Água com limão e sementes de chia: benefícios para as mulheres

25 de janeiro de 2020
Este simples remédio oferece vitaminas, cálcio, proteínas e antioxidantes. Além disso, é saciante e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O que você está esperando para experimentá-lo?

A água com limão e sementes de chia éuma bebida refrescante, muito fácil de preparar, que pode ser apreciada nos meses mais quentes do ano ou depois da prática de exercícios.

O limão oferece um toque refrescante e energizante, enquanto as sementes de chia proporcionam uma textura diferente e um pouco de fibra.

Se você é mulher e está tentando manter um estilo de vida ativo e saudável, pode consumir esta bebida como um complemento para a sua dieta. Você vai ver como ela ajuda a regular o trânsito intestinal e a evitar o consumo de bebidas industrializadas (que contêm muito sódio e açúcar, dois ingredientes que não são muito convenientes para a saúde geral).

Bebidas caseiras: uma ótima opção

As bebidas industrializadas contêm uma grande quantidade de açúcar e de sódio. Estas são duas substâncias que não favorecem a saúde; na verdade, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, elas fazem exatamente o contrário.

Copo de refrigerante gelado

Muitas vezes, cozinhamos e comemos alimentos com sal. Pode ser que isso lhe pareça algo tão comum que seja inofensivo, mas a verdade é que muitas vezes, sem perceber, podemos acabar consumindo esta substância em excesso.

Leve em conta que muitos alimentos já contêm sódio, e que se adicionarmos mais (ao salgar as receitas), estaremos consumindo uma quantidade exagerada. Se, além disso, você costuma consumir produtos industrializados (bebidas e alimentos), pode estar ingerindo ainda mais sódio.

O resultado deste hábito pode ser uma retenção de líquidos, uma condição que, sem dúvida, pode causar muito incômodo no dia a dia.

O açúcar também pode causar diversos estragos na saúde e favorecer a retenção de líquidos.

Por que limão e sementes de chia?

  • As frutas ricas em vitamina C e antioxidantes, como o limão, nos permitem sintetizar e manter  o cálcio em nosso organismo.
  • As sementes de chia oferecem potássio e cálcio, dois minerais essenciais para a saúde de todo o organismo e o funcionamento de certos processos:
    • O potássio apoia a função muscular e o sistema nervoso. Também intervém na produção de proteínas a partir de seus componentes principais, os aminoácidos.
    • O cálcio estimula a secreção hormonal, contribui para a manutenção da saúde do sistema ósseo (incluindo os dentes), participa da transmissão do impulso nervoso, e contribui para a ativação de enzimas que servem como mediadoras de diferentes reações químicas.
  • Também são uma fonte de ácidos graxos ômega-3, fibras, antioxidantes e proteínas capazes de influenciar positivamente a saúde.
  • Por seu teor de fibras, ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, a regular o trânsito intestinal e, assim, a evitar a inflamação. Portanto, pode-se dizer que, de certa forma, elas podem ajudar a perder peso.

Receita da água com limão e sementes de chia

Água com limão e chia

Ingredientes

  • 1 limão
  • Mel a gosto
  • 1 1/2 copo de água (300 ml)
  • 1 colher de chá de sementes de chia (5g)

Modo de preparo

  • Deixe as sementes de chia de molho em meio copo de água (100ml).Isso sempre deve ser feito ao preparar qualquer bebida que as contenha. Depois de uma hora, você vai ver como elas amolecem e criam um gel característico.
  • Obtenha o suco do limão e misture-o com um copo de água e com as sementes que formaram o gel.
  • Adoce com um pouco de mel e beba depois do café da manhã ou no meio da manhã.

Nota final

Agora que você já sabe como preparar esta bebida refrescante, pode começar a tomá-la sempre que quiser.

Leve em conta que você pode preparar diversas bebidas de frutas a partir desta base. Assim, comece a descobrir os sabores que mais lhe agradam e faça o teste!

  • Blog Chia semillas. ¿Son las semillas de chía un superalimento?

http://www.chiasemillas.es/

  • American Scoiety for Nutrition (ASN). Real scoop of chia seeds. (2012)

https://nutrition.org/real-scoop-chia-seeds/

  • Rahman U. Et al. J Food Sci Technol. Nutritional and therapeutic perspectives of Chia (Salvia hispanica L.): a review. (2016).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4926888/