Artrite séptica: sintomas e causas

24 de maio de 2020
A artrite séptica pode levar a dores nas articulações, febre e calafrios.

A artrite séptica é um tipo especial de artrite, também chamada de artrite infecciosa. Ela consiste na inflamação de uma articulação devido a uma infecção. A referida infecção pode ser de origem bacteriana, viral ou fúngica.

As infecções podem causar artrite direta ou indiretamente. Quando diretamente, o agente infeccioso é encontrado na articulação. No entanto, na maioria dos casos, a infecção começa em outra área do corpo e viaja através da corrente sanguínea até a articulação.

A artrite séptica pode causar sérias consequências para a articulação. Neste artigo, explicaremos esta doença em mais detalhes.

Causas da artrite séptica

A artrite séptica ocorre quando organismos patogênicos acessam a articulação. Como já mencionamos, o mais comum é que eles a acessem pela corrente sanguínea.

No entanto, a articulação também pode ser diretamente afetada. Isso pode acontecer devido a uma lesão ou cirurgia. Existem várias situações que aumentam o risco de sofrer com essa patologia:

  • Infecção bacteriana em outra parte do corpo.
  • Bacteremia: presença de bactérias no sangue.
  • Cirurgia articular, por exemplo, para implante de próteses.
  • Doenças crônicas como diabetes ou artrite reumatoide. Os medicamentos usados ​​para o tratamento podem suprimir o sistema imunológico. Portanto, eles tendem a causar infecções.
  • Pessoas que usam drogas intravenosas.
  • Artroscopia.
  • Trauma.
  • Doenças de pele como a psoríase e o eczema aumentam o risco.

É importante notar que a maioria dos casos acontece devido às bactérias. Podemos destacar os estafilococos e estreptococos. Pode ocorrer em qualquer idade, mas surge com mais frequência em bebês. O quadril e o joelho são os mais afetados..

Sintomas

Os sintomas variam dependendo do tipo de infecção. As infecções bacterianas geralmente afetam uma única articulação. Normalmente, eles ocorrem no joelho ou no quadril. Qualquer movimento dessa articulação é muito doloroso. Os sintomas costumam se manifestar rapidamente. Além disso, eles geralmente são acompanhados por febre e calafrios.

Quando se trata de uma infecção viral, os sintomas aparecem gradualmente. Eles causam dor articular generalizada, em vez de em uma única articulação. Infecções fúngicas são muito menos comuns. Os sintomas são, principalmente:

  • O bebê chora quando a articulação é movimentada. Eles também podem ter febre e irritabilidade.
  • Dor articular grave.
  • Vermelhidão e inflamação.
  • Febre.
  • Pseudoparalisia.
  • Calafrios.

Diagnóstico

Um bom histórico médico é importante. Além disso, um exame físico completo deve ser realizado. Sintomas específicos podem orientar o diagnóstico. Por exemplo, a artrite devido a uma infecção gonocócica também costuma apresentar secreção genital. Descobrir se o paciente teve outra infecção recente é essencial.

Exame de sangue

Primeiro, são realizados exames de sangue. Amostras de fluido também podem ser coletadas das articulações. Com isso, uma análise é realizada sob um microscópio e uma cultura. Dessa maneira, é possível determinar se há uma infecção e identificar as bactérias, se for o caso.

Além disso, o médico pode solicitar um raio X da articulação afetada. Raios X e outros testes de diagnóstico por imagem podem ajudar a avaliar os danos.

Tratamento da artrite séptica

Para tratar a artrite séptica, a articulação geralmente é drenada. Se for uma infecção bacteriana, serão usados antibióticos.

Para escolher o antibiótico, é necessário saber quais bactérias estão causando a infecção. Eles podem ser administrados por via oral ou intravenosa. A idade e o histórico médico do paciente também devem ser levados em consideração. Quando se trata de uma infecção viral, geralmente não são administrados tratamentos específicos.

Além disso, recomenda-se o descanso para aliviar a dor. Também é aconselhável aplicar compressas frias. Anti-inflamatórios e analgésicos podem ser administrados como medicamentos.

Como a articulação é drenada

Para fazer isso, uma agulha é inserida no espaço sinovial. Isso pode ser feito através de uma artroscopia ou cirurgia aberta. No quadril, o procedimento com a agulha é mais difícil de executar. Por esse motivo, a cirurgia aberta geralmente é a mais utilizada.

Conclusão

É importante saber que a artrite séptica geralmente afeta bebês e pessoas imunodeprimidas. Portanto, devemos ficar ainda mais alertas diante dessas condições. É necessário consultar o médico se a articulação doer ou estiver inflamada.

  • General, C. de S. (2009). Guía de Práctica Clínica Artritis Séptica. Gpc, IMSS-191-1, 1–57.
  • Artritis séptica. (n.d.). Retrieved May 6, 2019, from http://espanol.arthritis.org/espanol/disease-center/artritis-sptica/
  • Artritis séptica: MedlinePlus enciclopedia médica. (n.d.). Retrieved May 6, 2019, from https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/000430.htm
  • Orthopedics Center – Penn State Hershey Medical Center – Septic arthritis – Penn State Hershey Medical Center. (n.d.). Retrieved May 6, 2019, from http://pennstatehershey.adam.com/content.aspx?productId=115&pid=1&gid=000430