Atlético de Madrid e as lesões que complicam suas defesas
Embora as competições oficiais tenham começado há pouco mais de um mês, há equipes e jogadores que já têm dores de cabeça com baixas. É o caso do Atlético de Madrid e das lesões dos seus defesas, que não apareceram em vários dos jogos disputados.
O calendário do futebol está cada vez mais exigente para os protagonistas. Se não houver substitutos suficientes, os cuidados necessários não são tomados ou, mesmo diante de uma corrida ruim, as doenças físicas podem complicar o desempenho de qualquer elenco.
As várias lesões dos defesas do Atlético
O uruguaio José María Giménez e o sérvio Stefan Savic são duas peças-chave no andaime defensivo de Diego Simeone. No entanto, o regresso à competição viu-os mais na enfermaria do que no campo, devido a várias lesões que analisaremos a seguir.
Amigdalite, o primeiro passo em falso do uruguaio
Perder um jogo por amigdalite não é comum no futebol. No entanto, isso pode acontecer, isso foi o que aconteceu com José María Giménez no primeiro encontro da La Liga.
Esta doença consiste em uma infecção viral ou bacteriana das amígdalas. Além da dor, geralmente causa febre e dificuldade para falar e engolir alimentos.
Na maioria dos casos, a amigdalite desaparece completamente dentro de 3 a 5 dias após o início do tratamento médico. O quadro de Giménez era mais grave e exigia cerca de 10 dias de inatividade para o zagueiro.
Problemas lombares para Josema Giménez
Três semanas depois de se recuperar de uma amigdalite, o zagueiro sofreu com problemas na região lombar que o afastaram dos gramados. Neste caso, a lesão surgiu após um jogo contra o Porto na Liga dos Campeões. Segundo o jogador de futebol, a dor começa em um nervo e se espalha para baixo.
A compressão do nervo ocorre quando a pressão excessiva é exercida nas áreas circundantes. Por exemplo, pode ser devido a uma pancada num músculo, tendão ou osso, como aconteceu com o defesa do Atlético de Madrid.
Como um nervo comprimido é tratado? Geralmente, são utilizados tratamentos conservadores, com repouso e fisioterapia. Esta é uma condição que pode levar vários dias ou semanas para resolver.
Savic e seu karma com lesões musculares
O defesa sérvio de 31 anos teve várias lesões musculares nos últimos meses de 2021. No entanto, esses problemas não o afetaram novamente até agosto de 2022.
Stefan Savic machucou a coxa em uma partida contra o Villarreal. Levando em conta que ele está fora há um mês, obviamente foi uma lesão muscular considerável, como uma ruptura.
Existem vários tipos de lesões, dependendo da gravidade. Isso é determinado de acordo com o número de fibras musculares que se quebram. Eles variam do grau 1 (o menos grave, com lesões mínimas) ao grau 3 (o mais grave, com lesões musculares totais que são tratadas com cirurgia). O intermediário é o grau 2, que ocorre com rupturas musculares parciais.
E por que pode ocorrer uma ruptura muscular? São o resultado de um alongamento excessivo que ultrapassa a resistência das fibras musculares. Eles também influenciam a fraqueza, rigidez e fadiga muscular.
Reguilón, outro alvo de lesão no Atlético de Madrid
Sergio Reguilón é uma das mais recentes contratações do Atlético de Madrid, mas as lesões ainda não lhe permitiram estrear-se. Especificamente, é apenas uma, uma pubalgia, para a qual foi operado no final de agosto.
A pubalgia é uma doença física que afeta a região da virilha. Geralmente ocorre quando os músculos ficam sobrecarregados após fazer movimentos repetidos. Se você não estiver em boas condições físicas, se o aquecimento antes da atividade for ruim ou se houver fraqueza muscular na área, o risco de sofrer com isso aumenta.
Como é tratado? A abordagem conservadora inclui fisioterapia e eletroestimulação. Além disso, anti-inflamatórios podem ser prescritos para dor intensa. Finalmente, para as condições mais graves, a cirurgia pode ser necessária para reduzir a pressão na área.
O “Atleti” enfrenta lesões de todos os tipos
Apenas com os três jogadores mencionados, falamos sobre doenças infecciosas, lesões traumáticas e musculares. Claro, vários fatores se juntam na aparência de cada um.
O positivo do caso é que todas exigem uma recuperação de semanas. Assim, Giménez, Savic e Reguilón poderão estar em campo para defender suas equipes e seleções após algumas sessões de reabilitação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Los cuestionamientos a Josema Giménez por sus lesiones: ¿son tantas como dicen? 14 de septiembre de 2022. ESPN. https://www.espn.com.ar/futbol/espana/nota/_/id/10931854/jose-maria-gimenez-atletico-madrid-cuestionamiento-lesiones
- Preocupación en España: Josema Giménez es baja por dolencia en la espalda. 10 de septiembre de 2022. El País Uruguay. https://www.elpais.com.uy/ovacion/futbol/preocupacion-espana-josema-gimenez-baja-dolencia-espalda.html#:~:text=%22Tengo%20un%20dolor%20de%20espalda,el%20t%C3%A9cnico%20tras%20el%20entrenamiento.
- Pinzamiento de un nervio. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/pinched-nerve/symptoms-causes/syc-20354746
- Stefan Savic sufre una lesión en el muslo. 22 de agosto de 2022. Atlético de Madrid. https://www.atleticodemadrid.com/noticias/savic-sufre-una-lesion-en-el-muslo
- Reguilón llega al Atleti lesionado y después de ser operado. 30 de agosto de 2022. One Football. https://onefootball.com/es/noticias/reguilon-llega-al-atleti-lesionado-y-despues-de-ser-operado-35741135