Álcool isopropílico: o que é e para que serve?

O álcool isopropílico é a estrela de muitos truques: ele desinfeta, atua como diluente, detergente e muito mais. Revelamos suas múltiplas aplicações a seguir.
Álcool isopropílico: o que é e para que serve?

Última atualização: 23 Setembro, 2021

O álcool isopropílico é um produto químico capaz de eliminar substâncias poluentes. Ele também é conhecido como dimetilcarbinol, 2-propanol, AIP, ou isopropanol. É caracterizado por evaporar rapidamente, levando os resíduos embora.

Esta substância está disponível em supermercados, farmácias e outras lojas. A apresentação é quase sempre em potes de 1 litro ou mais, às vezes em aerossol, e sempre especifica sua concentração superior a 99%.

13 usos do álcool isopropílico

A utilidade do isopropanol atinge processos industriais e rotinas de limpeza doméstica. Para a limpeza da casa e de alguns eletrodomésticos, é comum optar por esse tipo de álcool. Saiba em quais atividades ele pode ser útil:

1. Extermina pragas

Mergulhe ou borrife isopropanol em objetos que estejam em contato com parasitas ou insetos, como coleiras ou pentes para animais de estimação. O efeito desinfetante mata algumas bactérias e vírus.

2. Limpa e mantém peças eletrônicas e de computador

Esses equipamentos são constituídos por peças minúsculas e delicadas que requerem uma limpeza meticulosa. Devido ao seu poder de limpeza e capacidade solvente, o álcool isopropílico é uma boa escolha. Ao evaporar, não deixa resíduos e não é tão volátil, por isso não danifica as peças.

O mesmo acontece com outros eletrônicos. Com um pano umedecido com isopropanol, você pode higienizar telas de LCD, impressoras 3D, drives de disco óptico, tablets, CD players e consoles de videogame.

Em dispositivos usados com frequência, como smartphones, a sujeira se acumula. De acordo com um estudo realizado em um ambiente hospitalar, publicado no Journal of Occupational and Environmental Hygiene, os celulares são canais potenciais para bactérias e devem ser desinfetados com lenços umedecidos com álcool.

Celular carregando
O álcool isopropílico é útil para limpar dispositivos eletrônicos que precisam de desinfecção.

3. Elimina o mau cheiro

Além de esterilizar, esse tipo de álcool elimina os odores ruins. Borrife um pouco dentro dos sapatos e observe como o cheiro muda.

4. Lava azulejos e persianas

O isopropanol é eficiente na remoção de mofo em azulejos e acúmulo de poeira em cortinas. No entanto, ele não é recomendado para todos os tipos de paredes ou pisos.

Para ladrilhos, juntas enegrecidas, pisos de mármore ou madeira natural, o vinagre branco é melhor.

5. Remove as manchas

As marcas de tinta ou acrílico nos tecidos saem com isopropanol. Passe um pouco do líquido e esfregue-o para remover a mancha.

6. Derrete o gelo do carro

No inverno, os carros fora da garagem acordam cobertos de gelo nos países mais frios. Uma maneira de descongelar rapidamente é derramar álcool.

7. Ajuda a polir joias

O 2-propanol é um abrilhantador excelente para prata, ouro e outros metais. Encha um recipiente com a substância e molhe as joias sujas por 5 minutos. Em seguida, seque a joia com um pano.

8. Limpar janelas

O álcool isopropílico é um bom aliado para lavar vidros e espelhos.

9. Cuidar das ferramentas

Nas oficinas, as propriedades do álcool isopropílico se destacam pela remoção da graxa e do óleo das ferramentas. Também serve para preparar superfícies a serem soldadas.

10. Desinfetar a casa

Além de higienizar pisos, paredes e janelas, o AIP desinfeta móveis, roupas e eletrodomésticos. Além disso, é menos tóxico do que outros produtos químicos.

11. Em farmácia e cosméticos

Em máscaras à base de mentol e adstringentes, é provável que se encontre isopropanol diluído. A estrutura do álcool reduz a espessura de alguns líquidos e evita a formação de espuma quando agitado.

12. Conservante biológico

Os laboratórios usam 2-propanol de 70-99% para a preservação de amostras biológicas, como alternativa ao formaldeído.

13. No setor industrial

Na indústria, o álcool isopropílico é usado como solvente para borrachas e resinas acrílicas. É um aditivo na extração e purificação de diversos produtos.

Já a área automotiva usa o dimetilcarbinol para solubilizar a água dos tanques de gasolina e evitar que ela congele.

Como usar o álcool isopropílico?

Diluído, o isopropanol não é irritante. Caso contrário, o correto a fazer é aplicá-lo com luvas.

Para espalhar o líquido, umedeça e esfregue com um pano de algodão sem fiapos. Você também pode borrifar o spray e secar com um pano ou papel-toalha.

Álcool para a limpeza da casa.
O processo de aplicação do álcool isopropílico é simples. Se diluído, não é irritante.

Precauções ao usar álcool isopropílico

O manuseio do álcool isopropílico requer cuidado. O principal é respeitar os avisos e indicações do rótulo.

A seguir, oferecemos recomendações de segurança durante o uso do produto:

  • Mantenha o álcool fechado e longe do alcance de crianças e animais de estimação, em local fresco.
  • Não inale os vapores produzidos pela substância, devido ao risco de dores de cabeça e lesões pulmonares. Também não ingira, pois é tóxico.
  • Desconecte os aparelhos da eletricidade antes de limpar. Se eles foram usados recentemente, espere que esfriem. Após a limpeza, espere que sequem antes de ligá-los novamente.
  • Evite o contato com os olhos e mucosas do corpo.
  • Nunca o use em ambientes quentes ou perto do fogo, pois é inflamável.
  • Aplique em áreas bem ventiladas, tendo ou não pele sensível.

Diferença entre álcool isopropílico e álcool etílico

O álcool isopropílico não é o mesmo que álcool etílico ou álcool 96, que é baseado no etanol. Enquanto o agente de limpeza é para uso doméstico, o etil desinfeta feridas superficiais, é bactericida, antisséptico e intermediário em reações químicas.

A composição dos dois produtos é diferente; portanto, eles podem causar danos quando mal utilizados. Na hora de comprar álcool para limpar em casa, verifique no rótulo e com o vendedor que você vai levar para casa o álcool isopropanol.

Pode interessar a você...
O vinagre é eficaz para desinfetar a casa?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O vinagre é eficaz para desinfetar a casa?

Já ouvimos que, além de ser um ótimo complemento culinário, o vinagre também é eficaz para desinfetar a casa. Será que isso é verdade?