Alimentos para aumentar os níveis de hemoglobina

27 Dezembro, 2019
Caso o médico tenha lhe dito que você tem baixos níveis de hemoglobina, siga as suas instruções e melhore os seus hábitos alimentares.
 

Quando o seu corpo não tem uma quantidade suficiente de ferro para transportar o oxigênio no sangue, você começa a sofrer de anemia, uma condição que nem sempre deixa os seus sintomas evidentes. Neste artigo, falaremos sobre alimentos para aumentar os níveis de hemoglobina.

Se você tiver este problema, precisa manter uma dieta rica em alimentos que contenham ferro para que a hemoglobina fique equilibrada e, além disso, para que você se sinta melhor.

O que devemos saber sobre a hemoglobina?

Trata-se da porção de glóbulos vermelhos que levam o oxigênio dos pulmões para o corpo todo. A hemoglobina é constituída por cadeias de proteínas e grupamentos heme que contém ferro. O organismo extrai o ferro que precisa dos alimentos, para que assim possa criar o grupo heme.

Se não consumirmos a quantidade suficiente de ferro, surge a anemia. Este quadro se manifesta principalmente em mulheres grávidas ou naqueles que passaram por um período de trabalho muito intenso.

Pessoas que sofrem de câncer de cólon ou úlceras com sangramento também têm a possibilidade de apresentar anemia; alguns vegetarianos ou veganos também, caso não tenham uma dieta equilibrada e, em geral, todos aqueles que não comem bem.

Para conhecermos os níveis de hemoglobina, realizamos um exame de sangue, principalmente se apresentarmos sintomas como a fadiga, enjoos, frio, irritabilidade, cansaço, falta de energia, muito sono, etc.

Assim que tiver os resultados, o médico lhe dirá qual é a melhor dieta a seguir. Ele recomendará principalmente alimentos ricos em ferro, como é o caso do peixe, dos ovos, da carne bovina, dos feijões, do brócolis e do espinafre.

 
niveis de hemoglobina

Leve em conta que existem algumas “combinações” benéficas e outras prejudiciais para aumentar ou diminuir a absorção do ferro. Por exemplo, os cítricos e tudo o que contém vitamina C ajuda a absorver este nutriente.

Por outro lado, os laticínios fazem com que o corpo reduza essa habilidade de absorção, por isso é recomendável que o leite e os queijos sejam consumidos uma hora antes do consumo de alimentos com ferro.

E, além disso, os refrigerantes, chocolate e café também “tiram” o ferro da comida, por isso não é aconselhável consumi-los ao mesmo tempo na hora do almoço ou jantar.

Como aumentar os níveis de hemoglobina no corpo?

A dieta que você deve manter é aquela que lhe permitirá aumentar os níveis de hemoglobina e ferro no organismo. É por isso que você deve montar um plano alimentar correto e de acordo com as suas necessidades.

A boa notícia é que, se tratada a tempo, a anemia pode ser revertida rapidamente. Poucos dias após começar a ingerir mais ferro, você começará a se sentir menos cansado, com mais energia, mais desperto nas suas atividades do dia a dia.

As fontes de ferro mais importantes são:

 
  • Carne vermelha e branca: são ricas em ferro e, graças a esses alimentos, a tarefa que executa para absorver os nutrientes de que precisa será desempenhada com mais facilidade. Diz-se que o efeito é mais rápido do que comendo vegetais. Cordeiro, fígado de boi, mexilhão, camarões, fígado de frango e ostras são algumas das fontes recomendadas.
  • Vegetais: os vegetarianos ou veganos não precisam se preocupar com o seu consumo de ferro se consumirem os alimentos corretos, principalmente verduras folhosas (acelga e espinafre) e as crucíferas (brócolis). Não se esqueça das batatas com casca, da beterraba, do tomate e da abóbora.
  • Leguminosas: feijões, grão de bico, lentilhas, ervilhas; estes são alguns dos exemplos que o ajudarão a aumentar os níveis de ferro.
  • Frutas: as bananas e as uvas encabeçam a lista, seguidas pelos figos. Estas três frutas são deliciosas, podem ser consumidas em várias receitas e sobremesas, e aumentam a quantidade de ferro e hemoglobina no organismo.
  • Outros alimentos e complementos: tofu, cevada, linhaça, leite e água.

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Outros alimentos saudáveis para aumentar os níveis de hemoglobina

níveis de hemoglobina
 

  • Espinafre: eles são ricos em ferro, que ajuda a formar a hemoglobina e os glóbulos vermelhos. Previne e trata a anemia.
  • Amêndoas: contêm muito cobre. Ele, juntamente com o ferro e algumas vitaminas, exerce seu poder catalítico na síntese da hemoglobina. Deixe sete amêndoas de molho por duas horas e, em seguida, moa-as e retire a fina pele vermelha. Coma essa pasta uma vez por dia, com o estômago vazio.
  • Sementes de gergelim: são uma rica fonte de ferro. Coloque uma colher de sopa de sementes em um copo de água quente por algumas horas e, em seguida, moa e filtre. Misture as sementes trituradas com um copo de leite com açúcar e beba diariamente.
 
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