Aprenda a aliviar a dor nas pernas naturalmente

· 27 de março de 2018
Descubra aqui como você pode aliviar a dor e a sensação de pernas pesadas de forma fácil, rápida e simples. Anime-se e aumente seu bem-estar!

Saiba como aliviar a dor nas pernas, que pode ser causada por vários fatores, tais como longos dias de trabalho em pé, retenção de líquidos, má circulação, estilo de vida sedentário e exposição a altas temperaturas, por exemplo.

Devemos ressaltar que o peso nas pernas não faz distinções entre os sexos, por isso qualquer pessoa pode sofrer com esse desconforto. No entanto, costuma ser mais comum em mulheres, especialmente a partir dos quarenta anos.

Causas da sensação de peso nas pernas

O uso de salta alto pode causar dor, por isso é preciso aliviar a dor nas pernas

  • Gravidez;
  • Sedentarismo;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Retenção de líquidos;
  • Síndrome pré-menstrual;
  • Problemas na tireoide;
  • Excesso de sal na dieta;
  • Insuficiência renal ou hepática;
  • Medicamentos, entre os quais destacam-se os anti-hipertensivos, antidepressivos e as pílulas contraceptivas, por exemplo.

O calor acentua o problema, já que tem um efeito vasodilatador que incentiva o sangue a sair das veias e se acumular sob o tecido. Isso provoca inflamação, especialmente na área dos tornozelos.

Portanto, é muito comum que o peso nas pernas seja mais frequente durante as estações quentes e em áreas onde prevalecem altas temperaturas.

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Recomendações para aliviar a dor nas pernas

  • Mantenha uma dieta saudável e equilibrada. Para isso, recomendamos que você inclua alimentos ricos em fibras e, ao mesmo tempo, aumente a ingestão de frutas e vegetais, especialmente aqueles que possuem propriedades diuréticas;
  • Aumente o consumo de gengibre, alecrim, canela e pimenta e, além disso, reduza a ingestão de sal;
  • Beba muito líquido para promover a eliminação de toxinas;
  • Elimine gorduras saturadas e embutidos, assim como açúcar branco e produtos com farinhas refinadas;
  • Faça exercícios e mantenha um bom controle do seu índice de massa corporal. Lembre-se de que o excesso de peso prejudica a circulação sanguínea e, assim, piora o desconforto;
  • O mais recomendado é fazer algum tipo de atividade aeróbica: caminhar, correr, andar de bicicleta e até dançar, pois isso vai ajudar a aliviar o problema a curto e médio prazo;
  • Evite ficar em pé, sem descansar, por muito tempo;
  • Você pode usar meias elásticas, pois estas permitem uma contenção adequada nos músculos das panturrilhas;
  • Descarte o uso de roupas apertadas e tecidos que não sejam respiráveis;
    • Isso porque roupas apertadas dificultam o retorno venoso das pernas para o coração.

Massagem para as pernas cansadas

Mulher fazendo massagem para aliviar a dor nas pernas

As massagens estimulam a circulação e aliviam o desconforto das pernas cansadas. Entretanto, ao fazê-las, é importante aplicar um pouco de algum tipo de óleo essencial, especialmente se eles forem anti-inflamatórios, antirreumáticos e antissépticos.

Desse modo, recomendamos especialmente os seguintes óleos:

  • Cipreste – Para melhorar a drenagem linfática, é antisséptico, reduz a sensação de pressão e, ao mesmo tempo, a sensação de peso;
  • Zimbro – É energético e também alivia cãibras noturnas em pernas cansadas;
  • Limão Possui propriedades depurativas ativas na microcirculação, na permeabilidade dos capilares, aumentando sua resistência e, assim, proporcionando tonicidade capilar.

Massagens feitas com qualquer um desses óleos aliviarão muito mais do que sem eles. Sendo assim, recomendamos que você faça a massagem durante a noite, antes de ir dormir. Isso te ajudar a descansar melhor.

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Infusões circulatórias

Se o peso nas pernas for devido à má circulação, recomendamos que você opte pela ingestão de algumas infusões naturais com os seguintes ingredientes:

  • Ginkgo Biloba. Seu conteúdo de flavonoides faz com que seja um vasodilatador poderoso. Melhora a circulação e melhora a coagulação, reduzindo assim o risco de formação de trombos e ajudando a oxigenar o cérebro;
    • Pode ser tomado como uma infusão. Mas, além disso, ele também vem em cremes formulados para aliviar o desconforto causado pelas varizes;
  • Cavalinha. Reduz o colesterol e previne o endurecimento das artérias. Você poderá ver como as pernas se sentem muito mais descansadas e você vai sentir muito menos pressão. Tome uma xícara após a refeição principal. O importante é ser constante;
  • Ruscus. É um poderoso tônico venoso, eficaz para tratar e prevenir hemorroidas, peso nas pernas, assim como o inchaço dos tornozelos. Você pode beber até 2 xícaras por dia.

Recomendações práticas para aliviar a dor nas pernas

Mulher com as pernas para o alto para aliviar a dor nas pernas

  • Cuide da sua pressão arterial;
  • Coloque as pernas para cima pelo menos 15 minutos por dia a fim de promover uma boa circulação;
  • Tente evitar manter as mesmas posturas por muito tempo, sem descansos, especialmente se você usar sapatos inadequados;
  • Mergulhe as pernas em água fria por um tempo para estimular a circulação.

Gostou destas dicas para aliviar a dor nas pernas? Então, não deixe de aplicá-las em seu dia a dia na próxima vez em que estiver sofrendo com este problema.