Aprenda a criar um plano de limpeza semanal perfeito para sua casa

A limpeza da casa consiste em várias tarefas e etapas. Para realizá-la sem ficar sobrecarregado ou se esquecer de algo, fornecemos as ferramentas para criar um programa de limpeza adaptado a cada cômodo.
Aprenda a criar um plano de limpeza semanal perfeito para sua casa

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 12 junho, 2023

Gostaria de criar um plano de limpeza semanal para sua casa? Às vezes, o trabalho doméstico pode fazer com que você se sinta sobrecarregado. Desordem, sujeira em vários espaços e até maus cheiros estão na ordem do dia.

Por isso, mesmo que seja difícil, é necessário despender algum tempo para realizar a limpeza. Felizmente, existem estratégias simples para realizar essa tarefa de forma mais eficiente, completa e rápida.

O que levar em conta para criar um plano de limpeza semanal?

As casas podem ser muito diferentes umas das outras, assim como os seus habitantes, o seu número de espaços e os seus equipamentos. Tudo isso está ligado ao layout de um programa de limpeza. Portanto, antes de começar a planejar o cronograma perfeito, uma série de condições deve ser levada em consideração.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças enfatizam que a limpeza e desinfecção da casa são essenciais para prevenir a propagação de doenças.

Disponibilidade

O dia a dia é repleto de ocupações; trabalho, estudo, tarefas de cuidado, papelada, entre outros. Por isso, nem sempre é fácil encontrar um tempo para se dedicar à limpeza. Embora dependa da sua rotina pessoal, é aconselhável reservar entre 30 minutos e 1 hora diária para a higiene doméstica.

Tamanho da família

Um ambiente com uma pessoa não é o mesmo que uma casa com com 4 quartos. É claro que o tempo destinado à higienização está condicionado ao número de metros quadrados a serem trabalhados.

Número de pessoas

Assim como o tamanho importa, o mesmo acontece com o número de ocupantes. Uma pessoa solteira, um casal sem filhos, um casal com 3 filhos ou uma casa com 2 animais de estimação implicam diferentes tarefas de limpeza. Porém, em todos eles é favorável um planejamento semanal que ordene e classifique a tarefa.

Tempo na casa

Outro aspecto a ter em conta é o tempo que se passa dentro de casa. Você trabalha home office ou o espaço fica vazio a maior parte do dia? No segundo caso, a limpeza provavelmente será menos frequente, embora o acúmulo de poeira e sujeira seja praticamente o mesmo.

Diferentes possibilidades para gerar programas de limpeza

Nas tarefas diárias de limpeza, existem ações que devem ser realizadas todos os dias, outras semanalmente e outras mensalmente. Não é necessário limpar profundamente todos os cantos da casa todos os dias, embora seja necessário lavar a louça e varrer a poeira.

Às vezes é difícil decidir por onde começar e também lembrar quais tarefas semanais foram executadas recentemente. Para realizar uma organização em todos os detalhes da limpeza, é aconselhável criar um programa ajustado às disponibilidades pessoais e aos detalhes da casa.

Para isso, é possível destinar 1 hora por dia para a tarefa geral, distribuindo entre 10 e 15 minutos para cada ação específica. Ou seja, 15 minutos para varrer, 15 para esfregar, outros 15 para limpar a cozinha e o mesmo para o banheiro.

Nessas tarefas diárias, é uma limpeza bastante superficial. Porém, para outros casos pode ser mais funcional distribuí-los por cômodos. O que significa dedicar 1 hora por dia à higienização geral da cozinha. No dia seguinte, 1 hora para o banho, e assim por toda a estadia.

Outras pessoas optam por acumular todas as ações de um único dia da semana.

Exemplos para criar um plano de limpeza semanal

Embora existam várias formas de organizar a limpeza, existem 2 tipos de programas que geralmente funcionam para todos os tipos de residências. Trata-se de subdividir cada dia da semana de acordo com o quarto ou a ação de higiene.

A seguir, descrevemos um possível exemplo para cada programa. Claro, é possível ajustá-lo às necessidades e possibilidades de cada caso.

Programa por tarefa

Uma das opções para organizar a limpeza semanal é realizar cada tarefa em um dia diferente. Desta forma, nenhuma ação é negligenciada, permitindo que sejam distribuídos da forma que melhor se adapte às necessidades individuais.

  • Segunda-feira. Varra a poeira e esfregue todos os pisos em cada um dos quartos. Se sobrar tempo, limpe os móveis e dê brilho.
  • Terça-feira. Lide com alguns setores específicos, como limpeza e organização da geladeira. Você também pode sacudir e limpar os tapetes (se os tiver).
  • Quarta-feira. Cuide da desinfecção nos espaços principais, ou seja, da cozinha e no banheiro. Higienize o forno, micro-ondas e pratos. No banheiro, desinfete o vaso sanitário, a pia e o chuveiro.
  • Quinta-feira. Lave as roupas que são mais usadas na semana. Lembre-se que as manchas implicam um processo de limpeza prévio antes de as colocar na máquina de lavar. Além disso, as roupas devem ser retiradas e penduradas assim que o programa de lavagem terminar.
  • Sexta-feira. Passar as roupas que precisam. Se for usado o programa de máquina de lavar correto e as roupas esticarem rapidamente, será muito mais fácil.
  • Fins de semana. Cuide das tarefas e detalhes que faltaram na semana. Realize lavagens de roupa específicas por cor e tipo de tecido. Troque lençóis e colchas.

Programa por espaço

Outra forma de criar um plano de limpeza semanal é cuidar de um cômodo para cada dia. A tarefa envolve tirar o pó do chão, paredes, luminárias, molduras e acabamentos. Além de varrer, polir móveis, lavar tapetes e passar pano em cada ambiente.

  • Segunda-feira. Higienize completamente a sala principal.
  • Terça-feira. Mesma tarefa, mas no restante dos cômodos.
  • Quarta-feira. Desinfeção completa do banheiro. Inclua armários, balcões de limpeza e espelhos.
  • Quinta-feira. Dedique-o à cozinha. Higienize micro-ondas, fornos, louças e pia.
  • Sexta-feira. Arrume a garagem, varra a entrada e todos os espaços extras.
  • Fins de semana. Reserve para lavar a roupa e cuidar de detalhes que ficaram faltando durante a semana.

Dicas para criar um plano de limpeza semanal

Além de planejar e seguir um cronograma de limpeza, as seguintes ações ajudam a manter uma casa limpa e organizada.

  • Tenha ferramentas. É necessário ter elementos de limpeza em bom estado, bem como produtos desinfetantes, alvejantes e detergentes para cada superfície. Não se esqueça das luvas de proteção se forem usados produtos químicos e um carrinho para transportar todo o equipamento com mais conforto.
  • Tenha a lista de tarefas. Ter o cronograma de limpeza por perto ajuda você a lembrar qual é a próxima tarefa e concluir cada etapa.
  • Descanse quando necessário. Você não precisa ficar sobrecarregado. Alguns dias você pode não ter energia suficiente para seguir o programa. É possível descansar e recuperar o atraso durante o resto da semana.
  • Tente a manutenção. Se a ordem for cuidada no dia a dia, as instâncias de limpeza serão mais fáceis.
  • Se divirta. Coloque o rádio, a música ou qualquer outro entretenimento de fundo para tornar a tarefa mais agradável.

Avalie o programa e ajuste-o até ficar perfeito

É difícil encontrar a rotina de limpeza perfeita na primeira semana. Trata-se de testar e modificar as tarefas até encontrar aquela que melhor se adapta aos ambientes de cada casa e à disponibilidade pessoal. Você pode tentar um cronograma de 1 a 2 semanas e, em seguida, avaliar onde houve lacunas ou escassez de cronograma.

Pode interessar a você...
8 dicas para fazer uma limpeza profunda em casa sem gastar horas no processo
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
8 dicas para fazer uma limpeza profunda em casa sem gastar horas no processo

A limpeza profunda da casa é complicada de fazer todos os dias. Mas existem hábitos diários que economizam o tempo investido nessa tarefa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.