Aprenda a aliviar a dor nas pernas naturalmente

Descubra aqui como você pode aliviar a dor e a sensação de pernas pesadas de forma fácil, rápida e simples. Anime-se e aumente seu bem-estar!

Saiba como aliviar a dor nas pernas, que pode ser causada por vários fatores, tais como longos dias de trabalho em pé, retenção de líquidos, má circulação, estilo de vida sedentário, exposição a altas temperaturas.

Devemos ressaltar que o peso nas pernas não faz distinções entre os sexos, razão pela qual qualquer pessoa pode sofrer com esse desconforto. No entanto, costuma ser mais comum em mulheres, especialmente a partir dos quarenta anos.

Causas da sensação de peso nas pernas

Dor nas pernas

  • Gravidez.
  • Sedentarismo.
  • Insuficiência cardíaca.
  • Retenção de líquidos.
  • Síndrome pré-menstrual.
  • Problemas na tireoide.
  • Excesso de sal na dieta.
  • Insuficiência renal ou hepática
  • Medicamentos, entre os quais se destacam os anti-hipertensivos, antidepressivos e as pílulas contraceptivas.

O calor acentua o problema porque tem um efeito vasodilatador que incentiva o sangue a sair das veias e acumular-se sob o tecido. Isso provoca inflamação, especialmente na área dos tornozelos.

Portanto, é muito comum que o peso nas pernas seja mais frequente durante as estações quentes e em áreas onde prevalecem altas temperaturas.

Recomendações para aliviar a dor nas pernas

  • Mantenha uma dieta saudável e equilibrada. Para isso, recomendamos que você inclua alimentos ricos em fibras e aumente a ingestão de frutas e vegetais, especialmente aqueles que possuem propriedades diuréticas.
  • Aumente o consumo de gengibre, alecrim, canela e pimenta e reduza a ingestão de sal.
  • Evite o excesso de sal em sua dieta.
  • Beba muito líquido para promover a eliminação de toxinas.
  • Elimine gorduras saturadas, embutidos, açúcar branco e produtos com farinhas refinadas.
  • Faça exercícios e mantenha um bom controle do seu índice de massa corporal. Lembre-se de que o excesso de peso prejudica a circulação sanguínea e piora o desconforto.
  • O mais recomendado é fazer algum tipo de atividade aeróbica: caminhar, correr, andar de bicicleta e até dançar vai ajudá-lo a aliviar o problema a curto e médio prazo.
  • Evite ficar em pé, sem descansar, por muito tempo.
  • Você pode usar meias elásticas, pois estas permitem uma contenção adequada nos músculos das panturrilhas.
  • Descarte o uso de roupas apertadas e tecidos que não sejam respiráveis.
    • Roupas apertadas dificultam o retorno venoso das pernas para o coração.

Massagem para as pernas cansadas

Massagem nas pernas

As massagens estimulam a circulação e aliviam o desconforto das pernas cansadas. Ao fazê-las, é importante aplicar um pouco de algum tipo de óleo essencial, especialmente se eles forem anti-inflamatórios, antirreumáticos e antissépticos.

Recomendamos especialmente os seguintes óleos:

  • Cipreste – Para melhorar a drenagem linfática, é antisséptico, reduz a sensação de pressão e de peso.
  • Zimbro – É energético e também alivia cãibras noturnas em pernas cansadas.
  • Limão – Possui propriedades depurativas ativas na microcirculação, na permeabilidade dos capilares, aumentando sua resistência e proporcionando tonicidade capilar.

Massagens feitas com qualquer um desses óleos aliviarão muito mais do que sem eles. Recomendamos que você faça a massagem durante a noite, antes de ir dormir. Isso irá ajudá-lo a descansar melhor.

Infusões circulatórias

Se o peso nas pernas é devido à má circulação, recomendamos que você opte pela ingestão de algumas infusões naturais com os seguintes ingredientes:

  • Ginkgo Biloba. Seu conteúdo de flavonoides faz com que seja um vasodilatador poderoso. Melhora a circulação e melhora a coagulação, reduzindo assim o risco de formação de trombos e ajudando a oxigenar o cérebro.
    • Pode ser tomado como uma infusão. Ele também vem em cremes formulados para aliviar o desconforto causado pelas varizes.
  • Cavalinha. Reduz o colesterol e previne o endurecimento das artérias. Você poderá ver como as pernas se sentem muito mais descansadas e você vai sentir muito menos pressão. Tome uma xícara após a refeição principal. O importante é ser constante.
  • Ruscus. É um poderoso tônico venoso, eficaz para tratar e prevenir hemorroidas, peso nas pernas, assim como o inchaço dos tornozelos. Você pode beber até 2 xícaras por dia.

Recomendações práticas para aliviar a dor nas pernas

Mulher com as pernas para o alto

  • Cuide da sua pressão arterial.
  • Coloque as pernas para cima pelo menos 15 minutos por dia, para promover uma boa circulação.
  • Tente evitar manter as mesmas posturas por muito tempo, sem descansos, especialmente se você usar sapatos inadequados.
  • Mergulhe as pernas em água fria por um tempo para estimular a circulação.

Gostou destas dicas para aliviar a dor nas pernas? Não deixe de aplicá-las em seu dia a dia na próxima vez em que estiver sofrendo com este problema.

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