7 alimentos para prevenir a degeneração macular
Revisado e aprovado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
A degeneração macular é uma das doenças oculares que pode reduzir a qualidade de vida das pessoas, especialmente quando atingem a idade adulta. É uma patologia da retina que surge quando a mácula se deteriora, isto é, a membrana ligeiramente amarela que está na parte de trás dos olhos.
Caracteriza-se por dificuldades na amplitude visual central, que é necessária para detalhar centenas de objetos. Além disso, os afetados têm dificuldade para ler, se concentrar, e reconhecer rostos das pessoas.
O mais preocupante é que o seu desenvolvimento ocorre gradualmente e, em muitos casos, leva à cegueira total. Devido a isso é essencial adotar práticas saudáveis que, além de cuidar da saúde visual, reduzam o risco de sofrer com essa doença.
Hoje queremos compartilhar 7 alimentos cujas propriedades e nutrientes são benéficas para os olhos.
Alimentos para prevenir a degeneração macular
1. Ovos
O consumo diário de ovos é um dos hábitos alimentares que pode ajudar a manter a saúde visual em condições ideais. Este alimento é conhecido por ser uma fonte de aminoácidos de alta qualidade, tem quantidades significativas de luteína e zeaxantina, duas substâncias-chave para proteger os olhos dos efeitos do envelhecimento.
Para este fim, recomenda-se a sua utilização com a gema, mas a sua ingestão deve ser feita com moderação, uma vez que também contém uma quantidade significativa de gordura.
Leia também: 2 receitas com tofu que você deveria experimentar
2. Sementes de abóbora
As sementes de abóbora contêm zinco e ácidos graxos essenciais que são cruciais na prevenção de doenças oculares. Este alimento, que pode ser adicionado em múltiplas receitas, reduz o risco de degeneração macular e do envelhecimento precoce.
- Acrescente-as em seus sucos de frutas e saladas
- Não tenha medo de ganhar peso com elas, pois têm poucas calorias.
3. Previna a degeneração macular com peixes gordurosos
Todas as variedades de peixes gordurosos contêm níveis elevados de ácidos graxos ômega-3 e compostos antioxidantes, cuja absorção reduz a inflamação e o envelhecimento celular precoce. Esses nutrientes ajudam a eliminar o excesso de colesterol e, por sua vez, melhoram o fluxo sanguíneo e a pressão.
Recomenda-se o seu consumo regular para cuidar da saúde dos olhos em geral, especialmente quando você tem um histórico familiar de problemas oculares.
4. Frutos do mar
Os frutos do mar também fazem parte do grupo de alimentos que ajudam a proteger os olhos para prevenir a deterioração da retina e da mácula. Eles contêm zinco, um dos minerais essenciais para proteger as membranas que cobrem os olhos. Eles também proporcionam aminoácidos e ácidos graxos essenciais, que contribuem para a regeneração dos tecidos. Tente incluí-los nas suas receitas de saladas ou aperitivos.
Recomendamos ler: 5 benefícios da proteína de soja
5. Tomate
O tomate é um vegetal com altos níveis de licopeno, um antioxidante que previne distúrbios degenerativos. A sua ingestão regular protege os olhos e reduz o risco de sofrer deficiência visual na velhice.
Em um estudo recente, os pesquisadores concluíram que “o licopeno, mas não a luteína ou zeaxantina, diminui no soro e nas lipoproteínas em pacientes com degeneração macular relacionada à idade”, o que é muito interessante, uma vez que a luteína e a zeaxantina eram frequentemente consideradas mais importantes em saúde visual do que o licopeno.
Consuma tomates crus em suas saladas e smoothies ou prepare um copo de suco de tomate e beba pela manhã pelo menos 3 vezes por semana.
6. Chá verde
O chá verde tornou-se uma das bebidas saudáveis mais populares, uma vez que suas propriedades ajudam a perder peso e a regular o colesterol. Destaca-se pela alta contribuição de compostos antioxidantes, que são moléculas que inibem o dano causado pelos radicais livres. Estes estimulam a regeneração celular e, por manter os processos inflamatórios em equilíbrio, reduzem o risco de desenvolver condições como a degeneração macular.
Recentemente, foi realizado um estudo com o objetivo de investigar o efeito agudo de uma única dose de chá verde na qualidade e quantidade de lágrimas em indivíduos com olhos normais. Os pesquisadores concluíram que “o consumo de chá verde pode ter um efeito significativo na qualidade do filme lacrimal do olho. A qualidade da lágrima parecia diminuir após o consumo do chá verde ”.
7. Espinafre
O espinafre e outras variedades de vegetais verdes estão repletos de nutrientes, como ácido fólico, vitamina A e zinco, todos necessários e úteis para prevenir as doenças dos olhos. Esses nutrientes retardam a progressão da degeneração macular e criam uma barreira protetora contra o estresse oxidativo. Suas propriedades também são adequadas para controlar a inflamação e distúrbios associados à ela.
Incorpore o espinafre em suas refeições, seja em sucos, saladas ou sopas e comece a aproveitar seus benefícios.
Alimente-se de forma saudável, isso beneficia sua saúde visual
Você inclui esses alimentos em sua dieta regular? Se ainda não faz isso, certifique-se de que não lhe faltem algumas porções por semana. Eles irão ajudá-lo a variar o cardápio e desfrutar de refeições nutritivas que irão beneficiar todo o seu corpo e, acima de tudo, sua saúde visual.
Como você deve ter visto, não é necessário consumir apenas cenouras para ter uma visão 20-20.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mitchell, P., Liew, G., Gopinath, B., & Wong, T. Y. (2018). Age-related macular degeneration. The Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31550-2
- Penfold, P. L., & Provis, J. M. (2005). Macular degeneration. Macular Degeneration. https://doi.org/10.1007/b138399
- Schwartz, S. D., Pan, C. K., Klimanskaya, I., & Lanza, R. (2013). Retinal Degeneration. In Principles of Tissue Engineering: Fourth Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-398358-9.00068-9
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.