Azeite e limão, uma mistura que proporciona muitos benefícios
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Nos últimos anos, tem aumentado a tendência para optar por remédios naturais, já que, embora não sejam tão poderosos quanto os farmacológicos, não causam efeitos colaterais, fornecem muitos benefícios para o corpo estão ao alcance de todos. Podem ajudar a minimizar muitos tipos de sintomas. Um exemplo pode ser a mistura de azeite e limão.
Entre esses remédios, encontramos o azeite de oliva, uma gordura saudável que é um dos pilares da gastronomia e que possui um alto valor nutricional.
Combinado com o suco de limão, nos dá como resultado um poderoso remédio caseiro que, além de dar um bônus de nutrientes ao corpo, pode aliviar algumas condições e prevenir o desenvolvimento de complicações.
A seguir, compartilhamos em detalhes seus benefícios, para que você não hesite em adicioná-lo como complemento à sua dieta.
Não perca!
Ajuda a combater a constipação
O consumo em jejum deste remédio é uma boa opção para combater a constipação e os problemas digestivos. O azeite de oliva atua como um laxante natural, enquanto o limão desinflama e ajuda a melhorar o movimento intestinal.
Use em caso de gases, distensão na barriga e excesso de acidez.
Para saber mais: 11 alimentos que afetam a digestão e causam constipação
Ajuda a desintoxicar o organismo
Tanto o suco de limão como o azeite de oliva têm propriedades desintoxicantes e ajudam a limpar o organismo.
Sua mistura promove a eliminação de toxinas, melhora o funcionamento do fígado e da vesícula biliar e cria uma barreira protetora contra os danos causados pelos radicais livres.
Favorece o controle o colesterol
As gorduras saudáveis fornecidas pelo azeite de oliva são ideais para regular os lipídios do sangue e prevenir a formação de placas nas artérias.
Sua ingestão regular controla o alto nível de colesterol ruim, aumenta o nível de colesterol bom e previne o descontrole dos triglicerídeos.
Diminui as dores nas articulações
Ao tomar uma colher de suco de limão fresco com azeite de oliva em jejum, os níveis de inflamação do corpo diminuem e, como resultado, as dores reumáticas e articulares podem diminuir.
Pelo fato de seus antioxidantes minimizarem a ação negativa do dano oxidativo e promoverem a eliminação das toxinas, a sua ingestão é uma maneira natural e saudável de prevenir as doenças articulares.
Pode te interessar: Articulações: sua importância e alguns suplementos
Melhora a pele, o cabelos e as unhas
Este simples remédio é uma excelente alternativa para proteger as unhas fracas, quebradiças e secas.
Sua aplicação direta ajuda a hidratá-las e, através das cutículas, proporciona nutrição extra.
Além disso, possui propriedades anti-sépticas e adstringentes que podem combater as principais condições da pele e a caspa.
Ajuda a combater a gordura abdominal
É um suplemento que facilita a perda de peso nas pessoas que querem perder alguns quilos. Suas propriedades podem melhorar a função hepática e da vesícula biliar, dois determinantes para melhorar a digestão de gorduras e do metabolismo.
Seus ácidos graxos essenciais possuem propriedades saciantes, diuréticas e anti-inflamatórias que favorecem a redução de peso.
Estes melhoram a quebra de gorduras que são armazenadas no abdômen e, a longo prazo, diminuem o risco de um episódio cardíaco.
Melhora a circulação sanguínea
O azeite de oliva tem propriedades anticoagulantes que ajudam a melhorar a circulação do sangue para evitar a obstrução dos vasos sanguíneos.
Seu consumo e aplicação tópica estimulam o fluxo sanguíneo e previnem a formação de veias varicosas.
Promove o controle da pressão arterial
Os antioxidantes e minerais desta preparação natural são úteis para as pessoas com problemas de pressão alta.
Sua ingestão em jejum controla os altos picos e melhora a frequência cardíaca.
Previne o envelhecimento precoce
Tomar uma colher de sopa deste remédio natural diariamente proporciona às células um alto teor de antioxidantes e nutrientes que previnem o envelhecimento prematuro.
Contém vitamina E, um antioxidante que diminui o risco de doenças cardíacas, artrite e rugas na pele.
Também nos fornece gorduras monoinsaturadas e minerais que otimizam a função de órgãos como o fígado, os rins e do sistema digestivo.
Como preparar suco de limão com azeite?
O remédio com suco de limão e azeite de oliva pode ser considerado um complemento ideal para a dieta.
Você não deve exceder a quantidade de uma colher de sopa por dia, porque pode causar reações indesejadas.
Ingredientes
- ½ colher de sopa de azeite (8 g)
- ½ colher de sopa de suco de limão fresco (5 ml)
O que deve fazer?
- Combine os dois ingredientes e consuma-os meia hora antes do café da manhã.
- Você pode repetir o seu consumo todas as manhãs ou, pelo menos, três vezes por semana.
Agora que você conhece todas as suas propriedades, não deixe de se beneficiar delas todos os dias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Covas, M. I. (2007). Olive oil and the cardiovascular system. Pharmacological Research. https://doi.org/10.1016/j.phrs.2007.01.010
- Calabriso, N., Scoditti, E., Pellegrino, M., & Annunziata Carluccio, M. (2014). Olive Oil. In The Mediterranean Diet: An Evidence-Based Approach. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-407849-9.00013-0
- Martín-Peláez, S., Covas, M. I., Fitó, M., Kušar, A., & Pravst, I. (2013). Health effects of olive oil polyphenols: Recent advances and possibilities for the use of health claims. Molecular Nutrition and Food Research. https://doi.org/10.1002/mnfr.201200421
- Hertog, M. G. L., Hollman, P. C. H., & van de Putte, B. (1993). Content of Potentially Anticarcinogenic Flavonoids of Tea Infusions, Wines, and Fruit Juices. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf00032a015
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.