a sua capacidade anti-inflamatória. Conforme afirmado em um estudo publicado na BioFactors, a mangiferina contém um polifenol que possui a estrutura da C-glicosil xantona, que tem o potencial de inibir o excesso de inflamação.

Na verdade, outras atividades biológicas são atribuídas a ela, como a capacidade antioxidante, antidiabética, analgésica e imunomoduladora. Por sua vez, acredita-se que ajude a reduzir o risco de doenças cardíacas e neurológicas.

3. São coadjuvantes na perda de peso

Por si só, as folhas de manga não são um produto milagroso para perder peso. Ainda assim, incorporá-las a uma dieta saudável e variada pode ajudar a atingir um peso saudável e equilibrado. A razão? Estudos determinaram que seus componentes atuam como coadjuvantes no metabolismo das gorduras.

Em particular, o extrato das folhas de manga ajuda a inibir o acúmulo de gordura nas células dos tecidos. Embora mais evidências sejam necessárias para confirmar esses efeitos, por enquanto este é considerado um suplemento útil e seguro para a maioria das pessoas.

4. Contribuem para o tratamento da diabetes

A diabetes é uma doença complexa que deve ser tratada de acordo com as recomendações médicas. Portanto, remédios como as folhas de manga só devem ser usados ​​como um complemento ao tratamento. Esta planta, devido à sua capacidade de melhorar o metabolismo das gorduras, também tem um efeito favorável no controle dos níveis de glicose no sangue.

Na verdade, uma pesquisa publicada na Plos One comparou os efeitos do extrato da folha de manga e da glibenclamida (um medicamento para a diabetes). No fim, o grupo que consumiu o extrato teve níveis ligeiramente mais baixos de glicose do que o grupo da glibenclamida após duas semanas.

5. Favorecem a saúde da pele

Os benefícios das folhas de manga também se estendem à pele. Devido à sua significativa concentração de antioxidantes, seus extratos estão associados a um menor risco de envelhecimento precoce. Inclusive, estudos realizados em animais sugerem que este ingrediente ajuda a proteger contra a degradação do colágeno e as agressões dos raios UV.

Além disso, uma publicação na Colloids and Surfaces B: Biointerface afirma que as propriedades antibacterianas dessas folhas combatem as bactérias Staphylococcus aureus, responsáveis ​​por várias infecções de pele.

Mangueira
As propriedades das folhas de manga variam desde o seu potencial anti-inflamatório até a regulação dos níveis de de gorduras e açúcares no sangue.

6. Favorecem a saúde do cabelo

O estresse oxidativo está associado ao comprometimento da saúde do cabelo. Nesse sentido, as folhas de manga e suas propriedades antioxidantes podem ajudar. Embora haja poucas evidências científicas para vincular os extratos dessas folhas aos cuidados com os cabelos, acredita-se que ajudem a prevenir a queda excessiva e a promover o crescimento saudável dos fios.

Como tirar proveito dos benefícios das folhas de manga?

As folhas de manga são comestíveis e podem ser adicionadas frescas às receitas de saladas. No entanto, a forma mais comum de consumo é preparando um chá. Para fazer isso, basta ferver 12 folhas de manga em meio litro de água. Uma vez atingido o ponto de ebulição, deixe o líquido repousar até que esteja apto para ingerir.

As folhas de manga também podem ser encontradas em lojas de produtos naturais na forma de pó, extrato ou suplemento. O pó é diluído em água, tanto para o consumo oral quanto para a aplicação externa. Em geral, tais produtos são considerados seguros para a maioria dos adultos saudáveis. De qualquer forma, se houver dúvidas, o melhor é consultar um médico.

Pode interessar a você...
Manga contra a prisão de ventre: benefícios e formas de prepará-la
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Manga contra a prisão de ventre: benefícios e formas de prepará-la

Está tendo problemas digestivos? Não hesite em aproveitar a manga contra a prisão de ventre. É muito saudável e benéfica. Saiba mais!



  • Batool N, Ilyas N, Shabir S, Saeed M, Mazhar R. Mini-Review- A mini-review of therapeutic potential of Mangifera indica L. Pak J Pharm Sci. 2018;31(4):1441-1448.
  • Zhang Y, Chen Q, Liu MY, et al. Effects of Benzophenones from Mango Leaves on Lipid Metabolism. Chem Pharm Bull (Tokyo). 2019;67(7):634-639. doi:10.1248/cpb.c18-00905
  • Ediriweera MK, Tennekoon KH, Samarakoon SR. A Review on Ethnopharmacological Applications, Pharmacological Activities, and Bioactive Compounds of Mangifera indica (Mango). Evid Based Complement Alternat Med. 2017;2017:6949835. doi:10.1155/2017/6949835
  • Zhang Y, Liu X, Han L, Gao X, Liu E, Wang T. Regulation of lipid and glucose homeostasis by mango tree leaf extract is mediated by AMPK and PI3K/AKT signaling pathways. Food Chem. 2013;141(3):2896-2905. doi:10.1016/j.foodchem.2013.05.121
  • Zhang Y, Han L, Ge D, et al. Isolation, structural elucidation, MS profiling, and evaluation of triglyceride accumulation inhibitory effects of benzophenone C-glucosides from leaves of Mangifera indica L. J Agric Food Chem. 2013;61(8):1884-1895. doi:10.1021/jf305256w
  • Ginsberg HN, Zhang YL, Hernandez-Ono A. Regulation of plasma triglycerides in insulin resistance and diabetes. Arch Med Res. 2005;36(3):232-240. doi:10.1016/j.arcmed.2005.01.005
  • Song JH, Bae EY, Choi G, et al. Protective effect of mango (Mangifera indica L.) against UVB-induced skin aging in hairless mice. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 2013;29(2):84-89. doi:10.1111/phpp.12030
  • Chirayath RB, A AV, Jayakumar R, Biswas R, Vijayachandran LS. Development of Mangifera indica leaf extract incorporated carbopol hydrogel and its antibacterial efficacy against Staphylococcus aureus. Colloids Surf B Biointerfaces. 2019;178:377-384. doi:10.1016/j.colsurfb.2019.03.034