Alimentos com poder cicatrizante

· 26 de março de 2016
Para favorecer a cicatrização dos tecidos ou melhorar a recuperação após uma intervenção cirúrgica é importante incluir alimentos ricos em vitaminas A, C e K em nossa alimentação.

Existem determinados tipos de alimentos com alto poder cicatrizante graças a nutrientes específicos. Portanto, se você tiver alguma lesão interna, tiver sido operado ou precise curar alguma ferida externa, recomendamos consumir estes alimentos.

O poder cicatrizante desses alimentos vem principalmente da vitaminas. Além destes elementos, também precisamos de uma série de minerais essenciais para favorecer a cicatrização.

A importância da vitamina K

suco-com-poder-cicatrizante
A vitamina K desempenha uma função básica na hora de coagular o sangue: 

Evita hemorragias e alivia os inchaços, especialmente os que conhecemos como hematomas. São precisamente estas inflamações que evitam que consigamos cicatrizar bem as feridas.

É também usada a nível médico e estético por suas qualidades curativas. Não apenas elimina varizes e aliviar contusões, como também atenua estrias e cura queimaduras. Além disso, é comercializada para uso tópico na resolução de problemas como a rosácea e a acne.

Clinicamente, a vitamina K também é utilizada depois das cirurgias com a finalidade de acelerar a cicatrização da pele.

Alimentos com vitamina K: verduras de folhas verdes como a couve, o agrião, a espinafre, o nabo, as folhas de mostarda, as folhas de beterraba, a acelga, a chicória, a alface, a couve de Bruxelas, o brócolis.

Também a cebolinha, pimenta em pó, curry, ameixa seca, além de ervas medicinais como a salsinha,  orégano e manjericão fresco.

Também recomendamos a leitura: 7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

Alimentos com vitamina A

suco-com-poder-cicatrizante

A vitamina A é outro elemento essencial que nos ajuda a cicatrizar feridas e todo tipo de lesões, tanto externas quanto internas. É muito adequada, por exemplo, para resolver problemas de acne, eczema, psoríase, herpes labial… assim como feridas e queimaduras.

Tem a capacidade de regenerar a pele e oferecer energia.

A nível interno, a vitamina A é muito importante. Pessoas que, por exemplo, sofrem inflamações no intestino e inclusive a doença de Crohn, ou qualquer tipo de inflamação na urina, encontrarão nesta vitamina uma ajuda indispensável, que sem dúvidas o próprio médico receitará por meio dos medicamentos. Saiba em quais alimentos você pode encontrar um bom teor de vitamina A.

Alimentos ricos em vitamina A: Pimentão vermelho, cenouras, batatas, abóbora, todas as verduras de folhas verdes, melão, damascos secos…

A eficácia dos óleos mais saudáveis

Oleo-de-coco

  • Tanto os óleos monoinsaturados quanto os poli-insaturados são muito adequados para favorecer a cicatrização. Consumi-los em nossas saladas, acompanhando muitos de nossos alimentos mais cotidianos, ou inclusive usando-os de forma tópica, poderemos obter bons resultados na hora de cicatrizar nossas feridas ou lesões.
  • Óleos mais saudáveis: o azeite de oliva, o óleo de coco ou os de sementes são excelentes mediadores nos processos de cura e cicatrização.

Também recomendamos a leitura: Propriedades incríveis da água de coco para a saúde

A vitamina C e seu poder cicatrizante

frutas-com-poder-cicatrizante

  • A vitamina C possui um excelente poder cicatrizante. É essencial, por exemplo, aumentar o consumo de frutas e verduras com esta vitamina após fazer uma cirurgia. Todos nós precisamos de um teor adequado da vitamina C para o crescimento e o reparo dos tecidos em todas as partes do corpo, tanto internos quanto externos. Ela é indispensável para sintetizar uma proteína que ajuda as células, os tecidos, os tendões e os músculos. Ou seja, sua missão é reparar e cicatrizar, além de nos proteger de infecções e dos radicais livres.
  • Ela ajuda, por exemplo, a reduzir o sangramento das gengivas, a fazer com que seus hematomas desapareçam mais cedo, e se você é propenso a ter sangramentos no nariz, também faz com que isso pare, além de, em geral, proteger o corpo de infecções, que são as principais inimigas da cicatrização.
  • Alimentos com vitamina C: kiwi, manga, morango, laranja, melão, tomate, groselha, toranja, abacaxi, brócolis, agrião, couve, coentro, nabo…