Alimentos que podem clarear o cabelo

· 10 de janeiro de 2019
Além de clarear o tom dos cabelos, a camomila é ideal para dar brilho e cuidar do couro cabeludo.

Às vezes achamos chato ter o cabelo sempre da mesma, no entanto, ficar tratando com tintas que contêm muitas substâncias químicas, também pode não nos chamar muito a atenção. Felizmente, existem muitos produtos na linha de beleza que podem clarear o cabelo, estes são feitos à base de produtos naturais, permitindo que o tratamento seja mais saudável. Saiba mais!

Camomila

Prepare uma infusão de camomila, lave o seu cabelo com shampoo e espere que esteja totalmente seco, ou utilize o secador.

Quando a infusão estiver fria despeje em um frasco com borrifador, que esteja vazio. Em seguida, penteie seu cabelo e espirre com o borrifador.

Utilize de novo o secador e deixe a infusão agir no cabelo por uma hora, lave e repita várias vezes na semana.

Limão

Para esta receita, precisará de uma xícara de suco de limão recém espremido e ¼ de água morna. Despeje a mistura em uma garrafa com borrifador e borrife no cabelo até que fique totalmente úmido. É aconselhável fazer com o cabelo sem lavar.

Fique uma ou duas horas ao sol (usando o protetor solar), é possível aproveitar alguma atividade para fazê-lo, como um churrasco com a família, correr, caminhar, andar de bicicleta; enfim, alguma coisa que não implique ficar estática tanto tempo ao sol.

Logo após esse tempo, tome um banho e lave o cabelo normalmente. Além disso, procure usar um bom condicionador ou creme para pentear, já que o ácido cítrico do limão pode deixar o cabelo ressecado. Lave com shampoo e condicionador.

Leia mais: Queda de cabelo: como combatê-la com o suco de limão?

Ovo e cerveja para clarear o cabelo naturalmente

máscara de ovo para clarear o cabelo

Utilize uma clara de ovo, misture com meia xícara de cerveja tradicional, a preta não servirá. Em seguida, aplique sobre o cabelo e deixe atuar ao sol, pelo menos por uma hora. Enxague com água fria ou morna.

Henna

Esta é uma receita que é usada há muitos anos pelas nossas avós para clarear ou escurecer o tom do cabelo. Primeiramente, leve em conta vários fatores para aplicar a Henna sobre o cabelo, como, por exemplo: quanto mais uniforme esteja o cabelo, mais fácil conseguir o resultado desejado.

Além disso, caso tenha várias tintas no cabelo, dificilmente a Henna funcionará.

Para conseguir a Henna, é possível ir em uma loja de produtos naturais, selecionar uma cor bege ou amarela. É bom saber que, por ser um produto natural, não durará o mesmo tempo que um produto químico.

Em primeiro lugar, misture em um recipiente o pó de Henna com água fervendo, misture bem até conseguir uma pasta espessa; além disso o cabelo tem que estar limpo e seco.

Em seguida, utilize luvas e aplique a mistura no cabelo, comece pela raiz até as pontas. Massageie todo o cabelo e cubra com um plástico; deixe atuar por várias horas.

Quanto mais tempo deixar, mais forte será o tom. Enxágue com o shampoo e condicionador.

Saiba mais: Henna: benefícios de tingir o cabelo com este produto

Limão e camomila

A saber, estes dois produtos são especialistas em clarear o cabelo. Dessa forma, combine o suco fresco de um limão com duas colheres de camomila. Em seguida, misture e aplique em todo o cabelo, deixe atuar por duas horas no sol. Enxágue normalmente.

Além disso, pode-se despejar em um frasco de shampoo um pouco da infusão de limão com camomila, deixe atuar por dez minutos e enxágue.

Canela

canela para clarear os cabelos

Misture em um recipiente três colheres de canela  em pó e três colheres de condicionador. Mexa até que forme uma pasta uniforme e aplique sobre todo seu cabelo, coloque uma toca e deixe por um bom tempo, entre 6 a 8 horas. Lave com shampoo.

  • Nóbrega, A. D. T. Desenvolvimento e avaliação da eficácia de formulações cosméticas contendo extrato de camomila ou seus componentes isolados (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).