8 alimentos para melhorar a saúde circulatória

28 Junho, 2020
Existem alguns alimentos cujos componentes, como os antioxidantes naturais, podem ajudar a melhorar a nossa saúde vascular. Saiba quais são no artigo a seguir.

Você saberia dizer quais alimentos ajudam a melhorar a saúde circulatória? Será que eles já fazem parte da sua dieta regular?

Manter uma boa saúde circulatória é essencial para prevenir inúmeras doenças cardíacas. As doenças cardiovasculares são hoje uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos. É por isso que é fundamental manter hábitos saudáveis nesse sentido.

Graças ao nosso sistema circulatório, o sangue flui pelo corpo levando nutrientes e oxigênio às células e eliminando os resíduos. Ao longo deste artigo, explicaremos as diferentes propriedades de uma série de alimentos que devemos consumir para melhorar a saúde circulatória. Confira!

Alimentos para melhorar a saúde circulatória

1. Limão

Limão: um dos alimentos para melhorar a saúde circulatória
A vitamina C do limão fornece benefícios interessantes para cuidar da saúde cardiovascular.

Esta fruta é rica em vitamina C, essencial para a formação de colágeno e elastina. Essas substâncias são de natureza proteica e formam as paredes capilares.

Beber suco de limão pela manhã é uma boa opção para melhorar a saúde circulatória. Se você puder adicionar um pouco da casca, melhor ainda, pois ela contém mais antioxidantes. Se você achar que o suco é muito ácido, outra opção é usá-lo para temperar saladas.

2. Cúrcuma

Este alimento tem propriedades anti-inflamatórias. Muitos dos seus benefícios para melhorar a saúde circulatória são decorrentes do seu efeito antioxidante para neutralizar a ação dos radicais livres e tóxicos no organismo.

Normalmente, o corpo neutraliza os radicais livres que ocorrem naturalmente. No entanto, se a produção dos mesmos for excessiva, os seguintes danos no organismo poderão ocorrer:

  • Aumento do risco de doença cardiovascular
  • Elevação do risco de câncer
  • Aceleração do processo de envelhecimento 
  • Acredita-se que eles estejam envolvidos em doenças como o Parkinson, Alzheimer, arteriosclerose e diabetes

3. Gengibre

O consumo frequente e habitual de gengibre ajuda a aumentar a energia e ativa a circulação sanguínea, tornando-a mais fluida. Recomenda-se consumi-lo fresco ou seco diariamente. Você pode usá-lo em cremes de legumes, sucos ou em infusões.

Você também pode se interessar: Remédio com gengibre e salsão para eliminar os cristais de ácido úrico

4. Sementes de girassol

Sementes de girassol
As sementes de girassol são ricas em gorduras saudáveis ​​para o coração e antioxidantes naturais como a vitamina E.

Essas sementes, além de fornecerem ácidos graxos essenciais, são ricas em vitamina E. Esta se caracteriza pela sua grande atividade antioxidante, sendo uma das mais potentes. Ao consumir uma colher de sopa de sementes de girassol por dia, você consegue suprir os requisitos de vitamina E e melhorar a saúde circulatória.

5. Alho

É um alimento com efeitos anticoagulantes, ou seja, ajuda o sangue a circular melhor nos vasos sanguíneos e evita a formação de coágulos. Portanto, assim como a cebola, estimula a circulação sanguínea. Para aproveitar ao máximo seus benefícios, é recomendável consumir um dente de alho cru diariamente.

6. Água

Beber bastante água é benéfico para melhorar a saúde circulatória, bem como para outras funções do corpo, pois ela é um elemento essencial para a vida.

Além disso, a água ajuda a eliminar as toxinas do corpo, o que sem dúvida ajuda a melhorar a saúde circulatória, impedindo também a formação de coágulos. Portanto, recomenda-se tomar de um e meio a dois litros por dia, para assim manter o corpo hidratado e transportar os nutrientes necessários para todos os órgãos e tecidos.

7. Nozes

Benefícios das nozes para a saúde
Os benefícios das nozes para a saúde cardiovascular são mais do que conhecidos. No entanto, devemos consumi-las com moderação pelo seu teor de gorduras.

Elas têm um alto índice de vitamina B3, o que favorece a circulação sanguínea. Além disso, seus ácidos graxos neutralizam o colesterol e a inflamação no sistema circulatório.

8. Tomate, melancia e melão

Esses alimentos contêm licopeno, um antioxidante que estimula a circulação sanguínea e evita problemas cardíacos. Além disso, o tomate também previne doenças vasculares, como a arteriosclerose, e previne a formação de gordura no sangue.

Descubra também: 6 benefícios das sementes de melancia fervidas em água

Outras recomendações para melhorar a saúde circulatória

Mulher elevando as pernas
Em caso de inchaço, levantar as pernas após um dia de trabalho ajuda a aliviar o desconforto.

Obviamente, manter uma boa dieta é essencial para ter uma boa saúde e prevenir inúmeras doenças. No entanto, também é necessário adotar outros hábitos saudáveis, como a prática regular de exercício físico e a ingestão frequente de água, como mencionamos anteriormente.

Você também pode:

  • Levantar as pernas várias vezes ao dia para reduzir o inchaço
  • Evitar roupas apertadas
  • Consumir alimentos com potássio, pois ele regula a eliminação de água pelos rins e evita alterações na pressão arterial

Conclusão

Além dos alimentos mencionados, existem outros que também podem melhorar a saúde circulatória. Dessa forma, você não tem desculpa para não incluí-los em sua dieta e adotar hábitos de vida saudáveis. Você se sentirá muito melhor consigo mesmo e evitará doenças cardiovasculares.

  • He Y., Yue Y., Zheng X., Zhang K., et al., Curcumin, inflammation and chronic diseases: how are they linked? Molecules, 2015. 20 (5): 9183-213.
  • Watanabe Y., Tatsuno I., Omega 3 polyunsaturated fatty acids for cardiovascular diseases: present, past and future. Expert Rev Clin Pharmacol, 2017. 10 (8): 865-873.