9 alimentos ricos em água para combater a desidratação
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
O consumo regular de alimentos ricos em água é uma das medidas simples para combater a desidratação. Essa condição, que pode ser causada por uma baixa ingestão de líquidos ou pela perda excessiva de líquidos, é um dos gatilhos para muitos problemas de saúde.
Embora muitas pessoas ignorem o seguinte fato, a água participa de todas as funções vitais do corpo. De fato, estima-se que mais de 60% da composição do organismo corresponda a esse líquido. O que acontece quando não se bebe água?
A falta de líquidos no corpo produz uma alteração tanto no nível de água como no de sais minerais. Portanto, os órgãos deixam de funcionar de forma adequada e o paciente sofre com falta de energia e incômodos físicos e mentais.
Mesmo que o ideal seja repor os líquidos com água mineral e bebidas saudáveis, também existem alimentos que contribuem para minimizar os efeitos da desidratação. Quais são eles? A seguir, trazemos mais detalhes.
Alimentos ricos em água que ajudam a combater a desidratação
Os alimentos ricos em água têm várias vantagens para paliar os efeitos negativos da desidratação na saúde. Não só contêm líquidos saudáveis que hidratam as células, como também fornecem sais minerais e nutrientes essenciais para regular os eletrólitos e as funções do corpo.
Além disso, alguns estão repletos de fibras dietéticas, aminoácidos e ácidos graxos saudáveis que controlam o apetite. Portanto, são excelentes para controlar a ansiedade e a sede sem a necessidade de recorrer a opções cheias de calorias. Não deixe prová-los!
Leia também: Efeitos imediatos do álcool no organismo
1. Melancia
É um dos mais importantes alimentos ricos em água. Dado que mais de 92% de sua composição é água, é um complemento perfeito para enfrentar os sintomas da desidratação. Entre outras coisas, fornece vitaminas A e C, além de sais minerais como potássio, magnésio e fósforo.
2. Pepino
Essa deliciosa hortaliça contém até 96% de água. Seu valor calórico é bastante baixo e contém leves doses de vitamina C, potássio e fibras. Graças a isso, ajuda a repor os líquidos do corpo e, ainda, melhora a saúde digestiva e imune.
É importante observar que o consumo regular de vitamina C estimula a função imunológica, conforme afirma um estudo publicado na revista Nutrients. Por esse motivo, é necessário garantir seu aporte diário. Adicionar pepino às saladas pode ser uma boa opção para atingir esse objetivo.
3. Tomate
Conhecido como um dos ingredientes mais refrescantes e completos para o verão, o tomate é um dos protagonistas da lista de alimentos ricos em água. Seu alto teor de licopeno, um poderoso antioxidante, protege as células e previne o envelhecimento.
Por outro lado, esse fitonutriente é capaz de reduzir o risco cardiovascular, segundo pesquisa publicada na revista Atherosclerosis.
Mais de 94% de sua composição é água e fornece apenas 20 calorias. Como se não bastasse, contém vitaminas A e C, minerais essenciais e uma quantidade significativa de fibra.
4. Maçã
Uma deliciosa maçã é composta de até 86% de água. Além disso, é uma das frutas com mais teor de antioxidantes, vitaminas e fibras. Sua ingestão regular inibe os efeitos negativos dos radicais livres e ajuda a prevenir a deterioração das células cerebrais.
Além disso, a pectina que essa fruta contém estimula o crescimento seletivo das bactérias que compõem a microbiota intestinal, segundo um estudo realizado em 2017.
Talvez te interesse: 7 alimentos que ajudam a potencializar as funções cerebrais
5. Frutos cítricos
Todas as variedades de frutos cítricos representam uma ótima alternativa para reidratar o organismo quando líquidos são perdidos. Por exemplo, uma laranja contém até 88% de água. Somado a isso, são fontes de vitamina C e sais minerais que regulam os eletrólitos.
6. Vegetais verdes
Até 90% da composição do alface e do espinafre é água. Por conseguinte, ambas as opções são excelentes alternativas para paliar qualquer sintoma vinculado à desidratação. Essa variedade de vegetais contém vitaminas A e C, minerais e antioxidantes que previnem diversas doenças.
7. Abacaxi
Essa deliciosa fruta tropical é reidratante e ajuda a repor os sais minerais que são perdidos pelo excesso de transpiração, diarreia e outros transtornos que levam à desidratação. Além disso, contém vitamina C, tiamina e uma enzima chamada bromelina que confere seus principais benefícios quando se trata de melhorar os processos digestivos.
8. Aipo
Existem várias formas de incorporar o aipo na dieta regular para aproveitar seus benefícios. Como é um vegetal composto de mais de 95% de água, é um dos ingredientes mais hidratantes. Além disso, traz vitamina K, potássio e vitamina B9, necessária para a formação e a manutenção das células.
9. Melão
O melão é um alimento refrescante que pode ser incluído em saladas ou sucos. Contém quantidades significativas de betacaroteno, além de manganês, potássio e vitamina C. Devido ao seu alto teor de água, é uma das frutas diuréticas e reidratantes mais recomendadas.
Coma vegetais para prevenir a desidratação
Os problemas causados pela desidratação preocupam você? Então não deixe de aproveitar os benefícios desses alimentos. Embora, é claro, seja necessário beber água todos os dias, esses ingredientes são um bom complemento. Experimente!
Lembre-se de que o ideal é consumir todos esses alimentos em sua forma natural, sem cozinhar ou bater em sucos, pois assim suas propriedades são mais aproveitadas. Porém, não tem problema se um dia você decidir experimentar, por exemplo, bater algumas deliciosas cenouras com laranja e gengibre, em vez de consumir esses alimentos em sua forma natural.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carr AC., Maggini S., Vitamin C and immune function. Nutrients, 2017.
- Ming Cheng H., Koutsidis G., Lodge JK., Ashor A., et al., Tomato and lycopene supplementation and cardiovascular risk factors: a systematic review and meta analysis. Atherosclerosis, 2017. 257: 100-108.
- Faith Chung W., Meijerink M., Zeuner B., Holck J., et al., Prebiotic potential of pectin and pectic oligosaccharides to promote anti inflammatory commensal bacteria in the human colon. FEMS Microbiol Ecol, 2017.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.