Benefícios de consumir cítricos no café da manhã
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Nossas avós sempre dizem que para não ficarmos doentes temos que comer laranjas (ou beber seu suco). No seguinte artigo mostraremos algumas das vantagens de consumir cítricos na primeira hora da manhã.
Propriedades dos cítricos que você não conhecia
A ideia é desmistificar um pouco o grande poder das laranjas, dos limões e das tangerinas, mas não para desmentir sua capacidade de reforçar o sistema imunológico, e sim para saber que eles contam com muitas outras propriedades.
Além de nos ajudar a curar um resfriado (ou a evitá-lo) devido ao seu fornecimento de vitamina C, um cítrico tem muito mais para oferecer.
Trata-se de uma mina inesgotável de benefícios naturais que vale muito a pena aproveitar em qualquer época do ano.
Detalhamos a seguir algumas das vantagens de consumir os cítricos:
Cuidam e tonificam a pele
As tangerinas nos trazem benefícios medicinais e cosméticos graças à vitamina C. Não os obtemos só por consumi-la, mas também ao aplicá-la como ingrediente de uma máscara natural.
Para que serve? Para tonificar a pele, eliminar as impurezas e tratar as irritações. No entanto, no que se refere à ingestão da fruta, sabe-se que melhora a circulação do sangue.
Reduzem o estresse
As laranjas em particular são excelentes aliadas na batalha contra o cansaço, a fadiga crônica e o nervosismo.
Isso se deve ao fato dessas frutas terem substâncias muito benéficas (entre elas o cálcio, o ferro e o magnésio) que reduzem o estresse. Estes elementos também potencializam a visão, melhoram o trânsito intestinal e fortalecem os ossos.
Graças aos ácidos cítricos e aos sais minerais, a laranja melhora nosso humor. Por isso é que se aconselha beber um delicioso suco pelas manhãs. Sorrisos garantidos durante todo o dia!
Tratam a síndrome pós-férias
O limão combate doenças virais e nos ajuda a perder peso.
Por outro lado, também foi comprovado que ele serve para eliminar a depressão, a apatia e a falta de concentração tão frequentes quando regressamos ao trabalho depois das férias.
Essa síndrome que traz ansiedade, mau humor e dor de cabeça pode ser tratada simplesmente adicionando este cítrico às saladas.
Também recomenda-se tomar o chá de limão pelas manhãs (meia hora antes do café da manhã) para nos sentirmos mais animados e equilibrarmos as emoções.
Combatem a insônia
Neste caso use a outra parte da árvore (não o fruto). As folhas de laranja são ideais para relaxar depois de deitar na cama. Diferentemente do suco, aconselha-se beber um chá à noite para obter estes resultados.
Suas propriedades sedativas farão com que em poucos minutos você pegue no sono e descanse como deveria.
Durante o dia (incluindo o café da manhã) esta infusão pode ajudar a reduzir a febre, reduzir as dores de cabeça e tratar os problemas digestivos, principalmente quando são causados pelo estresse.
Eliminam toxinas
A toranja é uma das frutas menos conhecidas entre os cítricos, mesmo que conte com maravilhosas propriedades depurativas. É ideal para eliminar as toxinas que se acumulam no organismo.
Como se isso fosse pouco, esta fruta também nos ajuda a:
- Prevenir a anemia;
- Reduzir os níveis de colesterol no sangue;
- Reduzir a pressão arterial elevada;
- Equilibrar a quantidade de açúcar no sangue.
A toranja também tem propriedades antissépticas. Se consumirmos o suco de toranja em jejum podemos queimar gorduras acumuladas na região do abdômen.
O suco de laranja segue sendo a melhor opção
Além dos benefícios do limão, da tangerina ou da toranja, ninguém pode negar que a laranja é a grande protagonista das manhãs nas casas do mundo inteiro.
Um café ou chá, um pouco de leite, umas torradas e… um suco de laranja. Se for recém espremido, melhor ainda.
Assim como outros cítricos, esta fruta aumenta a secreção de bile e estimula o esvaziamento da vesícula biliar. Por isso, reduz os transtornos relacionados com esse desequilíbrio: sensação de peso estomacal, dores de cabeça, pressão no lado direito do abdômen, etc.
Muita gente evita beber suco de laranja em jejum pois o estômago está vazio e a quantidade de bile aumenta as chances de vomitar ou de dor estomacal.
Contudo, é preciso suportar estes leves incômodos para poder aproveitar os benefícios, como, por exemplo, hemoglobinizar o sangue e controlar o peso corporal.
As laranjas contêm uma boa quantidade de antioxidantes. Estes se unem à vitamina C para combater o envelhecimento e aliviar problemas gastrointestinais (por exemplo, as úlceras e a gastrite).
Também ajudam a melhorar a cicatrização das feridas ou acelerar os processos de pós-operatório e a prevenir doenças.
Quer conhecer mais? Leia: 10 maneiras criativas de reutilizar a casca de laranja
A melhor opção para o café da manhã
Se ao tão valorizado suco de laranja você adicionar uma colher de mel (para reduzir o sabor um pouco ácido ou azedo de algumas variedades), poderá complementar seu café da manhã.
Este ingrediente com carboidratos e açúcares essenciais é uma espécie de gasolina para o corpo. Não te faltará energia durante o dia inteiro!
Uma boa ideia para desfrutar de todos os benefícios dos cítricos já desde as primeiras horas da manhã é preparar um suco “combinado”.
Ingredientes
- 1 laranja
- 1/2 limão
- 1/2 cenoura
- 1/2 maçã
Modo de preparo
- Descasque a cenoura e corte-a em rodelas.
- Esprema o suco da laranja e do limão.
- Retire o centro da maçã e corte-a em cubos.
- Coloque tudo no copo do liquidificador e bata durante alguns segundos.
- Se quiser, adicione um pouco de mel para adoçar.
- Beba de imediato (se estiver muito espesso, adicione um pouco de água ou cubinhos de gelo no verão).
REFERÊNCIAS
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cirmi S, Maugeri A, Ferlazzo N, et al. Anticancer Potential of Citrus Juices and Their Extracts: A Systematic Review of Both Preclinical and Clinical Studies. Front Pharmacol. 2017;8:420. Published 2017 Jun 30. doi:10.3389/fphar.2017.00420
- Oikeh EI, Omoregie ES, Oviasogie FE, Oriakhi K. Phytochemical, antimicrobial, and antioxidant activities of different citrus juice concentrates. Food Sci Nutr. 2015;4(1):103–109. Published 2015 Jul 30. doi:10.1002/fsn3.268
- Farooqi, A. A., Wang, Z., Hasnain, S., Attar, R., Aslam, A., Mansoor, Q., & Ismail, M. (2015). Citrus fruits and their bioactive ingredients: Leading four horsemen from front. Asian Pacific Journal of Cancer Prevention. https://doi.org/10.7314/APJCP.2015.16.6.2575
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.