Alimentos para aumentar os níveis de hemoglobina

30 Setembro, 2020
Caso o médico tenha indicado que você está com níveis baixos de hemoglobina, você deve seguir as instruções do profissional e começar a melhorar seus hábitos alimentares.

Para restabelecer os níveis de hemoglobina e recuperar a saúde e o bem-estar, é fundamental adotar e manter uma alimentação equilibrada, que inclua os diferentes grupos alimentares em quantidades suficientes. Claro, também é aconselhável aproveitar as fontes de ferro.

A seguir, vamos falar sobre quais são essas fontes e quais outras contribuições elas podem fornecer quando você as inclui regularmente (e com moderação) em sua dieta.

A hemoglobina, a anemia, o ferro e a dieta

Os especialistas da Associação Espanhola de Afetados por Linfoma, Mieloma e Leucemia (AEAL) afirmam que a hemoglobina é “uma substância rica em ferro cuja função é transportar oxigênio dos pulmões para o resto das células do corpo”.

Para desempenhar suas funções corretamente e ter níveis adequados de hemoglobina, o organismo precisa obter ferro por meio dos alimentos. Caso contrário, ocorre anemia.

Para saber se os níveis de hemoglobina estão normais ou alterados, o médico deve solicitar um exame de sangue. Esse teste é necessário quando a pessoa apresenta sintomas como: fadiga, tontura, frio, irritabilidade, cansaço, falta de energia, muito sono, etc.

Caso o médico confirme que a pessoa tem anemia, além de indicar um tratamento, o profissional vai recomendar que o paciente realize mudanças em sua dieta para conseguir obter ferro.

Nesse sentido, uma das primeiras medidas indicadas será o consumo de alimentos ricos em ferro (peixe, ovos, carne bovina, feijões, brócolis e espinafre, etc).

  • Há algumas “combinações” benéficas e outras prejudiciais para aumentar ou diminuir a absorção de ferro. Por exemplo, os cítricos (e qualquer alimento que contenha vitamina C) ajudam a absorver esse nutriente.
  • Por outro lado, os laticínios fazem com que o corpo reduza essa habilidade de absorção, por isso é recomendável que o leite e os queijos sejam consumidos uma hora antes do consumo de alimentos com ferro.
  • Refrigerantes, chocolate e café também dificultam a absorção do ferro, por isso não é aconselhável consumi-los junto com as refeições principais, somente um tempo depois (de 40 minutos em diante e sempre com moderação).

Como aumentar os níveis de hemoglobina no corpo?

Para aumentar os níveis de hemoglobina e deixar a anemia para trás, é essencial melhorar os hábitos alimentares e tentar integrar fontes de ferro na dieta com mais frequência.

As fontes de ferro mais importantes são

  • Carne vermelha e branca: são ricas em ferro e, graças a esses alimentos, a tarefa que o corpo executa para absorver os nutrientes de que precisa será desempenhada com mais facilidade. Diz-se que o efeito é mais rápido do que comendo vegetais. Cordeiro, fígado de boi, mexilhão, camarões, fígado de frango e ostras são algumas das fontes recomendadas.
  • Vegetais: os vegetarianos ou veganos não precisam se preocupar com a ingestão de ferro se consumirem os alimentos corretos, principalmente verduras folhosas (acelga e espinafre) e as crucíferas (brócolis). Não se esqueça das batatas com casca, da beterraba, do tomate e da abóbora.
  • Leguminosas: feijões, grão-de-bico, lentilhas e ervilhas são alguns dos exemplos que ajudam a aumentar os níveis de ferro.
  • Frutas: as bananas e as uvas encabeçam a lista, seguidas pelos figos. Estas três frutas são deliciosas, podem ser consumidas em várias receitas e sobremesas, e aumentam a quantidade de ferro e hemoglobina no organismo.
  • Outros alimentos e complementos: tofu, cevada, linhaça, leite e água.

Leia também: Arroz com verduras e chia: pobre em calorias e colesterol

Outros alimentos saudáveis para aumentar os níveis de hemoglobina

  • Amêndoas: contêm muito cobre que, juntamente com o ferro e algumas vitaminas, exerce seu poder catalisador na síntese da hemoglobina. Deixe sete amêndoas de molho por duas horas e, em seguida, faça a moagem e retire a fina pele vermelha. Coma essa pasta uma vez por dia, com o estômago vazio.
  • Sementes de gergelim: são uma rica fonte de ferro. Coloque uma colher de sopa de sementes em um copo de água quente por algumas horas e, em seguida, moa e filtre. Misture as sementes trituradas com um copo de leite com açúcar e beba diariamente.
  • Espinafre: é rico em ferro, que ajuda a formar a hemoglobina e os glóbulos vermelhos. Previne e trata a anemia.

Uma dieta saudável ajuda a ter níveis normais de hemoglobina

Como você viu, é essencial uma alimentação saudável para ter níveis normais de hemoglobina. É claro que, junto com isso, é muito importante manter outros bons hábitos de vida e evitar os excessos.

Lembre-se de que se você tem anemia, não é recomendável consumir café nem chá em grandes quantidades. Mas, se for consumir, procure ingeri-los 40-45 minutos após a refeição principal para não prejudicar a absorção de ferro e outros nutrientes.

Por fim, lembre-se de que se tiver dúvidas sobre como seguir uma dieta de acordo com suas necessidades, você sempre pode consultar o seu médico. O profissional saberá dar orientações para que você comece a melhorar sua alimentação e a aproveitá-la ao máximo.

  • Sabatine, M. S., Morrow, D. A., Giugliano, R. P., Burton, P. B. J., Murphy, S. A., McCabe, C. H., … Braunwald, E. (2005). Association of hemoglobin levels with clinical outcomes in acute coronary syndromes. Circulation. https://doi.org/10.1161/01.CIR.0000162477.70955.5F
  • Hardison, R. C. (2012). Evolution of hemoglobin and its genes. Cold Spring Harbor Perspectives in Medicine. https://doi.org/10.1101/cshperspect.a011627
  • Marti, H. R. (1969). Hemoglobin. Experientia. https://doi.org/10.1016/j.jtbi.2017.04.012