Logo image
Logo image

Aplicações terapêuticas do bicarbonato de sódio

4 minutos
O bicarbonato de sódio pode nos ajudar a perder peso. Não é recomendado tomar mais de três colheres por dia, já que ele poderia causar problemas gastrointestinais.
Aplicações terapêuticas do bicarbonato de sódio
Última atualização: 29 maio, 2020

Muitos médicos veem no bicarbonato de sódio um autêntico recurso que complementa muitos de nossos tratamentos.

É um componente químico maravilhoso, considerado como uma solução acessível e prática para diversas doenças. Quer saber em quais casos é possível recorrer ao bicarbonato de sódio? Então confira!

1. O bicarbonato de sódio e a saúde renal

O bicarbonato é um complemento excelente para todas as pessoas que sofrem de insuficiência renal. Mas, a que se deve todas essas propriedades?

Em primeiro lugar ao fato de que é um eletrólito de origem natural que nos ajuda a regular a acidez do sangue (nível do pH). É um modo magnífico de ajudar os rins a desempenharem suas funções.

É normal, por exemplo, que o nível de bicarbonato caia consideravelmente no organismo de pessoas que sofrem de insuficiência renal, ficando com um nível muito baixo que causa acidose renal.

Assim, o melhor que podemos fazer é tomar uma colher de sopa de bicarbonato diluída em água depois do jantar, pois isso ajudará a equilibrar o pH do sangue a níveis adequados, melhorando assim as funções metabólicas dentro do corpo. Vale a pena considerar essa propriedade.

2. Infecção urinária

Some figure
Quem já não sofreu de infecção urinária pelo menos uma vez? É algo muito habitual, principalmente em mulheres, e algo que podemos tratar – além de com os antibióticos prescritos pelo médico – com bicarbonato de sódio e limão.

Esses dois ingredientes reduzem a dor e a sensação de ardor, sintomas típicos de infecções urinárias. Essa capacidade se deve, antes de tudo, a uma substancia alcalina que faz com que a urina fique menos ácida, portanto, irrita menos o sistema urinário.

Um remédio simples que cai muito bem para as mulheres. Assim, basta adicionar o suco de meio limão a um copo de água com uma colher de sopa de bicarbonato e aproveitar!

3. Para limpar o cólon

Some figure

A limpeza do cólon é essencial para equilibrar a saúde de nosso corpo. Em certas ocasiões essa parte de nosso intestino se satura com elementos tóxicos e leveduras, impedindo que consigamos processar o sal e obter vitaminas essenciais como a K.

Tudo isso, de algum modo, vai afetando nossa saúde sem que nos demos conta. O bicarbonato de sódio atua como um excelente anti-ácido, capaz de limpar as toxinas do trato gastrointestinal.

Se o misturarmos dissolvido em água com ervas medicinais, conseguiremos evitar a prisão de ventre e fortalecer nosso sistema imunológico, aumentando a proliferação de todas essas bactérias saudáveis que nos ajudam a depuração do organismo.

4. Para fazer a digestão melhor

Some figure

Tomar bicarbonato dissolvido em água depois das refeições é sem dúvidas um recurso que muito conhecem e provaram alguma vez, principalmente depois de algum jantar mais pesado do que o normal.

Quando sofremos, por exemplo, de uma indigestão, é habitual sofrermos de náuseas, inchaço e ardor no peito, e nesses casos é muito útil tomá-lo para decompor as gorduras e facilitar assim a digestão em nosso estômago.

Além disso, aqueles que costumam experimentar habitualmente acidez estomacal não podem perder a oportunidade de provar desse ótimo remédio para obter melhoras. O ardor será aliviado graças à neutralização do excesso de ácido, reduzindo assim o mal-estar e a sensação de ardor.

Porém, atenção, ao notar que experimenta episódios de acidez estomacal de duas a três vezes por semana, consulte um médico para descartar outras doenças. Nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

5. Bicarbonato de sódio para emagrecer

Some figure

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio pode nos ajudar a queimar gorduras? Isso acontece basicamente porque esse elemento de origem natural consegue nos oferecer uma sensação de saciedade muito adequada.

Mas, ainda mais, o bicarbonato faz com que tanto a água como os alimentos estejam mais alcalinos se consumidos com esse elemento, assim, elevando o pH do sangue e tudo isso faz com que as gorduras sejam digeridas e queimadas.

O que os especialistas dizem é que os elementos alcalinos transformam a gordura em músculos e energia. Se, do contrário, consumimos açúcar branco e farinhas fazemos o caminho inverso, ou seja, queimamos músculos e armazenamos gorduras. Modo de dizer.

Mas, se tomamos água alcalina eliminamos rejeitos ácidos, equilibramos o pH e vamos perdendo peso. Assim, é recomendável tomar um copo de água com bicarbonato – uma colher – uma ou duas vezes por dia.

Mas lembre-se, nunca tome mais de três colheres de bicarbonato de sódio por dia. Mais do que isso pode chegar a ser prejudicial.

Para concluir, esse químico natural é um complemento magnífico para incluir em nossa alimentação. É um aliado da saúde que potencializa a funcionalidade renal e o equilíbrio do sangue.

Porém, vale ressaltar que o bicarbonato é só um complemento. Caso soframos de algum tipo de doença será sempre o médico quem nos indicará o tratamento mais adequado.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Romero, X., Navarro, P., & Noguera, J. (2005). Acidez y pH. Escuela Venezolana para la Enseñanza Química.
  • Miller, M. (2012). Alcalinidad. Parámetros Fisico-Químicos.
  • Jones, L. V. (2012). Acidosis tubular renal. Boletin Medico Del Hospital Infantil de Mexico. https://doi.org/10.1016/B978-84-9113-015-4/00529-3
  • Bodas, R., Fernández, B., Giráldez, F. J., López, S., & Mantecón, A. R. (2009). Efecto de niveles de suplementación con bicarbonato de sodio en el consumo alimentario y el comportamiento animal de ovinos de ceba. Revista Cubana de Ciencia Agrícola.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.