Amor entre avós e netos: um tesouro precioso que devemos cuidar
Para os avós, a chegada de um neto pode significar uma segunda chance, um novo olhar para o mundo, uma forma de rejuvenescimento, um sentido na continuidade de sua própria vida.
Esse laço de amor que é demonstrado por meio de pequenos detalhes: no dia a dia, nos ensinamentos valiosos que os netos guardarão para o resto da vida, no almoço de domingo preparado com carinho, na forma de respeitar as diferenças e na alegria que cada um passa para a vida do outro.
Os pais devem incentivar ao máximo o contato e o vínculo entre seus filhos e os avós. Para aqueles que moram longe, vale tentar fazer mais visitas, falar com mais regularidade ou enviar as crianças para passarem férias com a vovó e o vovô.
Guardam no olhar e na pele as marcas de toda uma vida. Guardam em si uma infinidade de conhecimentos que nos transmitem. É com eles que aprendemos. Aprenderam a lidar com as “feridas” de uma forma admirável. Dão-se intensamente em cada dia… Devolver-lhes o amor é o mínimo que podemos fazer. Tanto para dizer que faltam as palavras…
Vovô e vovó, Blue Shell.
Benefícios de ter os avós em nossas vidas
Segundo algumas pesquisas, netos que têm um laço emocional próximo com seus avós obtêm uma variedade de benefícios importantes para toda a sua vida, como por exemplo:
- Gosto pela vida
- Tradições familiares
- A capacidade de rir de si mesmos
- Lições de vida
- Amor incondicional
- Ajuda preciosa nos problemas
- Amizade cheia de carinho e ouvido pronto para escutar
- Alguém que sempre ficará ao nosso lado
- Uma janela para a infância de nossos pais
- Liberdade
- Bondade, bom humor e paciência
O amor que transcende gerações
O que todos os avós têm em comum é o tamanho do amor pelos netos. Afinal, dizem que avós são pais em dobro ou pais com açúcar.
O vínculo com os avós é um dos mais puros e verdadeiros. De fato, eles nos amam de todo o coração e estarão ao nosso lado sempre, mesmo que o mundo decida virar as costas para nós, por isso precisamos ser capazes de valorizar isso, ainda que algumas vezes seja difícil.
Assim como o amor dos pais, o amor dos avós não se explica. Contudo, esse relacionamento resiste e amadurece a cada geração. Mesmo quando os avós deixam de existir, as experiências compartilhadas com eles durante a infância vão nos habitar por tempo indeterminado.
Avós, como descrevê-los?
Sabe aquela pessoa que te faz sentir único perante as outras pessoas, que te faz sentir como se fosse o indivíduo mais importante na vida.
Eles conseguem fazer isso.
Sabe aquela pessoa que tem o melhor abraço do mundo, que faz a melhor comida da face da terra?
Eles conseguem fazer isso.
Sabe quando você não quer conversar com ninguém só que aquela pessoa aparece colocando a mão na sua cabeça falando que você vai superar e ela vai estar do seu lado?
Eles sempre fazem isso.
Minha avó me agrada, me ama, me ajuda, me motiva, me influencia, me anima, me muda, me consola!
Ela me completa, e eu a amo demais.
Avós e avôs nasceram para completar nossa vida, para substituir todo o mal do mundo.
-Caio Eduardo Rubinato-