Logo image
Logo image

Água de gengibre para aliviar as enxaquecas, os incômodos digestivos e a dor

4 minutos
Graças a seus efeitos anti-inflamatórios a água de gengibre pode nos ajudar a combater muitas condições de saúde, embora sempre seja conveniente consultar um médico caso tenhamos alguma doença preexistente.
Água de gengibre para aliviar as enxaquecas, os incômodos digestivos e a dor
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas

Última atualização: 20 dezembro, 2022

O gengibre é uma planta aromática utilizada desde a antiguidade com várias finalidades culinárias e medicinais.

Trata-se de um tubérculo de sabor picante que, por sua versatilidade, fez parte da cozinha de milhões de pessoas no mundo todo.

Ele contém gingerol, uma substância ativa à qual são atribuídos efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e antioxidantes.

Também é uma fonte rica em óleos essenciais, vitaminas e aminoácidos que proporcionam ao organismo uma grande variedade de benefícios internos e externos.

Embora muitas de suas aplicações façam parte da medicina oriental, atualmente elas se difundiram em todo o mundo por sua capacidade para melhorar a saúde.

A seguir, queremos compartilhar seus principais benefícios e a popular receita de água de gengibre para que você possa aproveitar todas as suas propriedades.

Propriedades nutricionais do gengibre

Some figure

A raiz de gengibre é uma maravilhosa fonte de nutrientes que podem ser aproveitados para proteger o organismo e combater várias doenças.

Ela conta com óleos essenciais como o limonelo, citrolenal e o gingerol, os quais lhe conferem uma parte importante de seus efeitos positivos para a saúde.

O gingerol é o de mais destaque já que, além de proporcionar seu sabor picante, é um potente anti-inflamatório que apoia o tratamento de doenças como a artrite e a artrose.

Também contém vitamina C, do complexo B e minerais como cálcio, cromo, alumínio e fósforo.

Entre seus componentes também cabe destacar que contém ácido linoleico, aminoácidos como a niacina e o triptofano, e enzimas como a protease.

Benefícios da água de gengibre

Some figure

A água de gengibre é uma bebida curativa que concentra todos os nutrientes deste tubérculo combinados com os do limão e do mel de abelhas.

Dado que tem um poderoso efeito anti-inflamatório, analgésico e calmante, é recomendada para aliviar dores de cabeça, enxaquecas e tensão associada ao estresse.

Está comprovado que ela pode bloquear os efeitos da prostaglandina, uma substância que causa enxaquecas ao produzir uma inflamação nos vasos sanguíneos do cérebro.

Também é um excelente tônico digestivo, ideal para lidar com os problemas gastrointestinais comuns como os gases, a dor e a indigestão.

Seus compostos ativos estimulam a circulação sanguínea e evitam a formação de varizes.

É um dos melhores remédios naturais contra a dor articular e muscular, já que seus gingerois desinflamam e proporcionam uma sensação de alívio.

Na verdade, consumida em uma dose moderada todos os dias, ela pode combater os sintomas da artrite reumatoide, osteoartrite e outras doenças inflamatórias crônicas.

Leia também: Cure a artrite reumatoide naturalmente e recupere a sua saúde

Além disso, dado que possui pouquíssimas calorias, representa uma opção saudável para acelerar o metabolismo e perder peso com mais facilidade.

Como preparar a água de gengibre?

Some figure

O preparo da água de gengibre não é difícil e não requer ingredientes caros ou difíceis de encontrar no mercado mais próximo.

O resultado é uma bebida hidratante, anti-inflamatória e perfeita para aliviar as dores que podem surgir ao longo do dia.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de gengibre fresco (50g)
  • 3 xícaras de água (750ml)
  • Suco de ½ limão
  • 2 colheres de sopa de mel de abelhas orgânico (50g)

Instruções

  • Pegue a raiz de gengibre fresca, lave-a bem e passe-a por uma ralador de alimentos.
  • Em seguida, coloque a água para ferver e, quando entrar em ebulição, acrescente o gengibre.
  • Deixe em fogo mínimo durante dois minutos e desligue.
  • Esprema o suco de meio limão e acrescente o mel de abelhas orgânico.
  • Você pode consumir esta infusão morna, embora também possa deixá-la repousar na geladeira para tomá-la gelada.
  • Beba duas ou três xícaras ao dia.

Contraindicações

Apesar da água de gengibre ter muitos benefícios, cabe lembrar que em alguns casos seu consumo não é recomendado.

Por exemplo, não se deve ingeri-la no caso de úlceras duodenais, colite ou doença de Crohn, já que nestas situações ela pode piorar a dor.

Leia também: 9 remédios naturais contra a doença de Crohn

Também não é conveniente tomá-la durante a gestação porque alguns de seus compostos podem interferir na formação hormonal do feto. Em caso de usá-la para acalmar as náuseas, é melhor consultar o médico encarregado do controle pré-natal.

Deve-se consultar o especialista em caso de tomar medicamentos para a diabetes ou o sistema circulatório. Muitas das substâncias ativas do gengibre podem alterar os efeitos deste tipo de medicamento.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cañigueral, S. (2016). Jengibre. OFFARM. https://doi.org/DOI 10.2320/jinstmet.71.570.
  • Vásquez, O., Alva, A., & Marreros, J. (2001). Extracción y caracterización del aceite esencial de jengibre. Zengiber Officinali. https://doi.org/10.1016/S1474-4422(11)70152-1.
  • Tello, M. (2014). Estudio de las aplicaciones terapéuticas Del jengibre. Botanic.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.