Aprenda a preparar o vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um produto muito popular em todo o mundo, conhecido por seus múltiplos usos tanto domésticos quando medicinais e em diferentes tratamentos de beleza. Podemos encontrar diferentes marcas no mercado, mas aqui você vai aprender a preparar o vinagre de maçã em casa.
Algumas marcas comerciais não oferecem um produto com uma alta qualidade, ou seja, não é possível aproveitar todos os benefícios que ele pode nos oferecer.
Por que preparar o vinagre de maçã em casa?
Preparar o vinagre de maçã em casa é mais simples do que você pensa e, além disso, é bastante econômico.
É verdade que, no mercado, podemos encontrá-lo com um bom preço, já pronto para consumo.
No entanto, nem todas as marcas são confiáveis, pois alguns vinagres de maçã contêm sulfitos, uma substância que funciona como conservante e permite que o vinagre fique homogêneo. Porém, esta substância retira as propriedades do produto.
Recomendamos a leitura: Vinagre de maçã para reduzir o colesterol e o açúcar no sangue
Como preparar o vinagre de maçã em casa?
Passo 1. Extraia o suco
- Procure escolher as maçãs mais doces e sem rastros de pancadas, fungos ou algum tipo de estrago. Se possível, busque maçãs de origem orgânica que não tenham sido submetidas a pesticidas ou outros produtos químicos que possam alterar o processo de fermentação.
- Lave-as muito bem, descasque-as e retire as sementes. Depois, extraia o suco da polpa da maçã, de modo a obter um litro, mais ou menos.
Leia também: Saiba como fazer uma limonada detox com gengibre e maçã
Passo 2. Obtenha o mosto
- O suco extraído do passo anterior deve ser vertido em um recipiente de cristal ou barro, o mais largo possível, que somente deve ficar cheio até a metade, com a finalidade de permitir que a fermentação seja boa. Tampe e evite que entre oxigênio e que os gases da fermentação consigam se expandir.
- A temperatura deve se manter entre 18 e 20 ºC. Podemos conservá-lo durante 4 a 6 semanas.
- O sabor doce das maçãs é a chave para obter o vinagre. Por esta razão, recomendamos as maçãs mais maduras. No entanto, se as maçãs estiverem ácidas, você pode adicionar um pouco de açúcar.
- Se você desejar que a fermentação seja mais rápida, o truque é deixar um pedaço da casca da maçã antes de fazer o suco.
- Para continuar com o seguinte passo, que é a transformação em vinagre, verta o mosto em outro recipiente.
Passo 3. Converta o mosto em vinagre
- Verta o mosto em um recipiente largo e leve-o para um lugar quente de sua casa como, por exemplo, exposto diretamente ao sol. Deixe repousar durante 3 dias coberto com um pano limpo.
- Passados os três dias recomendados, destampe o recipiente e procure mantê-lo a uma temperatura média de uns 20 ºC, pois as mudanças bruscas de temperatura podem estragar o vinagre.
- Mexa o conteúdo uma vez por dia, de modo que possa conservar a camada de fermento que aparece na superfície.
- Para terminar, filtre o vinagre e guarde-o em uma garrafa, preferentemente escura, já que a luz direta pode fazer com que o mesmo estrague com mais facilidade. Como resultado, você obterá um vinagre de maçã orgânico, livre de químicos e com todas as suas propriedades medicinais.
Outra receita para preparar o vinagre de maçã em casa
Esta alternativa é muito mais simples e leva menos tempo do que o processo anterior.
Ingredientes
- 5 litros de água mineral.
- 1 quilo e meio de maçãs bem maduras.
- 1 quilo de açúcar mascavo.
Modo de preparo
- Lave e desinfete bem as maçãs com um pouco de bicarbonato diluído em água. Uma vez limpas, corte-as em pedaços e misture-as com o açúcar, de modo que tudo fique bem triturado.
- Depois, em um recipiente de vidro, coloque os cinco litros de água e adicione o purê de maçã e o açúcar. Tampe o recipiente, de tal modo que possa entrar ar, mas que não possam entrar moscas e outros insetos.
- Nos primeiros dez dias, mexa a mistura diariamente com uma colher de pau.
- Nos próximos dez dias, mexa a mistura dia sim e dia não.
- Depois, deixe repousar outros dez dias.
Em um total de 30 dias, você obterá um vinagre de maçã de boa qualidade, depois de coar e envasar a mistura.
Evite conservá-lo em um frasco até a boca, já que pode seguir fermentando até explodir. Se possível, destampe-o uma vez por dia para evitar que isso aconteça.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.