Água com limão e sementes de chia: benefícios para as mulheres

21 Setembro, 2020
Esse simples remédio oferece vitaminas, cálcio, proteínas e antioxidantes. Além disso, é saciante e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O que você está esperando para experimentar?

A água com limão e sementes de chia é uma bebida refrescante, muito fácil de preparar, que pode ser apreciada nos meses mais quentes do ano ou depois da prática de exercícios.

O limão oferece um toque refrescante e energizante, enquanto as sementes de chia proporcionam uma textura diferente e um pouco de fibra.

Se você é mulher e está tentando manter um estilo de vida ativo e saudável, pode consumir essa bebida como um complemento para a sua dieta. Você vai ver como ela ajuda a regular o trânsito intestinal e a evitar o consumo de bebidas industrializadas (que contêm muito sódio e açúcar, dois ingredientes que não são muito convenientes para a saúde geral).

Bebidas caseiras: uma ótima opção

As bebidas industrializadas contêm uma grande quantidade de açúcar e de sódio. Essas são duas substâncias que não favorecem a saúde. Na verdade, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, elas fazem exatamente o contrário.

Muitas vezes, cozinhamos e comemos alimentos com sal. Pode ser que isso lhe pareça algo tão comum que seja inofensivo, mas a verdade é que muitas vezes, sem perceber, podemos acabar consumindo essa substância em excesso.

Leve em conta que muitos alimentos já contêm sódio e, se adicionarmos mais (ao salgar as receitas), estaremos consumindo uma quantidade exagerada. Se, além disso, você costuma consumir produtos industrializados (bebidas e alimentos), pode estar ingerindo ainda mais sódio.

O resultado desse hábito pode ser uma retenção de líquidos, uma condição que, sem dúvida, pode causar muito incômodo no dia a dia.

Por sua vez, o açúcar também pode causar diversos estragos na saúde e promover o aparecimento de problemas como a retenção de líquidos, como indica o estudo intitulado Effect of sugar intake towards human health (Efeitos do açúcar na saúde humana, em tradução livre).

Por que limão e sementes de chia?

As frutas ricas em vitamina C e antioxidantes, como o limão, nos permitem sintetizar e manter o cálcio em nosso organismo. Além disso, são saborosas e possuem um aroma agradável. Por isso, costumam ser apetitosos para a maioria das pessoas. Por outro lado, seu sabor cítrico é refrescante e, por isso tendem a ser muito escolhidos para o combate ao calor.

As sementes de chia são uma fonte de ácidos graxos ômega-3, fibras, antioxidantes e proteínas capazes de influenciar positivamente a saúde. Devido ao seu teor de fibras, ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Por isso, são ideais para controlar a ansiedade por comer e, ao mesmo tempo, regular o trânsito intestinal, evitar inflamações e emagrecer.

Além disso, as sementes de chia fornecem potássio e cálcio, dois minerais essenciais para a saúde de todo o corpo e a realização de determinados processos.

Receita da água com limão e sementes de chia

Ingredientes

  • 1 limão.
  • Mel (a gosto).
  • 1 e ½ copo de água (300 ml).
  • 1 colher de chá de sementes de chia (5g).

Modo de preparo

  • Deixe as sementes de chia de molho em meio copo de água (100ml). Isso sempre deve ser feito ao preparar qualquer bebida que as contenha. Depois de uma hora, você vai ver como elas amolecem e criam um gel característico.
  • Obtenha o suco do limão e misture-o com um copo de água e com as sementes que formaram o gel.
  • Adoce com um pouco de mel e beba depois do café da manhã ou no meio da manhã.

Beba após treinar ou praticar esportes

A água com limão e sementes de chia é uma boa opção tanto para matar a sede e hidratar o corpo quanto para matar um pouco a fome, uma hora depois de terminar o treino, enquanto você prepara alguma coisa para comer, seja um lanche ou uma refeição principal. Consuma com moderação e você vai ver como vai se sentir bem.

Agora que você já sabe como preparar essa bebida refrescante, pode começar a tomá-la sempre que quiser. Leve em conta que você pode preparar diversas bebidas de frutas a partir dessa base. Assim, comece a descobrir os sabores que você mais gosta e faça o teste!

Nota importante: tenha moderação na quantidade de suco de limão, pois se usado em excesso pode causar mal-estar estomacal. Se você preparou a bebida e ela ficou muito forte, uma boa ideia é diluir com água.

  • Blog Chia semillas. ¿Son las semillas de chía un superalimento?

http://www.chiasemillas.es/

  • American Scoiety for Nutrition (ASN). Real scoop of chia seeds. (2012)

https://nutrition.org/real-scoop-chia-seeds/

  • Rahman U. Et al. J Food Sci Technol. Nutritional and therapeutic perspectives of Chia (Salvia hispanica L.): a review. (2016).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4926888/