O que é e quais são os benefícios do amchoor?

A manga é uma fruta muito popular na Índia, com a qual se faz o amchoor. Esta especiaria aromática e frutada é perfeita para adicionar um toque picante às refeições.
O que é e quais são os benefícios do amchoor?

Última atualização: 07 Outubro, 2021

Pode-se dizer que cada receita, cada país e cada região tem seus temperos associados que lhe conferem um caráter único e insubstituível, e o amchoor está ligado de forma ancestral à culinária hindu.

Ele também é conhecido como “pó de manga verde”, nome que ajuda a esclarecer as suas origens. Se você estiver interessado em saber quais são os benefícios que ele traz e como pode ser usado, encorajamos você a continuar lendo este artigo.

Qual é a origem do amchoor?

O que é e quais são os benefícios do amchoor?
O pó de manga verde é amplamente utilizado na culinária indiana.

As especiarias são usadas na culinária há centenas de anos. Elas são muito apreciadas porque realçam o sabor de todos os ingredientes que fazem parte da receita, embora hoje também sejam valorizados pelo seu teor nutricional e propriedades medicinais.

Por exemplo, o amchoor não é apenas uma especiaria muito típica da Índia, mas é usado na medicina ayurvédica como um remédio tradicional. Com ele, é possível aliviar infecções urinárias, diarreias e outros problemas intestinais.

Na verdade, esse tempero vem da manga (Mangifera indica) que é colhida antes de atingir a maturidade. Em seguida, ela é seca e transformada em pó. No entanto, também é possível encontrá-la na forma de fatias secas que são moídas imediatamente antes do uso. Sua cor varia entre o marrom claro, amarelo e verde.

Na Índia, é um tempero usado em curries, dhals, sopas, marinadas e vários molhos. No entanto, sua popularidade não se deve apenas ao significado mitológico da manga na religião hindu, mas também aos possíveis benefícios que o amchoor tem para a saúde.

Os benefícios do amchoor

Em alguns países do mundo, a manga é conhecida como “a rainha das frutas”. Uma das razões para esta denominação pode ser seu sabor delicioso e perfumado. No entanto, sem dúvida, também pode ser devido à quantidade de nutrientes que ela contém. Sua composição nutricional a torna uma fruta saudável e perfeita para adicionar à alimentação regular.

Todos os nutrientes que ela contém também estão concentrados no pó de manga verde. Por esse motivo, adicionar amchoor às refeições pode ter alguns benefícios para a saúde.

Efeito antioxidante

Entre os componentes da manga e do amchoor está uma grande variedade de polifenóis (mangiferina, quercetina e kaempferol, entre outros). Esses compostos vegetais têm uma função antioxidante que lhes permite neutralizar o efeito do excesso de radicais livres no corpo.

Essa ação protege as células do dano oxidativo. Nos últimos anos, evidências científicas relacionaram o estresse oxidativo ao envelhecimento e a algumas condições relacionadas à idade, como problemas cardiovasculares, doenças pulmonares, neurodegeneração ou alguns tipos de câncer.

Favorece o sistema imunológico

No pó da manga concentram-se compostos e nutrientes que sustentam e auxiliam a imunidade na proteção do organismo. Conforme discutido neste artigo do Journal of Clinical Medicine, a vitamina A é um deles.

Algumas das ações reconhecidas neste sentido são a atividade anti-inflamatória, a participação no desenvolvimento do sistema imunológico, o efeito terapêutico no tratamento de algumas doenças infecciosas e funções regulatórias nas respostas imunes celulares.

Pele e olhos saudáveis

Além de aumentar a função imunológica, a vitamina A, ou “retinol”, também é necessária para a formação, desenvolvimento e manutenção adequados dos ossos, dentes e tecidos moles do corpo.

Também ajuda a manter a pele e a mucosa saudáveis e é essencial para a saúde ocular. Uma ingestão crônica abaixo das quantidades recomendadas aumenta o risco de cegueira noturna e xeroftalmia.

Sistema digestivo

Usar amchoor diariamente em pequenas quantidades pode ser uma boa ajuda para melhorar a digestão e o trânsito intestinal. Também é útil para aliviar e controlar alguns problemas digestivos, como gases, azia ou flatulências.

Possível proteção cardiovascular

Na Índia, costuma-se usar um grande número de especiarias variadas na culinária. Entre as mais conhecidas estão a cúrcuma, gengibre, feno-grego, canela, coentro e pimenta-do-reino.

Alguns deles demonstraram ter propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas e anti-hipercolesterolêmicas. Por esse motivo, os autores Vasanthi e Parameswari publicaram um estudo com o objetivo de conhecer o potencial destes na manutenção da saúde cardíaca.

A conclusão dos autores, publicada na revista Current Cardiology Reviews, é de que o uso de ervas e temperos com capacidade antioxidante pode ser útil na prevenção de doenças cardiovasculares. No entanto, eles acrescentam que seu uso para esse fim merece mais atenção e estudo científico.

Maneiras de introduzir o pó de manga nas refeições

O que é e quais são os benefícios do amchoor?
O amchoor realça o sabor dos pratos. No entanto, deve ser usado com moderação devido ao seu sabor forte.

Como mencionamos antes, as especiarias podem realçar o sabor de qualquer ingrediente. Neste caso, o amchoor acrescenta nuances amargas, picantes e azedas aos pratos em que é adicionado.

Deve ser usado em pequenas quantidades, principalmente nas primeiras vezes. Isso se deve ao seu sabor intenso ao qual é aconselhável se habituar aos poucos. Uma equivalência que pode ser útil como referência é a de 1 colher de chá de amchoor em substituição a 1/4 de xícara de suco de limão.

É possível adicionar o tempero a qualquer momento do preparo, mas o sabor pode sofrer alterações. É melhor acrescentar um pouco perto do final, dois ou três minutos antes de retirar do fogo. Desta forma, o calor permite dar um pouco mais de força ao seu perfume, mas sem alterar o resto dos ingredientes.

A lista de pratos em que é possível utilizá-lo é variada, sendo a sua principal utilização em caldeiradas e cremes vegetais, bem como em peixes grelhados ou assados no forno. É também outra das especiarias ideais para adicionar às marinadas de carne.

Receita de arroz com amchoor

Este é um prato simples e aromático muito típico do sul da Índia.

Ingredientes necessários

  • 3 xícaras de arroz cozido.
  • 1 colher de chá de amchoor ou manga verde em pó.
  • 1 colher de sobremesa de sementes de mostarda.
  • 40 gramas de amendoim.
  • 10 castanhas de caju
  • 2 pimentas verdes picadas.
  • 3 pimentas vermelhas secas.
  • 1/4 colher de chá de cúrcuma moída.
  • Uma pitada de assa-fétida.
  • 2-3 colheres de sopa de azeite.
  • Sal a gosto.

Passo a passo

  1. Antes de começar a cozinhar este prato, é necessário ter pronto o arroz, que pode ser cozinhado na véspera ou alguns minutos antes. Espalhe-o em um prato largo e reserve.
  2. Em seguida, coloque uma frigideira ou panela no fogo com o azeite e aqueça.
  3. Adicione as sementes de mostarda, castanha de caju e amendoim e frite até dourar. Neste momento, adicione as pimentas verdes e vermelhas e frite por dois minutos.
  4. No final, coloque a cúrcuma e a assa-fétida, e misture tudo para que fique bem combinado. Com o fogo apagado, despeje o arroz na caçarola, acrescente sal a gosto e o amchoor.
  5. Agora, ele está pronto para servir como prato principal ou guarnição de um prato de carne, peixe ou proteína vegetal.

O amchoor: mais uma especiaria para acrescentar ao seu dia a dia

Em alguns países asiáticos, como Coréia, Índia, China ou Japão, existe uma importante tradição e cultura que confere propriedades curativas aos alimentos. Os fitoquímicos nas especiarias são alguns desses componentes que hoje despertam o interesse de cientistas em avaliar sua possível relação com a saúde e a prevenção de doenças.

Por esse motivo, é altamente recomendável adicionar especiarias e ervas aromáticas às receitas que você prepara regularmente. Elas podem ser adicionadas durante o cozimento ou logo antes de servir. Proporcionam, assim, compostos saudáveis, ao mesmo tempo em que oferecem um aroma e um sabor incomparáveis.

O amchoor pode ser um pouco difícil de encontrar em alguns lugares. O melhor é ir a lojas especializadas ou a lojas de alimentos internacionais. Para evitar a perda de frescor, armazene-o em uma jarra de vidro bem fechada e protegida da luz.

Pode interessar a você...
5 especiarias naturais para combater a dor no joelho
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 especiarias naturais para combater a dor no joelho

Descubra neste artigo como o açafrão, gengibre, canela, cravo e pimenta caiena podem ajudar a combater a dor no joelho. Não deixe de experimentar!



  • Food Data Central. Mangos, raw. U.S. Department of Agriculture. Agricultural Research Service. Abril 2018.
  • Huang Z, et al. Role of vitamin A in the immune system. Journal of Clinical Medicine. Septiembre 2018. 7 (9): 258.
  • Jiang T. A. Health benefits of culinary herbs and spices. Journal of AOAC International. Marzo 2019. 102 (2): 395-411.
  • Krishnaswami K. Traditional Indian spices and their health significance. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition. 2008. 17 Suppl 1: 265-8.
  • Liguori I, et al. Oxidative stress, aging and diseases. Clinical Interventions in Aging. Abril 2018. 13: 757-772.
  • Masibo M, He Q. Major mango polyphenols and their potential significance to human health. Comprehensive reviews in food science and food safety. Septiembre 2008. 7 (4): 309-319.
  • Medline Plus. Vitamina A. Biblioteca Nacional de Medicina de los Estados Unidos. Marzo 2021.
  • Vasanthi H. R, Parameswari R.P. Indian Spices for Healthy Heart. An overview. Current Cariology Reviews. Noviembre 2010. 6 (4): 274-279.