Alívio da tendinite com soluções naturais

· 23 de abril de 2019
Se você precisa atenuar a tendinite de maneira eficaz, então deve conhecer e experimentar os seguintes remédios naturais. Algumas dicas importantes, assim como determinados alimentos e suplementos, podem lhe ajudar acalmar a dolorosa tendinite.

A tendinite é tão comum quanto incômoda. Existem muitas causas, desde um movimento errado até o excesso de trabalho. No entanto, o alívio da tendinite já não é mais um problema.

Quando os tendões se inflamam, você está na presença de uma tendinite, que como qualquer inflamação causa muita dor. Ocorre quando um movimento exagerado é feito, repetições repentinas, ou muito esforço.

4 passos para o alívio da tendinite

Massagens para aliviar a tendinite

O processo de alívio da tendinite deve começar em casa. Para acelerar sua recuperação você deve acompanhar o tratamento recomendado pelo especialista,com quatro passos que deve cumprir com precisão:

1. Repouso

O objetivo principal é que o tecido afetado sare. Isso não significa que você deva fazer um repouso absoluto, pois isso só contribuirá para a rigidez da área. Evite atividades que aumentem sua dor, como esportes de alto impacto e trabalho intenso.

Sim, você pode fazer exercícios de baixo impacto que não movam o tendão afetado. É um bom momento para esportes aquáticos. Quando você perceber que o inchaço diminuiu, mova a articulação em toda a sua amplitude, para manter a flexibilidade.

Leia mais: Batida de aveia, abacaxi e canela para fortalecer os ligamentos e tendões do joelho

2. Gelo

É um companheiro ideal no processo de recuperação, pois ajuda a reduzir a inflamação, a dor, e os espasmos musculares. Use banhos de água gelada, compressas de gelo, ou massagem com gelo.

Para este último, você deve apenas congelar uma bolsa com gelo e aplicá-la na área afetada, fazendo movimentos suaves por cerca de 20 minutos, várias vezes ao dia. Quanto mais gelo, melhor. Devemos sempre aplicá-lo com um pano que evite o contato direto do gelo com a pele para evitar mais danos.

Gelo para o alívio da tendinite

A aplicação de bolsa de gelo nos ajudará a acalmar rapidamente a tendinite.

3. Compressão

Essa técnica permite limitar o movimento da área afetada, evitando que sofra mais danos e a dor se agrave. Por outro lado, ajuda a reduzir a inflamação. Para fazer isso, use ataduras de compressão elástica, ou as clássicas compressas.

4. Elevação

Especialmente no momento em que ocorre o dano, elevar a articulação acima da linha do coração reduzirá o acesso do sangue à área afetada. Desta forma, reduzimos o processo de inflamação e dor relacionada, que aparecem após a lesão.

Se também aplicarmos gelo, controlaremos rapidamente o processo inflamatório e reduziremos o dano sofrido.

Alimentos que você deve ingerir para o alívio da tendinite

Ombro com dor

A ideia é consumir alimentos que contribuam para uma breve recuperação, e que acompanhem a terapia de recuperação. Vejamos:

  • Bromelina, esta é uma enzima com propriedades anti-inflamatórias que ajudarão você a aliviar a dor, e se recuperar rapidamente. O abacaxi é um ótimo exemplo.
  • Omega-3, é um ácido essencial que participará no seu processo de recuperação, desinflamando a área afetada e aliviando a dor. Podemos encontrá-lo em peixes e nozes.
  • Todos os minerais são necessários para o alívio da tendinite. Os mais importantes, neste caso, são o silício e o magnésio, pois atuam diretamente sobre o tendão afetado, auxiliando na sua recuperação. Você pode obtê-los de inúmeras frutas e legumes, como o espinafre, o brócolis e praticamente todas as frutas. O chocolate amargo também é uma importante fonte de magnésio!
  • Acompanhe a dieta com ervas, frutas, e vegetais que possuam propriedades anti-inflamatórias, ou que funcionam como analgésicos. O abacaxi, a maçã e as cerejas são ótimos exemplos.
  • As vitaminas são sempre necessárias para a recuperação de qualquer desconforto. Se você está sofrendo de tendinite, inclua na sua dieta a vitamina C, encontrada em frutas cítricas, pimentão vermelho, brócolis e couve-flor. Não esquecendo a vitamina B1 que você pode obter de ovos, nozes e leite em pó, e vitamina B5, presentes em grãos integrais.

Remédios naturais

Dor por causa de tendinite

Os remédios naturais sempre nos permitirão contribuir para o processo de recuperação. Eles são nossos aliados, por isso vamos ver quais podem ajudar.

Óleo de mostarda

É composto de nutrientes essenciais. Tem propriedades anti-inflamatórias e acalma a dor. O magnésio que contém é excelente para preservar os músculos e tendões. Para aliviar a tendinite massageie a área afetada com bastante óleo, por cerca de 20 minutos, duas ou três vezes ao dia.

Óleo de rícino (mamona)

É ideal para aliviar a dor intensa e abrandar a sensibilidade da área afetada. Além disso, reduz a inflamação. Em uma panela, aqueça o óleo de mamona, umedeça uma toalha ou pano, e envolva o tendão afetado. Duas vezes por dia é suficiente para aliviar a dor.

Cúrcuma

Para este caso, não podemos deixar de mencionar as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias desta especiaria. Com ela você vai acalmar a dor e reduzir o inchaço. Tome um copo de leite quente com açafrão duas vezes ao dia, e você verá as mudanças que ocorrerão.

Leia mais: Pomadas anti-inflamatórios de pimenta caiena para aliviar a dor nas articulações

Gengibre

Este é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que ajudará a aliviar a dor e a inflamação, a curar o tendão lesionado, e a restaurar seu movimento. Tome duas colheres de sopa de gengibre em pó, duas vezes por dia. Será muito eficaz.

Gengibre para os tendões

Em conclusão, para aliviar a tendinite você precisa ter paciência. Cumpra o descanso necessário, pois, em grande medida, a recuperação depende disso. Lembre-se que é preferível ficar quieto por alguns dias, e em movimento pelo resto de sua vida. Acompanhe este processo com bons hábitos alimentares, e as pertinentes recomendações do seu especialista.

 

  • Barreno Castillo, Arika Marisol, Sanipatin Cayambe, and Ingrid Oderay. Eficacia de la aplicación de kinesio taping en el tratamiento fisioterapéutico de pacientes con tendinitis rotuliana que acuden al departamento de rehabilitación del hospital militar durante el período comprendido entre noviembre 2013-abril 2014. BS thesis. Riobamba: Universidad Nacional de Chimborazo, 2014, 2014.
  • Brosseau, L., et al. “Masajes de fricción transversal profundos para el tratamiento de la tendinitis (Revisión Cochrane traducida).” La Biblioteca Cochrane Plus 4 (2008).
  • López Barrueco, Lisette. “Analgesia quirúrgica acupuntural, un reto en el tratamiento de la tendinitis de Quervain.” Revista Archivo Médico de Camagüey 16.6 (2012): 1653-1655.